Ir para o conteúdo




Por Jéssica Martins e Ygor da Costa | Edição e supervisão: Renata Fontanetto e Rosicler Neves

Fala, galera, somos Jéssica e Ygor, dois jovens do ensino médio que estão participando de um projeto de divulgação científica em biotecnologia dentro do Museu da Vida, chamado World Biotech Tour. Dentro desse projeto, decidimos criar um blog para escrever sobre as nossas peripécias e andanças, divulgando o que estamos fazendo, pensando e aprontando. Ou seja, por aqui vamos escrever sobre coisas diferentes, entre elas temas atuais na sociedade, divulgação científica, jornalismo, biotecnologia…

O nome do blog está relacionado aos focas (estagiários de jornalismo) - no caso, nós dois -, e faz parte de nossa personalidade, pois realmente somos TAGARELAS. A equipe também é formada pela jornalista Renata Fontanetto, nossa editora, e pela divulgadora científica Rosicler Neves, que gosta de ostentar o apelido “pitaqueira de plantão”. Ela realmente dá pitaco em tudo, como nos nossos textos.

O blog quer conversar com pessoas diferentes, tipo você! Temos algumas reuniões mensais (no jornalismo, chamamos de reuniões de pauta!) para debater o assunto que vamos abordar nos textos. Somos um grupo bem animado e curioso! Nosso primeiro texto tem esse formato de entrevista porque achamos que seria uma forma dinâmica de os leitores nos conhecerem e, quem sabe, se identificarem conosco. Vamos às perguntas?

Quem nós somos?

Jéssica: Bem, eu sou uma garota de 17 anos, apaixonada por escrever, fotografar, atuar, viajar e, claro, falar! Estou no ensino médio integrado, fazendo o curso de Controle Ambiental no Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) de Nilópolis. Eu também amo estar com minha família e passar tempo com meus amigos.

via GIPHY



Ygor: Sou um jovem curioso, interessado e que não para de falar! Um dos meus objetivos é me formar em jornalismo. Vários amigos e professores acham que será a minha praia! Além disso, gosto de estar com minha família e meus amigos. Amo tagarelar e você?

Quais são seus interesses em relação ao blog?

Jéssica: Eu já tive um blog anos atrás, em que eu escrevia textos variados, e sempre foi algo que eu gostei muito. Acredito que meu interesse tenha vindo dessa minha experiência anterior.

Ygor: Meu interesse com o blog é divulgar a ciência de uma maneira BEM LEGAL para a sociedade.

Qual sua relação com a biotecnologia?

Jéssica: Como biotecnologia abrange várias áreas, eu sempre fui ligada nela sem saber que se tratava especificamente do campo. Amava as aulas de biologia falando sobre genética, clonagem e também gostava das aulas de química orgânica!

via GIPHY

Ygor: Minha relação com a biotecnologia começou neste projeto. Já tinha assistido a algumas palestras escolares e escutado falar em biotecnologia, mas, de uma maneira mais profunda, venho aprendendo aqui no Museu da Vida

Quais tipos de leitura ou vlogs vocês têm maior contato?

Jéssica: Não leio blogs diariamente, mas eu os leio, e assisto a vlogs. Gosto muito do canal da Jout Jout e, como sou vegetariana, assisto a vlogs de receitas.

Ygor: Vlogs de adolescentes que falam de assuntos do momento, como o da Jout Jout no YouTube. Ah, costumo ler a parte de ciência do portal G1!

Na opinião de vocês, qual é o compromisso deste blog?

Jéssica: Enxergar o público e chegar até ele de forma simples e direta.

Ygor: Criar uma ponte entre o leitor e quem escreve, fazendo com que tudo que seja postado seja aproveitado de alguma forma por quem está lendo.

Hummm… que tal um spoiler sobre os próximos textos?

Jéssica e Ygor: Fiquem sempre ligados no final da 1ª e 2ª quinzenas de cada mês no site do Museu e nas redes socias. É onde vamos postar publicação nova!! Por agora, é o que vamos divulgar. ;)

Até lá!

--

O blog Tagarela - focas fuçando a “Biotéqui” está sendo realizado no âmbito do projeto World Biotech Tour 2017 (WBT), que tem como objetivo dialogar com a sociedade sobre biotecnologia. Diversas atividades estão previstas no WBT, entre elas o Programa de Jovens Embaixadores, em que um grupo de estudantes de ensino médio está sendo acompanhado por profissionais do MV para desenvolver projetos nas áreas de biotecnologia e divulgação científica. O Tagarela é um dos projetos desenvolvidos. Quer enviar dúvidas, sugestões, críticas construtivas ou pedir um autógrafo (brinks), mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Ah! Está vendo o banner lindo com as foquinhas? Quem fez foi a Alana Moreira, estagiária de design aqui no Museu da Vida!
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas (0xx21) 25906747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21045-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm dataprev conheça