No dia 29 de novembro, o auditório do Museu da Vida sediou o simpósio "Eventos de mobilização social em ciência: experiências e impacto", das 8h30 às 17h, que contou com entrada gratuita. O simpósio foi uma iniciativa do Museu da Vida, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), e contou com apoio do British Council, visando promover a divulgação científica e educação patrimonial. Diretor do Festival de Ciência de Manchester, Antônio Benitez é um dos convidados. O Festival de Manchester é o maior festival de ciências da Inglaterra, que acontece anualmente desde 2007.

O evento contou com mesa-redonda sobre avaliações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), como política pública, em momento de grande inflexão e resistência para diversas áreas, como a ciência e a cultura. Foram discutidas as experiências de divulgação científica como a organização da SNCT e de outros grandes eventos, como o Circo da Ciência da SBPC e as feiras de ciências. Houve, também, mesa-redonda para debater a educação patrimonial e a experiência obtida com a organização de semanas e jornadas de preservação do patrimônio.

Realizado em outubro, o Festival de Manchester – lançado pelo Museum of Science and Industry - se propõe a criar um lugar para experiências inovadoras, surpreendentes e significativas, estimulando a curiosidade de pessoas de todas as idades pela ciência. Este ano, a cidade inglesa promoveu os 11 dias do evento com atividades científicas arrojadas, criativas e provocativas, características do Festival, que recebe mais de 100 mil pessoas todos os anos.

Confira o que rolou:

08h30 | Boas vindas
09h30 | Conferência com Antonio Benitez (Science Museum Group), diretor do Manchester Science Festival
10h30 | Mesa-redonda "Avaliações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia"

Participantes: Ângela Maria Hartmann (Unipampa), Douglas Falcão (Mast), Ildeu de Castro Moreira (UFRJ e SBPC)
Mediação: Diego Vaz Bevilaqua (Fiocruz)

12h | Almoço
13h30 | Mesa-redonda "Experiências e práticas em grande eventos de divulgação científica"

Paricipantes: Antônio Carlos Pavão (Espaço Ciência e UFPE), Fátima Britto (Casa da Ciência / UFRJ), Héliton Barros (Fiocruz), José Ribamar Ferreira (ABCMC)
Mediação: Alessandro Batista (Fiocruz)

15h | Mesa-redonda "Experiências e práticas em valorização e difusão do patrimônio"

Participantes: Cristina Coelho (Fiocruz), Vanessa Fernandes Correa (Jornada de Patrimônio em São Paulo), Lu Araújo (Festival Mimo)