A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anuncia a Mostra Audiovisual "O CÉU QUE NOS PROTEGE - Vidas e vozes na Terra Yanomami”. A abertura ocorrerá no dia 30 de abril e a exposição ficará aberta ao público e permanecerá em exibição no Museu da Vida Fiocruz por aproximadamente oito semanas. A Mostra é uma iniciativa que reúne os materiais produzidos em campo pelas equipes de comunicação da Fiocruz durante suas incursões ao território Yanomami. Divididas em três etapas, as equipes do Canal Saúde, VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz e do Programa Radis de Comunicação e Saúde documentaram as ações desenvolvidas em resposta à emergência de saúde.

Durante a primeira etapa, a equipe do Programa Radis de Comunicação e Saúde esteve em Boa Vista (RR), registrando as atividades realizadas na Casai - Casa de Apoio à Saúde Indígena e no território do Baixo Mucajaí. Registros fotográficos e de vídeo foram feitos, documentando a campanha de vacinação e as ações dos profissionais de saúde e das lideranças indígenas, incluindo figuras proeminentes como Davi Kopenawa.

Na segunda etapa, a equipe do Canal Saúde também contribuiu para a documentação, capturando imagens do cotidiano em Surucucu e conduzindo entrevistas com lideranças locais, como Júnior Yanomami. Simultaneamente, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz acompanhou o cotidiano da emergência, produzindo imagens e um documentário “Xawara e saúde”, que retratam a realidade do território Yanomami e os esforços de resposta à crise.

Esses materiais serão apresentados na Mostra Audiovisual "O CÉU QUE NOS PROTEGE - Vidas e vozes na Terra Yanomami”, sediada no Museu da Vida Fiocruz, na área do anfiteatro/painel Glauco Rodrigues. A exposição oferecerá aos visitantes uma oportunidade de vivenciar e refletir sobre os desafios enfrentados pela comunidade Yanomami e sua cultura.

A Mostra Audiovisual "O CÉU QUE NOS PROTEGE - Vidas e vozes na Terra Yanomami” agradece à Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), à Hutukara Associação Yanomami e à Urihi Associação Yanomami pela colaboração e apoio em tornar esta Mostra possível.

Sobre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz):
A Fiocruz é uma instituição de ciência e tecnologia em saúde vinculada ao Ministério da Saúde do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente pela excelência em pesquisas, serviços de saúde, ensino e produção de vacinas, medicamentos, soros e reagentes para o SUS. Saiba mais.

Sobre o Museu da Vida Fiocruz:
O Museu da Vida Fiocruz é uma instituição científica e cultural vinculada à Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz que tem como missão promover a divulgação científica, a educação para a saúde e a preservação da memória das ciências biomédicas e da saúde pública no Brasil. Saiba mais.