Participantes do Hackaton serão desafiados a criar projetos inovadores de divulgação científica

Na primeira semana de junho, a Fiocruz vai dar espaço a uma maratona de ideias voltadas à aproximação entre ciência e sociedade. Vai acontecer, nos dias 4 e 5, o Primeiro Hackaton da Divulgação Científica em Saúde, que tem como objetivo o desenvolvimento de projetos criativos e inovadores na área.

O evento é gratuito! As inscrições para participar terminaram em 2 de maio de 2018. Para se inscrever, os interessados tinham que descrever brevemente a ideia para um projeto de divulgação científica que tivesse relação com o tema escolhido para o evento: “Todo cidadão faz uso da ciência – como as pesquisas científicas impactam a saúde da população e outros aspectos de sua qualidade de vida”. Ao todo, 30 participantes serão escolhidos.

A proposta é que os próprios participantes escolham os melhores projetos e se juntem em grupos para aperfeiçoá-los. O trabalho em grupo vai envolver discussão e exercícios práticos, seguindo a lógica do design thinking, uma ferramenta que combina empatia, criatividade e desenho de protótipos. Ao final, uma banca irá selecionar dois projetos, que receberão até R$ 25 mil para serem desenvolvidos.

Para dar ideias, abrir a cabeça e provocar reflexões sobre a prática da divulgação científica, sessões de roda de conversa e de relatos de experiências com atuantes e entusiastas no campo irão acontecer antes dos trabalhos em grupo.

O Primeiro Hackaton da Divulgação Científica em Saúde é promovido pela Presidência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por meio da Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação, e pelo Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia, com a colaboração do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, do Museu da Vida e do Banco Interamericano de Desenvolvimento.

Consulte a programação, o perfil dos palestrantes, o regulamento e informações sobre inscrições em: https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/Hackaton

Primeiro Hackaton da Divulgação Científica em Saúde
Dias 4 e 5 de junho
Tenda da Ciência Virginia Schall e Oficina Escola de Manguinhos