Facebook Twitter Imprimir

Imagens exploram a estrutura das favelas cariocas e suas dinâmicas internas na década de 1960.

Registros raros de favelas que compunham o cenário do Rio de Janeiro da década de 60 integram a mostra "O Rio que se queria negar: as favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds". A mostra, que está em cartaz até 9 de julho no Parque Natural do Gericinó, em Nilópolis, revela ao público parte do acervo fotográfico do antropólogo norte-americano, cedido por sua mulher, a cientista política Elizabeth Leeds, à Casa de Oswaldo Cruz em 2014.

As imagens exploram a estrutura das favelas cariocas e suas dinâmicas internas na década de 1960, período em que Leeds morou no Tuiuti e Jacarezinho. Favelas já removidas da cidade, como a Macedo Sobrinho, antes localizada no Humaitá, são retratadas nas imagens. Muitos moradores dessas comunidades foram transferidos para os então recém-construídos parques proletários, também registrados por Leeds. As lentes do antropólogo testemunharam ainda o cotidiano de favelas já tradicionais na época, como a Rocinha e a Providência, entre outras cenas e espaços: os mutirões, o carteado entre amigos, as técnicas de construção, os estabelecimentos comerciais locais, como biroscas, armarinhos e barbearias, além de locais comunitários, como campos de futebol e quadras de escolas de samba.

Uma das instalações usa pequenas caixas para simular a estrutura urbana de uma favela. Através de orifícios, os visitantes podem observar cenas eternizadas por Leeds, muitas das quais retratando a vida privada dos moradores. Em outro módulo, dezenas de monóculos suspensos em um móbile fotográfico trazem mais registros feitos pelo antropólogo.

A mostra traz ainda um teatro lambe-lambe, com uma esquete sobre o cotidiano de uma favela carioca. Para ambientar o visitante, a cenografia traz objetos comuns às favelas da época: ferro a brasa, bacia metálica, carrinho de mão e toneis d’água.

A exposição foi montada pela primeira vez em 2015 no Museu da República, no Rio.

“O Rio que se queria negar: as favelas do Rio de Janeiro no acervo de Anthony Leeds”

Local: Parque Natural Municipal de Gericinó

Endereço: Rua Antônio João Mendonça – em Nilópolis

Visitação: diariamente, das 7 às 18h. Grátis.

Atualizado em 10 de outubro de 2018