Facebook Twitter Imprimir
A atração foi desenvolvida para sensibilizar as crianças com relação às florestas brasileiras.

De 26 de abril a 31 de agosto de 2013, a cidade ganhou uma mata especial dentro da Fiocruz. Em um cenário de floresta, o público descobriu plantas e animais, num ambiente especialmente desenhado para os pequenos curiosos: a Floresta dos Sentidos.

Voltada para o público infantil, as atividades da Floresta dos Sentidos desafiaram as crianças a encontrar diferentes espécies na mata ao descobrirem pistas escondidas no cenário, como uma caça ao tesouro. Em meio à brincadeira, o público se encantou com a Caverna dos Sons e desvendou com suas próprias mãos os segredos escondidos no tronco do Toca-toca. Veja a galeria de fotos da atividade.

Os desafios envolveram: espécies invasoras – que vieram de outros ambientes e se espalharam com facilidade em nossas matas; espécies traficadas – animais que, por serem úteis ou bonitos, são comercializados ilegalmente; ou biopirataria – roubo de conhecimento gerado a partir de nossas espécies.

Coordenada por Luisa Massarani e por Rosicler Neves, ambas do Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida, e pela pesquisadora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Daniela Uziel, a atividade pretende ser uma ferramenta lúdica para sensibilizar as crianças com relação a temáticas atuais que envolvem as florestas brasileiras, como a disputa por recursos entre espécies nativas e invasoras e o tráfico de aves e de informações para pesquisas.

“As crianças são cientistas ‘naturais’: muito curiosas, sistematicamente, elas tentam entender como as coisas funcionam e o como é o mundo ao seu redor”, afirma Luisa Massarani.

Segundo ela, experiências educacionais vêm demonstrando que o público infantil tem grande capacidade de lidar com temas de ciência. “Isto faz com que atividades de divulgação científica voltadas para essa audiência tenham grande potencial de permitir que se desenvolva uma base científica duradoura em suas mentes, como parte de sua vida intelectual individual até mesmo posteriormente como adultos”, diz.

Produzida pelo Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com apoio da Faperj, a atividade integra o projeto "Ciência para pequenos curiosos".

Conheça os bastidores da Floresta dos Sentidos:

Floresta dos Sentidos
Exposição gratuita
De 26 de abril a 31 de agosto de 2013
Local: Sala de Exposições do Museu da Vida
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 16h30, mediante agendamento, para crianças de cinco a nove anos. São agendadas visitas para até 42 pessoas (já incluídos os responsáveis). No sábado, visitação livre, das 10h às 16h, para visitantes de qualquer idade.
Endereço: Av. Brasil, 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro (dentro do campus da Fiocruz e próximo à passarela 6)