Facebook Twitter Imprimir
Entre os dias 16 e 23 de maio de 2015, o Museu da Vida participou da 13ª Semana de Museus e preparou atividades para o público visitante. Além disso, outras instituições museológicas de todo o país promoveram atividades em torno do tema: Museus para uma sociedade sustentável.

No total, 1.387 instituições participaram com mais de 4,5 mil atividades inscritas. A Semana acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio), quando os museus brasileiros, convidados pelo Ibram, desenvolvem uma programação especial em prol da data.

As atividades aconteceram no Castelo Mourisco, Tenda da Ciência, Parque da Ciência, Foyer, caminhão do Ciência Móvel e no Centro de Recepção. Confira nossa programação!

Sábado das Famílias de Manguinhos e Maré

Encontro para integração, cultura, lazer e promoção da saúde, com atividades específicas para os moradores de Manguinhos e Maré. Acontece no sábado 16.

Tenda da Ciência

Contadores de Histórias: “E aí, sustenta?”

Prepare-se para ouvir histórias que vão despertar perguntas e questões sobre a sustentabilidade! Após as histórias, você vai participar de um bate-papo com Pedro Lima, da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Além disso, será possível conhecer vários livros na Biblioteca Móvel. A faixa etária é livre, e a atividade acontece no sábado, 16 de maio, às 11h. Já no dia 22 de maio, às 9h e 15h, o Contadores traz um baú cheio de histórias sustentáveis, no qual os participantes poderão buscar imagens e palavras móveis dentro dele para montar suas próprias histórias.

Show de Ciências

Experimentos interativos de vários campos da ciência são realizados ao vivo, com técnicas de arte cênica, para discutir de maneira lúdica desde energia, saúde e reações químicas aos efeitos da gravidade. Durante a realização dos experimentos, o público é convidado a interpretar, discutir e analisar o fenômeno apresentado. Os experimentos explorados na atividade, em sua maioria, utilizam materiais acessíveis e de baixo custo, podendo ser facilmente reproduzidos pelo visitante. A apresentação ocorre na sexta, 22 de maio, 10h30 e 13h30, e no sábado, 16 de maio, às 14h.

Castelo Mourisco

Avental de História

Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil, de 5 a 8 anos, sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa. Ela acontece na terça, dia 19, às 10h30 e 15h30, quarta, dia 20, às 9h e 15h, e quinta, dia 21, às 9h.

Caminhada Histórica

Nela, o público conhece a trajetória da Fiocruz, sua transformação e importância para a ciência brasileira, abordando temas como a expansão da Fundação com a criação de outras unidades, o conceito de saúde, as expedições científicas do Instituto Oswaldo Cruz no início do século 20, entre outros. A Caminhada Histórica será realizada sábado, 23 de maio, às 14h20, para público a partir de 13 anos.

Aventuras no Castelo

Ao entrar no Castelo, nosso anfitrião do século passado encontra-se com dois jovens. Curiosos sobre a aparição de uma charge em um jornal, os jovens buscam informações para entender o cenário em que ela foi produzida. Na imagem, o sanitarista Oswaldo Cruz aparece desenhado sob o corpo de um mosquito. Ao investigarem as origens da imagem, eles também desvendam a verdadeira identidade do enigmático personagem que os acompanha na visita ao Castelo. A peça ainda tem espaço para um romance e um duelo moderno, no qual, em vez do mais forte, vence o mais sábio. A apresentação acontece 20, 21 e 22 de maio, às 10h30 e 13h30, e dia 23 de maio, às 10h10.

Foyer

Oficina de brinquedos com sucata

A partir do poema "Quadrilha da sujeira", a conversa é sobre o lixo, o brincar, a nossa saúde e a saúde do planeta. A ideia é descobrir o quanto pode ser divertido brincar com sucatas, usando a criatividade para produzir o próprio brinquedo e cuidar do mundo. Crianças de 5 a 10 anos estão convidadas a participar na terça, 19 de maio, às 10h30 e 13h30, e 23 de maio, às 11h e 14h. Haverá distribuição de senha para 20 participantes.

Parque da Ciência

Há vida na gota d’água?

A atividade proporciona a visualização da biodiversidade existente na água não tratada com auxílio do microscópio ótico. Será possível observar no banner figuras de agentes patogênicos veiculados pela água, como vermes, bactérias, protozoários flagelados e vírus. Para público a partir de 10 anos, no dia 23 de maio, às 10h, 11h, 13h e 15h.

Ciência Móvel

Girotech

Para se sentir como um astronauta em treinamento, enquanto seu corpo gira em várias direções. É recomendável usar roupas confortáveis e tênis. Serão formados grupos por faixa etária, e a altura mínima é de 1,60 metros. No dia 22 de maio, às 9h e 16h30, e 23 de maio, às 10h e 16h.

Exibição de vídeos no caminhão do Ciência Móvel

Ao assistir aos filmes, você vai entender mais sobre o mosquito da dengue, a reciclagem de lixo, o desenvolvimento dos bebês no útero e muitos outros assuntos! Faixa etária livre e capacidade para 44 pessoas por sessão. No dia 22 de maio, às 9h e 16h30, e 23 de maio, às 10h e 16h.

Sala de vídeo do Centro de Recepção

A vida num sauveiro

Venha conhecer uma mini-colônia de formigas saúvas! Por meio da instalação de uma colônia, feita com tubos de plástico e garrafas PET, o visitante pode saber mais sobre espécies de formigas cortadeiras do Brasil, ver como elas vivem, como se alimentam, como se comunicam e o seu papel no meio ambiente, na cultura e na sociedade. Essa instalação é uma parceria entre a ONG Elysium Sociedade Cultural e o Museu da Vida e ficará disponível nos dias 22 e 23 de maio.

O Museu da Vida está localizado no campus Manguinhos da Fiocruz, na av. Brasil, 4.365, próximo à passarela seis. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747.