Ir para o conteúdo

 

O mês de outubro promete muita diversão e conhecimento aqui no Museu da Vida Fiocruz! Estão programadas diversas atividades dentro e fora da Fiocruz Manguinhos, como a exposição 'Pasteur, O Cientista', o Festival Nosso Mundo e a passagem do Ciência Móvel por Santa Rita do Sapucaí (MG). A cereja do bolo fica por conta do evento 'Brincando com Ciência', que celebra o Dia das Crianças, e a 20ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz, que tem como base o Parque da Ciência e outros espaços do campus.

Tá a fim de visitar a gente? Só vem! Nossos horários de funcionamento são esses: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h. Se você quer vir com um grupo com mais de dez pessoas, deve fazer o agendamento da visita aqui. Não há agendamento para os sábados

Importante: em dias de visitação de regular, algumas atividades são sujeitas à lotação. Por exemplo, se você quiser visitar o Castelo Mourisco, precisa pegar uma senha para ser incluído em um dos grupos limitados que são recebidos no espaço em horários específicos (todas as informações estão aqui embaixo!) só pode ser visitado por grupos limitados de visitantes e mediante distribuição de senhas. Chegue cedo!

Faça o download do nosso app para melhorar sua experiência de visitação! O app está disponível para Android e iOS.

Ah, e se fizer uma selfie bem lindona nos nossos espaços, vamos adorar ver sua foto compartilhada nas redes sociais com as hashtags #museudavidafiocruz e #acienciadoseulado <3

Confira a programação completa e divirta-se!

 

 

Atenção!

Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!

O Museu vai estar fechado ao público no feriado de Nossa Senhora Aparecida (12/10).

 

 

Atividades presenciais

 

Eventos

Brincando com Ciência: Dia das Crianças no Museu da Vida Fiocruz
Quando: 07/10, das 10h às 16h
Onde: diversos espaços
Idade: livre

O aguardado evento que celebra o Dia das Crianças promete movimentar o Museu da Vida Fiocruz com um dia inteiro de atividades para todas as famílias. Estão programadas atividades lúdicas e educativas, como peças de teatro, visita a exposições e ao Castelo mourisco, contação de histórias, oficinas, trilha e troca-troca de livros. Confira a programação completa.

 

20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz
Quando: 17 a 20/10, das 9h às 16h30
Onde: diversos espaços
Idade: livre

Em mais uma edição presencial, a SNCT 2023 na Fiocruz acontecerá entre os dias 17 e 20 de outubro em todas as unidades e escritórios da Fundação. No Rio de Janeiro, acontecerá no campus Manguinhos da Fiocruz, das 9h às 17h, nos mesmos dias. O tema deste ano será "Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável", fazendo referência ao Ano Internacional das Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável e reconhecendo a importância do campo para atingir parte dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global a uma série de ações: erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e do clima e uma forma de garantir que as pessoas possam desfrutar de paz e de prosperidade. Programação completa em breve no site snct.fiocruz.br.

 

Encontro com Professores
Quando: 26/10, das 9h às 12h e das 13h às 16h30
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

Inscrições pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 3865-2128 (horário de atendimento de segunda a sexta, das 9h ás 12h e das 13h30 às 16h30).
Vagas limitadas.

 

 

Atividades externas

Castelo Mourisco*
Quando: de terça a sexta, com saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h; sábados, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10
Onde: Castelo Mourisco
Idade: livre

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo da Fiocruz é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

* Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.

Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

 

Exposições

Vida e saúde: relações (in)visíveis
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição 'Vida e saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

 

Rios em Movimento
Onde: Salão de Exposições Temporárias

'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.

 

Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: A partir do dia 25 de outubro (de terça a sexta, com saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h; sábados, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10)*
Onde: Castelo Mourisco  
Idade: livre  
Entrada gratuita  

Em sua versão completa, a exposição 'Aedes: Que mosquito é esse?' aborda todo o universo do mosquito Aedes aegypti a partir de diversos recursos tecnológicos e visuais. Durante o passeio, o visitante poderá participar de diversas atividades interativas, entre elas, o “Quintal Interativo”. Um dos destaques da mostra é a escultura de mosquito fêmea, com mais de 2 metros de largura, do artista plástico Ricardo Fernandes. A peça reúne sensores de proximidade que, ao serem acionados pelo visitante, projetam informações em uma tela sobre a anatomia e outros detalhes do mosquito. Saiba mais aqui.

 

*  A distribuição de senhas acontece no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz

 

Teatro

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: terças, quartas e quintas, às 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos

Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.

* Havendo qualquer eventualidade, as apresentações de 'É O Fim da Picada!' podem ser substituídas sem aviso prévio por apresentações do show de ciências 'Paracelso, O Fenomenal'.

 

Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’
Quando: sextas, 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 8 anos

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!

 

 

Museu da Vida Fiocruz por aí: atividades extra-muros

Todas as mostras integram o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. Saiba mais aqui

 

Ciência Móvel: Santa Rita do Sapucaí (MG)
Quando: 4/10 (em dois turnos: manhã, das 9h às 11h30, e tarde, das 14h às 16h30);
5/10 e 6/10 (em três turnos: manhã, das 9h às 11h30, tarde, das 14h às 16h30 e noite, das 19h às 22h30);
7/10 (somente no turno da manhã, das 9h às 11h30)
Onde: Campus da ETE FMC (Av. Sinhá Moreira, 350 – Centro, Santa Rita do Sapucaí/MG)  
Idade: livre
Entrada gratuita  

O Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz estará em Santa Rita do Sapucaí, Minas Gerais, para mais uma ação científica e cultural. Entre os dias 4 e 7 de outubro, os visitantes poderão participar de uma ampla programação formada por um conjunto de atividades dos módulos temáticos do museu itinerante. Mais informações aqui.

 

Festival Nosso Mundo
Quando: de 9 à 11/10, das 14h às 20h, e de 12 a 15/10, das 10h às 20h
Onde: Praça do Rádio Amador (São Francisco, Niterói - RJ)

O Museu da Vida Fiocruz vai marcar presença no Festival Nosso Mundo com duas atividades realizadas pelo site InVivo: Gincana do InVivo e Pescaria Magnética. Também faz parte da programação a versão pocket da exposição itinerante 'Nós do Mundo', que aborda temas como consumismo exagerado, mudanças climáticas, matrizes energéticas, desigualdades sociais e degradação do meio ambiente. 

 

Ciência Móvel na 20ª SNCT  
Quando: 17 a 20/10
Onde: Sesc de São Gonçalo (Av. Pres. Kennedy, 755, São Gonçalo - RJ)
Idade: livre  
Entrada gratuita

O Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz estará no Sesc de São Gonçalo (RJ) com várias atrações pela 20a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na programação, estão aparatos interativos, instrumentos e modelos que proporcionam o contato experimental e lúdico nos mais diversos campos da ciência. Mais informações em breve.

 

Exposição 'Pasteur, O Cientista' (Rio de Janeiro - RJ)
Quando: até 03/12 (terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h ás 18h)
Onde: Galpão Fábrica de Espetáculos (Av. Rodrigues Alves, 323, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ)

Concebida e realizada originalmente pela Universcience (órgão ligado ao Ministério da Cultura da França), a exposição 'Pasteur, O Cientista' celebra a vida e a obra do cientista francês Louis Pasteur. É uma realização do Ministério da Cultura, do Museu da Vida Fiocruz, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e do Ponto de Produção, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. O patrocínio é do Magazine Luiza e da Sanofi. Saiba mais.

 

Exposição 'Pelos Caminhos do SUS' (Duque de Caxias - RJ)
Quando: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h. O agendamento para grupos escolares deve ser feito através do contato (21) 2334-1574.
Onde: Museu Ciência e Vida (Rua Ailton da Costa, no bairro Jardim 25 de Agosto, s/nº, Duque de Caxias, RJ)
Idade livre
Entrada gratuito

Desmistificar, informar e apresentar os avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) sob uma perspectiva crítica. Essa é a proposta da exposição ‘Pelos Caminhos do SUS’, do Museu da Vida Fiocruz, que percorre a trajetória do sistema público de saúde de maneira lúdica. A mostra esboça um SUS ainda em construção e reúne painéis ilustrados, fotos e outros recursos de interação com o público, estruturados em quatro módulos: Organização do SUS; Participação Social; Financiamento e Educação; e Trabalho em Saúde.

 

Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira - SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*  
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)  
Idade: livre 
Entrada gratuita 

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies.  Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893.

 

Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG) 
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h as 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h as 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h) 
Onde:  Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG) 
Idade: livre 
Entrada gratuita e somente com agendamento. 

Sinopse: Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.  

 

Exposição 'Aedes: que mosquito é esse?' - versão compacta (Eusébio - CE)
Quando: de segunda a sexta, de 8h30 às 16h (visitação para escolas e grupos somente com agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Onde: Sala de exposição da Fiocruz Ceará (R. São José, S/N - Precabura, Eusébio - CE) 
Idade: livre 
Entrada gratuita 

Dividida nos módulos ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’, a mostra conta com diversos recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito por meio de atividades lúdicas e interativas. 

 

Foto: João Laet

Publicado em 29 de setembro de 2023.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça