Publicada em: 17/07/2009 às 10:22 |
Análise discursiva da construção do sujeito-leitor do programa Ondas da Ciência, do Sistema UDESC de Rádio Educativa Dissertação (Mestrado) - 2008 Autor: Helena Iracy Cerquiz Santos Neto Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, Universidade do Sul de Santa Catarina Resumo Com ênfase no meio radiofônico e alicerçada no dispositivo teórico da corrente francesa da análise do discurso esta pesquisa analisa o duplo movimento de interpretação dos cientistas e da mídia no programa Ondas da Ciência. Para tal, utilizou-se como corpus as edições dos meses de março, julho e outubro do ano de 2007, ano que marca a reedição do programa, único na linha editorial de Ciência, Tecnologia e Inovação produzido no Estado de Santa Catarina. Esse corpus está recortado pela noção de sujeito-leitor que será o foco da análise. Procuramos identificar a construção de um leitor (ouvinte) nos materiais que constituem o programa, buscando averiguar quais os atravessamentos discursivos presentes e ainda como se dá a ressignificação da ciência na textualidade discursiva radiofônica. Concluímos que, ao contrário do esperado inicialmente, Ondas da Ciência segue os moldes clássicos do discurso de divulgação científica. Ao longo das edições analisadas concluímos que o sujeito-leitor do Ondas da Ciência mantém-se numa constante. O sujeito-leitor do programa é projetado como um sujeito homogêneo, não há oportunidade de polêmica, como poderia acontecer no espaço acadêmico no qual o programa acontece. |