Ir para o conteúdo

 

O Museu da Vida Fiocruz está em Curitiba! Entre os dias 23 e 29 de julho, a Universidade Federal do Paraná (UFPR) sedia a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento tem como tema “Ciência e democracia para um Brasil justo e desenvolvido”. Em conjunto com a reunião, acontecem ainda a SBPC Cultural e a SBPC Jovem. E é nesta última que vamos marcar presença! 

A SBPC Jovem é voltada para o público infanto-juvenil. E, entre os dias 24 e 28 de julho, terá uma programação direcionada a escolas de ensino fundamental, médio e técnico, públicas e privadas, previamente agendadas. Já no dia 29 de julho será o Dia da Família na Ciência, com livre acesso ao público em geral e com as mesmas atrações dos demais dias. 

 A SBPC Jovem contará com mostra de Feiras de Ciências, Circo da Ciência, Ciência Móvel e Espaços Temáticos. A tenda da SBPC Jovem está instalada no gramado em frente ao setor de Ciências Biológicas do Centro Politécnico, com atendimento ao público nos horários das 8h30 às 17h.  

 

Museu no Circo da Ciência  

O setor educativo do Museu da Vida Fiocruz levará para a SBPC Jovem a oficina demonstrativa "Há vida na gota d'água?". Esta atividade, que é desenvolvida no Parque da Ciência, no nosso campus da Fiocruz em Manguinhos (RJ), explora a diversidade de organismos que aparecem em uma gota d'água não tratada. 

Também levaremos para Curitiba a atividade o "Ciclo do Aedes", que mostra todas as fases de desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti, o transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Além disso, vamos levar modelos de paramécio, ameba e cabeças de insetos.  

Tudo isso poderá ser encontrado no estande do Museu da Vida Fiocruz no Circo da Ciência, espaço que reunirá instituições integrantes da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC), dentro da tenda da SBPC Jovem. 

Um vídeo desenvolvido para o podcast Favela e Ciência, uma parceria entre Cooperação Social Fiocruz e Museu da Vida Fiocruz, tambem está na programação do evento.

 

Ciência Móvel: Por Dentro de Nós 

Para a edição comemorativa pelos 30 anos da SBPC Jovem, o Ciência Móvel convida o público para uma viagem pelo módulo 'Por Dentro de Nós'. Composto por um conjunto de modelos anatômicos, a atividade leva o visitante a explorar o corpo humano de diferentes partes e sistemas de forma a compreender as estruturas e funções específicas de cada órgão.  

O caminhão do Ciência Móvel estará na área gramada em frente ao Setor de Ciências Biológicas do Centro Politécnico da UFPR (estacionamento). 

 No dia 27 de julho, às 16h, acontece a mesa-redonda ‘Ciência Móvel e a interiorização da divulgação científica’ com a participação da educadora e pesquisadora Ana Carolina Gonzalez, do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz, e dos especialistas Tânia Margarida Lima Costa (UFMG) e Emerson Joucoski (UFPR). A atividade acontece no Anfiteatro 10 no Campus do Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

 O Ciência Móvel é produto do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, com a Gestão Cultural da SPCOC e conta com o patrocínio da Abbott, Droga Raia, IBMR, Nova Rio, Grupo Seres, Concremat, TIVIT e da Prefeitura do Rio, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS e Lei federal de incentivo à Cultura. Essa é uma realização do Ministério da Cultura e Museu da Vida Fiocruz.  

Confira aqui a programação completa da SBPC Jovem. 

 

Evento SBPC Jovem

Quando: 24 a 29 de julho ( das 8h30 às 17h30)

Onde: Circo da Ciência e no estacionamento do Setor de Ciências Biológicas (no Centro Politécnico da UFPR -  Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 100 - Jardim das Américas, Curitiba – PR). 

Entrada gratuita. 

 

 

Publicado em 24 de julho de 2023. 

 
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça