A cobertura de temas de ciência e tecnologia realizada pelos diversos meios de comunicação – jornais, TV, rádio, internet etc – envolve diversos mecanismos e processos específicos. Para refletir sobre eles e aprimorar a técnica de jornalistas que tratam dessas questões, foi realizado, nos dias 29 e 30 de abril de 2010, o "Ciência e Mídia - Curso de Capacitação em Jornalismo Científico", no Centro Universitário Luterano de Manaus.

Gratuito, o curso ofereceu 100 vagas e se destinava a jornalistas que cobriam a área de ciência e tecnologia ou que se interessavam por cobrir tais temas – preferivelmente, profissionais que trabalhassem em meios de comunicação de massa, em instituições de ciência e tecnologia e/ou universidades. Também puderam participar alunos de graduação em Comunicação Social/Jornalismo.

A programação incluiu palestras e mesas-redondas com profissionais – jornalistas e cientistas – atuantes na área. Entre eles Marcelo Leite, jornalista da Folha de São Paulo, Daniela Chiaretti, do jornal Valor Econômico, Frank Siqueira, do Diário do Pará, Ildeu de Castro Moreira, do Departamento de Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia/SECIS/MCT, Luisa Massarani, chefe do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e coordenadora do portal de notícias SciDev.Net/América Latina e Caribe, Ulisses Confalonieri, da Escola Nacional de Saúde Pública/Fiocruz e Cilene Victor da Silva, da Associação Brasileira de Jornalismo Científico.

Também foram convidados a participar os pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) Nilo Higuchi e Éfrem Ferreira, e os jornalistas Ana Célia Ossame, do Jornal A Crítica; Mirna Feitoza, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam); Valmir Lima, do Jornal Diário do Amazonas; Denise Cunha, da Área de Comunicação do Instituto Nókia de Tecnologia (INdT); e Daniela Assayag, repórter da Rede Amazônia de Televisão e âncora da Rede Globo em Manaus.

O curso teve carga horária de 16 horas.

"Ciência e Mídia - Curso de Capacitação em Jornalismo Científico" foi organizado em parceria pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, pelo Instituto Leônidas e Maria Deane, Fiocruz na Amazônia, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), pela Coordenadoria de Comunicação Social/ Fiocruz, pela Rede Ibero-americana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico e pelo Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento (Cyted) .

O Centro Universitário Luterano de Manaus, local das aulas, fica localizado na Av. Carlos Drummond de Andrade, 1460, Conjunto Atílio Andreazza, Bairro Japiim II, Manaus.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria Acadêmica do Instituto Leônidas e Maria Deane, Fiocruz Amazônia, pelos telefones (92) 3621-2350/2398 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..