Por Teresa Santos

No mês de seu aniversário, o Museu da Vida Fiocruz inicia as atividades do seminário comemorativo ‘Conversações para Transformar: 25 anos do Museu da Vida Fiocruz’. A partir de 6 de maio, profissionais do Museu, da Casa de Oswaldo Cruz (COC-Fiocruz), de toda a comunidade Fiocruz e demais interessados poderão discutir sobre temas de grande relevância no campo museal, refletindo sobre o que desejamos para o futuro dos nossos museus. O seminário acontecerá durante as manhãs de segundas-feiras no Auditório do Museu da Vida Fiocruz. Os encontros, que contarão com intérpretes de Libras, serão transmitidos ao vivo pelo nosso canal do YouTube. Confira as datas e os temas abaixo!

Ao todo, serão seis palestras, sendo quatro realizadas em maio e duas no mês de agosto. A programação conta com uma lista variada de assuntos, entre eles, direitos humanos, ciência e saúde, racismo em espaços culturais, museologia LGBTQIAPN+ e muito mais. No dia 6, o deputado federal Pr. Henrique Vieira abre os trabalhos com a palestra 'Direitos humanos, ciência e saúde', logo após uma mesa institucional que celebra o início das comemorações pelos 25 anos do Museu da Vida Fiocruz.

Nas semanas seguintes, será a vez de outros nomes importantes, tais como o historiador e educador museal David Alfredo, a escritora, influenciadora e professora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) Barbara Carine, a enfermeira e atual responsável pela Coordenação do Núcleo de Saúde do Trabalhador referência do Centro Hospitalar COVID-19 INI/Fiocruz Marisa Augusta Oliveira, a pesquisadora e assistente de museologia no Memorial da Inclusão Leila Antero e a curadora, educadora e pesquisadora Guarani-Nhande Sandra Benites.

Para Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida Fiocruz, a ideia é que o seminário 'ConversAções para TransFormar' seja também um momento de formação não só para os profissionais e bolsistas do MVF, mas também para profissionais de toda a Fiocruz e de instituições parceiras que queiram se juntar a esses debates. “Foi criado um grupo de trabalho para escolher os temas, para convidar os palestrantes, para que a gente tenha debates potentes que gerem reflexões sobre o museu que queremos para os próximos 25 anos”, destaca.

A comemoração dos 25 anos do MVF é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fiocruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e SPCOC. Conta ainda com patrocínio das empresas Abbott, White Martins, XP Investimentos, IBMR, Dataprev, Icatu Seguros, Transegur, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS e Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Programação completa - Seminário ‘Conversações para Transformar: 25 anos do Museu da Vida Fiocruz’

06 de maio

Mesa Institucional (das 9h às 9h50)

Com Ana Carolina Gonzalez (chefe do Museu da Vida Fiocruz), Andrea Fernandes Costa (presidenta da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência - ABCMC), Diego Bevilaqua (vice-diretor de Patrimônio Cultural e Divulgação Científica da COC-Fiocruz e presidente do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus - ICOM Brasil), Juana Nunes (diretora do Departamento de Popularização da Ciência, Tecnologia e Educação Científica, da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI), Fernanda Santana Rabello de Castro (presidenta do Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM), Marcos José de Araújo Pinheiro (diretor da COC-Fiocruz), Cristiani Vieira Machado (vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Presidência da Fiocruz).

Abertura do auditório a partir das 8h30.

Direitos Humanos, Ciência e Saúde (das 10h às 12h30)

Com Pr. Henrique Vieira (deputado federal)

Transmissão on-line pelo link: https://youtube.com/live/SHcljTMuRpk?feature=share

13 de maio

Território, Museus e Educação Popular (das 9h às 12h30)

Com David Alfredo (historiador e educador museal)

Transmissão on-line pelo link: https://youtube.com/live/LvH8wn_wcjk?feature=share

20 de maio

Racismo em Espaços Culturais (das 9h às 12h30)

Com Barbara Carine (escritora, influenciadora e professora da Universidade Federal da Bahia - UFBA)

Transmissão on-line pelo link: https://youtube.com/live/Gpx3a43WanA?feature=share

27 de maio

Saúde mental no ambiente de trabalho (das 9h às 12h30)

Com Marisa Augusta Oliveira (enfermeira e atual responsável pela Coordenação do Núcleo de Saúde do Trabalhador referência do Centro Hospitalar COVID-19 INI/Fiocruz)

Transmissão on-line pelo link: https://youtube.com/live/HIkYZbsUjN4?feature=share

Museologia LGBTQIAPN+ (das 9h às 12h30)

Com Leila Antero (pesquisadora e assistente de museologia no Memorial da Inclusão

Transmissão on-line pelo link: https://youtube.com/live/s_u7QPc3RgM?feature=share

Saberes Ancestrais e Ciência (das 9h às 12h30)

Com Sandra Benites (curadora, educadora e pesquisadora Guarani-Nhande)

Transmissão on-line pelo link: https://youtube.com/live/RT2_AM_DEYs?feature=share

Serviço:
Seminário ‘Conversações para Transformar: 25 anos do Museu da Vida Fiocruz’
Quando: 06, 13, 20 e 27 de maio; 12 e 19 de agosto de 2024 - manhã
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro - RJ)
Transmissão ao vivo de todas as palestras em youtube.com/museudavida
Não é necessário inscrição prévia para participar.

Publicado em 24 de abril de 2024.