Como pensar e incentivar a criação de uma exposição dentro de um museu de ciências pelo olhar do design? Essa foi a discussão que rolou no debate da especialização em Divulgação e Popularização da Ciência, "Design e exposições no museu de ciências", que aconteceu no dia 7 de maio, no auditório do Museu da Vida.

O encontro contou com a participação dos designers Letícia Rumjanek e Luiz Antonio Saboya, do Museu da Vida. Com a conversa "De uma ideia na cabeça a uma exposição no museu: design de exposições", Rumjanek abordou o processo de desenvolvimento e materialização de uma exposição, com foco no design de exposições interativas, destacando fases do processo, profissionais envolvidos, ferramentas utilizadas, entre outros detalhes. A designer participou ativamente do desenvolvimento de diversas mostras do Museu e, mais recentemente, da elaboração de "oceanos" (na foto).

Já Saboya, também professor na Escola Superior de Desenho Industrial da Uerj, trouxe para sua palestra, "Design em exposições: um determinado olhar", a maneira como nossa constituição, enquanto seres humanos dotados de certas características perceptivas, influencia o modo como interagimos com uma mostra de ciência. As questões da semiótica e da Gestalt, por exemplo, estão bastante envolvidas com esse processo de interação!

Atualizado em 9/5/2018