Ir para o conteúdo
Interativa, a exposição oferece ao visitante atividades que sugerem uma construção coletiva do SUS e que abordam os diferentes princípios do Sistema. (foto: Peter Ilicciev)

A expo "Pelos caminhos do SUS" aborda a temática do SUS sob uma perspectiva crítica e lúdica. A intenção da mostra é desmistificar o assunto, informando e mostrando os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde. Ela “explora uma linguagem urbana, com elementos da construção civil, uma alusão a um sistema que ainda está em construção”, afirma Diego Vaz Bevilaqua, chefe do Museu da Vida.

Além de painéis informativos ricamente ilustrados, a exposição reúne atividades interativas. O visitante se depara com módulos, como “Sustentando o SUS”, em que uma estrutura em forma de arco sugere o envolvimento de um grupo para a construção dos “pilares” do SUS. Em “Time da Saúde”, é possível conhecer melhor os profissionais da área.

Os visitantes entram em contato com diversas atividades, entre elas a “Árvore da Saúde”. Nela, usando diferentes conceitos relacionados à saúde pública, é possível interagir com uma estrutura cenográfica e montá-la folha a folha. Em outro momento da exposição, uma animação revela ao público como o sistema está organizado dentro da sociedade.

A mostra é uma iniciativa que surge a partir de uma parceria da Fiocruz com o Conselho Nacional de Saúde (CNS). Foi desenvolvida pelo museu em parceria com pesquisadores do Observatório História e Saúde, vinculados à Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

“O público tem a oportunidade de conhecer o SUS de forma crítica, lúdica e interativa, caminhando pelas conquistas, perspectivas e principalmente pelos desafios que ainda existem na luta pela saúde pública de qualidade”, indica Hilda Gomes, coordenadora do Serviço de Educação em Ciências e Saúde do Museu da Vida (Seducs).

 

Especificações técnicas:

Área para montagem: 150 m²  
Tipo de veículo para transporte: caminhão de médio porte fechado
Período de montagem/desmontagem: 3 dias
Equipe técnica: 4 pessoas (2 montadores, 1 educador e 1 coordenador)
Período de capacitação: 3 dias
Mediação: 4 mediadores por turno (20 horas) + 1 supervisor (40 horas)
Tipo de embalagem: softpacking (papel corrugado e plástico bolha) 

Clique aqui para ler mais especificações técnicas

 

Para solicitar essa exposição, os contatos podem ser feitos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Para mais informações sobre como receber uma exposição itinerante, confira a contrapartida para exposições de médio e grande porte.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

funcionamento terça a sexta-feira: 9-16h30, sábados: 10h-16h

agendamento de visitas 55 21 2590-6747

Fiocruz, Av. Brasil, 4365 - Manguinhos, Rio de Janeiro| CEP: 21040-900

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

museudavida@fiocruz.br

Assessoria de imprensa: divulgacao@coc.fiocruz.br.

O Museu da Vida faz parte de:

abcmc astc redpop ecsite icom

Amigos do Museu da Vida: uma rede de Saúde, ciência e cultura

patrocínio master

ibm Nova Rio conheça