Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Crédito: Luis Carlos Victorino

Profissionais de comunicação de favelas e periferias do Rio de Janeiro marcaram presença no auditório do Museu da Vida Fiocruz no último sábado, 19 de agosto, na Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares.  Ao todo, foram 26 participantes. 

Ministrada pela jornalista de ciências Renata Fontanetto, a oficina se desenrolou em formato bate-papo, possibilitando um amplo debate sobre a importância e os desafios de comunicar ciências (em especial, pautas relacionadas à área da saúde) para o grande público. Ao logo da discussão, os participantes puderam relatar vivências e trocar ideias.  

"Eu acho que essa troca foi muita rica hoje, trazendo pessoas de diferentes localidades e organizações pra ter um olhar sobre a pesquisa e a produção de conteúdo com relação à ciência, saúde e tecnologia. Foi muito rico também para o Museu da Vida Fiocruz, porque traz essa perspectiva dos comunicadores periféricos para ter também esse olhar diverso dentro da sua (própria) produção de conteúdo", afirma Aline Araújo, do coletivo Jornalistas Pela Diversidade na Comunicação.

Em visita pela primeira vez no Museu da Vida Fiocruz, o jornalista Lucas Feitoza conta com entusiasmo quais serão os seus próximos passos depois de participar da oficina. 

"Uma população bem informada é uma população que garante seus direitos, que cuida da sua saúde e que evita riscos de desinformação. No Maré de Notícias, a gente faz pautas voltadas para a saúde. A gente tem uma parceria com a Fiocruz também. Eu fiz algumas pautas e agora pretendo fazer muito mais. Saio daqui cheio de ideias." E completa: "Foi uma ótima oportunidade de conhecer o Museu da Vida Fiocruz" . 

Ao final da atividade, todos os participantes foram convidados a contribuir com matérias para o Invivo. O site de cíências do Museu da Vida Fiocruz é voltado para educadores, alunos e público em geral, e conta com parcerias com comunicadores populares, como o Maré de Notícias. 

Uma realização do Núcleo de Mídias e Diálogo com o Público (Numid) em parceria com o Núcleo de Estudos de Divulgação Científica (NEDC) do Museu da Vida Fiocruz, a Oficina de Jornalismo de Ciência e Saúde para Comunicadores Populares foi direcionada para profissionais da comunicação e teve como objetivo sensibilizar os participantes sobre a importância de cobrir ciência, saúde, meio ambiente e tecnologia. 

 

 

Publicado em 22 de agosto de 2023.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça