Ambientes mais democráticos, justos e saudáveis têm sido o foco das lutas e debates de líderes ativistas, educadores e pesquisadores. Na busca por reduzir as desigualdades, são cada vez mais necessários espaços de troca e de reflexão que promovam o trabalho em colaboração e a discussão sobre as necessidades da sociedade e as políticas públicas.

Com o objetivo de criar mais fóruns de diálogo e contribuir para uma sociedade equânime e sustentável, o Museu da Vida e a Cooperação Social da Presidência da Fiocruz realizaram, no dia 16 de abril, das 8:30h às 16h, o seminário “Direitos Sitiados: Interfaces entre Educação, Saúde e Divulgação Científica”.

O evento reuniu ativistas sociais, educadores e divulgadores da ciência para discutir sobre temas de grande importância para a nossa sociedade, entre eles as iniquidades socioambientais, o acesso universal à água e a liberdade de expressão.

O Seminário começou com o teaser do documentário “É rio ou valão?”. Produzido pelo VídeoSaúde/Fiocruz e por jovens estudantes da rede pública estadual de ensino do Rio de Janeiro, a obra trata dos usos e acessos de recursos hídricos em territórios vulnerabilizados. Após a mesa de abertura, ocorreu a mesa-redonda “Desafios da educação ambiental na luta pelas águas”, seguida de debate.

A tarde começou com apresentação da esquete teatral "É o fim da picada", uma produção do Museu da Vida, em que o humor e o improviso são utilizados para abordar temas relacionados às doenças Dengue, Zika e Chikungunya. Em seguida, aconteceu a mesa-redonda “Liberdade e exposição: Escolas, Museus e Democracia”, com debate junto ao público.

“Direitos Sitiados: Interfaces entre Educação, Saúde e Divulgação Científica” buscou engajar estudantes, professores, líderes comunitários, divulgadores da ciência e pesquisadores na discussão sobre a garantia de direitos e da democracia. O evento – aberto ao público, sem necessidade de inscrição prévia – aconteceu no dia 16 de abril.

O evento foi transmitido ao vivo pela internet.

Confira, abaixo, a programação do seminário:

Atualizado em 17/04/2018