Facebook Twitter Imprimir
O público pôde participar de jogos, mostras, oficinas e interagiu com equipamentos em 2011.

Em 2011, o projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos visitou a cidade de Angra dos Reis durante a Semana do Meio Ambiente. No município da Costa Verde, a 157 quilômetros da capital fluminense, a equipe do caminhão da ciência mostrou ao público suas diversas atividades entre os dias 7 e 10 de junho, incluindo jogos, equipamentos interativos, multimídias e oficinas. As atrações do caminhão da ciência puderam ser conferidas pela população a partir de terça-feira (07/06), às 13h30, no Centro de Estudos Ambientais – Av. Jair Carneiro de Brito, sem número.

O projeto é coordenado pelo Museu da Vida, departamento da Casa de Oswaldo Cruz, uma das unidades técnico-científicas da Fiocruz, em parceria com a Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e patrocinado pela Sanofi.

De 2006 a 2011, um público estimado em 350 mil pessoas participou das atividades desenvolvidas por este verdadeiro museu itinerante que percorre cidades da região Sudeste. Essa viagem foi uma parceria da Fiocruz com a Prefeitura de Angra dos Reis, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Além da visita do Ciência Móvel, a programação do evento também incluiu a apresentação do projeto Meu Querido Pau-Brasil, do Instituto Pau-Brasil, o lançamento do Programa Municipal de Coleta Seletiva, além de seminários, palestras e mesas redondas.

O caminhão oferece uma variedade de atrações interativas com destaque para o Gyrotec – formado por três anéis que giram livremente em todas as direções e simula exercícios feitos pelos astronautas. Além desse equipamento similar ao da NASA – a agência espacial norte-americana -, também são apresentadas as mostras Energia e Mini-Darwin, bem como as bancadas de microscopia e vídeos científicos. Em 2010, o caminhão da ciência recebeu cerca de 70 mil visitantes em suas viagens, que têm como objetivo contribuir para a inclusão social das populações, bem como para a melhoria do ensino de ciências na região.