Facebook Twitter Imprimir
Em 2009, Museu da Vida ofereceu série de atividades dedicadas à terceira idade.
Em comemoração pelo Dia Nacional do Idoso, em 1º de outubro de 2009, o Museu da Vida programou uma série de atividades especiais dedicadas a esse público: "Ciência e diversão não têm idade". De 9h30 às 16h30, os visitantes participaram de trilhas histórico-ecológicas pela Fiocruz, percorreram o circuito histórico no trenzinho da ciência e conferiram palestras e oficinas direcionadas ao idoso, além de mostra de vídeos e peça teatral. O evento foi gratuito e sem inscrição prévia. "Ciência e diversão não têm idade" foi uma programação para toda a família!
Veja abaixo o programa completo!
Programação:
.::Atividades no Centro de Recepção do Museu da Vida ::.
Circuito histórico no Trenzinho da Ciência
Estação do trenzinho.
com Alessandro Batista (Museu da Vida) e Fernanda Pires (Museu da Vida)
Durante um passeio no trenzinho da ciência, o público aprendeu mais sobre o Núcleo Arquitetônico Histórico de Manguinhos e as atividades desenvolvidas no campus da Fundação Oswaldo Cruz.
Horários: 9h30 e 14h30
Ciência com pipoca
com Paulo Colonese (Museu da Vida)
Mostra de vídeos científicos e debate sobre ciência e saúde.
Horários: 10h e 15h
Bate-papo
Sala de Vídeo
com Cristie Campello (UnATI/UERJ), Alzira Tereza Lobato (UERJ) e Marcela Sanches (Museu da Vida)
Bate-papo sobre temas diversos como ciência, saúde, direitos do idoso, memória e história oral.
Horários: 10h20, 11h00, 14h e 15h
Exposição Mini-Darwin
Nessa exposição sete meninos e meninas e dois cientistas, entre 28 de dezembro de 2006 e 9 de janeiro de 2007, seguiram as pegadas de Charles Darwin, o grande cientista que há quase 200 anos realizou uma importante viagem científica ao redor do mundo.
Horários: 9h30 às 16h30
.::Atividade na Tenda da Ciência::.
Espetáculo teatral “O Mistério do Barbeiro”
com Andressa  Lameu, Letícia Guimarães, Milena Monteiro, Último de Carvalho e Vinicius Alkaim. Direção: Gustavo Ottoni
O espetáculo abordou vida e obra de um dos cientistas mais célebres da Fundação Oswaldo Cruz: Carlos Chagas. Em linguagem simples e bem humorada o espectador pôde conhecer um pouco mais da atuação de Chagas em Lassance, interior de Minas Gerais, onde desenvolveu estudos sobre a doença que levaria seu nome. A peça foi seguida por um debate com os atores do espetáculo.
Horários: 10h30 e 13h30
Contadores de Histórias
com Laise Carvalho (Museu da Vida) e Suzi Aguiar (Museu da Vida)
Contadores de histórias reunia contadores, pesquisadores e o público. As contadoras misturavam fantasia, literatura, ciência e saúde a partir de histórias envolventes e divertidas. “Saúde, histórias com simpatia” foi o tema dos contadores nessa programação especial.
Incluiu bate-papo com o convidado Fernando Duma (COC/Depes)
.::Atividades no Epidaurinho::.
Barbeiro é só profissão?
com Edmilson Barcellos e Francisco (Museu da Vida)
A oficina abordou, de forma divertida e descontraída, o barbeiro e a Doença de Chagas.
Show de Ciência
com Silvio Bento (Museu da Vida)
Realização de experimentos em química e física, com utilização de mágica e arte cênica.
Horários: 11h
.::Ativdades na Área externa do Parque da Ciência::.
Trilha histórico-ecológica
Saída: Praça solar
com Miguel Oliveira (Museu da Vida) e Waldir Ribeiro (Museu da Vida)
Durante um passeio animado e muito divertido, o público aprendeu mais sobre o meio ambiente e conheceu algumas espécies de plantas do campus da Fiocruz em Manguinhos.
Horários: 10h30 e 14h00
Oficina de vídeo
Jardim dos códigos
com Luis Victorino (Museu da Vida)
Vários conceitos científicos foram discutidos nessa oficina durante a gravação de um vídeo. O público aprendeu como funcionam vários equipamentos que utilizamos em nosso dia-a-dia.
Oficina Fábrica de Bolhas de Sabão
com Anna Karla Silva (Museu da Vida)
A oficina para criação de bolhas de sabão abordou, de forma divertida, as células e conceitos de membrana, através da comparação da forma das bolhas com os tipos de células do corpo. Falamos ainda sobre propriedades da água, do detergente, da glicerina e da composição das moléculas.
Horários: 13h30 às 15h00
Exercícios e o coração
com Elen Chaves (Museu da Vida)
Você sabe o que o exercício faz para o seu coração? O público aprendeu sobre os efeitos dos exercícios sobre o coração e a pressão arterial, bem como sobre as consequências das atividades físicas para seu corpo!
Horários: 14h30h às 15h00
.::Sala de exposição temporária do Museu da Vida::.
Exposição Fiocruz: Patrimônio Científico e Cultural da Saúde
Horários: 9h30 às 16h30