Facebook Twitter Imprimir

Venha conhecer ou revisitar os personagens dessa história!

Inspirada na história “O rapaz da rabeca e a moça da camisinha”, do cordelista cearense José Mapurunga, o espetáculo conta a história de João e Rebeca, jovens de famílias rivais que se apaixonam, tal qual Romeu e Julieta. Expulso da distante Cantiguba-dos-Aflitos, João sai pelo mundo com sua rabeca, um instrumento musical, e se torna um artista famoso. Ele promete voltar à sua terra e se casar com Rebeca, mas uma notícia inesperada muda os rumos da história de amor desses dois.

"Desde a primeira leitura que fiz do cordel 'O rapaz da rabeca e a moça da camisinha', antes mesmo de conhecer os detalhes do projeto, não foi difícil imaginar esta história no palco. Algo naturalmente me levou para a sua essência de obra de arte popular, mambembe, gratuita, acessível, de feira e praça pública", destaca a diretora Letícia Guimarães, que também faz o papel de Rebeca na peça.

Histórias de amor são importantes, mas sempre com proteção! (Foto: Acervo MV)

Pablo Aguilar, assistente de direção e ator que também está contracenando, aprecia a linguagem do cordel por ser uma "linguagem popular, divertida, alegre e que, por isso, é um ótimo veículo para tratar de temas mais fortes ou que são considerados tabus".

A peça foi planejada em parceria com o Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas e tem como objetivo dialogar com o público jovem sobre a importância da prevenção contra as Doenças Sexualmente Transmissíveis e o hábito de fazer o teste do vírus da Aids.

Apesar de toda informação disponível, a Aids é, em muitos casos, um tabu nas escolas e nas famílias. Além de uma equipe artística profissional, o espetáculo conta com a consultoria técnica de Nilo Martinez Fernandes, pesquisador e coordenador da Área de Aconselhamento e Educação Comunitária do Laboratório de Pesquisa Clínica em DST e Aids da Fiocruz.

Reestreia: 10 de agosto, 10h30 e 13h30 | Quintas-feiras, às 10h30 e 13h30
26 de agosto, sábado, às 11h | Aos sábados, há distribuição de 135 senhas a partir do momento que o Museu abre.

Endereço
Tenda da Ciência Virgínia Schall, no Museu da Vida, localizado no campus da Fiocruz, em Manguinhos - av. Brasil, n. 4365, próximo à passarela seis

Texto: José Mapurunga
Direção: Leticia Guimarães