Pôr-do-sol registrado no Parque Nacional das Emas.
A série “Parques do Brasil” foi selecionada para o III Seminário de Boas Práticas e 1º Fórum Internacional de Parcerias na Gestão de Unidades de Conservação (UC), que foram realizados entre os dias 27 e 29 de novembro, em Brasília. Dirigida à TV e à web, a série tem como objetivo promover a popularização do conhecimento científico sobre as unidades de conservação brasileiras, especialmente os parques nacionais e a biodiversidade, enfatizando a relação entre o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida da população. O evento na capital federal foi promovido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. A série faz parte do convênio assinado em agosto pela Casa de Oswaldo Cruz e a Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O lançamento dos vídeos na TV Brasil será no dia 26 de abril de 2018.

A bióloga Luciana Alvarenga, do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, coordena a iniciativa pela Casa de Oswaldo Cruz. Ela apresentou um trailer do trabalho durante o evento, no dia 27. “Parques do Brasil” é um projeto de cinco anos e prevê a produção de documentários sobre até vinte Unidades de Conservação diferentes por ano. Cada episódio, com meia hora de duração, traz histórias sobre a fauna, a flora, os processos ecológicos, os serviços ambientais e outros aspectos de áreas protegidas distintas.

Com imagens em alta definição, cada documentário será narrado em off, como um diário de expedição em primeira pessoa. O narrador-expedicionário será um personagem fictício criado para dar um tom mais dinâmico e emocional à narrativa. Com trilha sonora original e inédita, o documentário terá como referência os aspectos regionais de cada UC.

A primeira temporada da série “Parques do Brasil” contará com oito documentários. Entre as unidades de conservação que já serão apresentadas, estão o Parque Nacional das Emas, Parque Nacional da Serra da Canastra, Parque Nacional do Pantanal Matogrossense, Estação Ecológica da Serra das Araras, Parque Nacional da Serra da Bodoquena, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Parque Nacional das Sempre-Vivas, entre outras.

Atualizado em 29/11/2017