Ir para o conteúdo

Por Luiza Toschi (Cooperação Social da Fiocruz)

 

O Brasil tem 18,6 milhões de pessoas com deficiência, o que representa cerca de 8,9% da população do país. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios: Pessoas com deficiência 2022 realizada pela Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) e o IBGE. As ações de promoção da saúde, empregabilidade e adaptação social para esta população – e suas interseccionalidades de raça, gênero e vivência em território vulnerabilizados – são o foco do novo episódio do Podcast Favela e Ciência. O programa é uma realização da Cooperação Social e do Museu da Vida Fiocruz e está disponível em plataformas de streaming e no site do museu. 

No episódio é possível ouvir um compilado de debates que aconteceram em eventos produzidos pela Cooperação Social da Fiocruz e parceiros como a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (Ensp/Fiocruz) e o Centro de Vida Independente (CVI-Rio). Entre eles estão a oficina “Saúde e bem-estar da pessoa com deficiência em territórios vulnerabilizados” da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT 2022); o Fórum Interfavelas; e a mesa de debates sobre “Experiências de pessoas surdas com Educação e Trabalho” em comemoração ao Dia do Surdo. Nele também é possível conhecer mais de perto os projetos: Empregabilidade Social da Pessoa Surda, que emprega mais de 100 pessoas nas unidades da Fiocruz; e Pessoas com deficiência, território e políticas públicas, que visa qualificar o cuidado à saúde das pessoas com deficiência em quatro territórios vulnerabilizados do Rio de Janeiro (Barreto, em Niterói; Jardim Catarina, em São Gonçalo; Bacia do Éden, em São João de Meriti; e Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha), de modo a avançar com a efetivação de seus direitos humanos. 

Gabriel Simões, coordenador deste último e responsável pela área de Gestão Estratégica da Cooperação Social ressalta a importância de pensar a promoção da saúde e a construção das políticas públicas a partir da construção compartilhada do conhecimento. “Para nós, isso é agir em cooperação. A gente entende que é quem vive nesse dia a dia, desses territórios vulnerabilizados que tem a melhor compreensão de como é essa realidade, de quais são as demandas por políticas de cuidado e de saúde”, afirma. 

“A deficiência é resultado de barreiras da participação de soluções e da ausência de soluções sociais para participação de pessoas cuja diversidade funcional é excluída, é estigmatizada, então é no território, é no chão, é no cotidiano que a gente tem espaço pra produzir a ressignificação dessas pessoas”, diz Laís Costa, pesquisadora da Ensp e coordenadora do projeto Pessoas com deficiência, território e políticas públicas. Para ela, é importante reconhecer que as adaptações sociais às necessidades de pessoas com deficiência é um dever público que, quando não cumprido, provoca dificuldades de acesso e faz que as pessoas dependam demais de sua rede de apoio. “Os territórios são mais ou menos marcados por violência, eles são mais ou menos marcados por acesso/acessibilidade e eles produzem mais ou menos deficiências”, completa.  

 

Podcast Favela e Ciência

O programa é uma produção da Cooperação Social da Fiocruz e conta com a parceria do Museu da Vida Fiocruz em sua concepção. O projeto tem origem na articulação entre as duas instâncias da Fiocruz e a Extensão da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PR5-UFRJ), iniciada em 2017 e que já deu origem a diversos outros projetos, como o Fórum Favela Universidade, o Tecendo Diálogos e Produzindo Conhecimento e a Jornada Científica Favelades Universitáries. A cada mês, um novo episódio é lançado nas plataformas de áudio da Cooperação Social e no site do Museu da Vida Fiocruz. Acesse todos os episódios aqui


Publicado em 11 de outubro de 2023. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça