Facebook Twitter Imprimir

Caminhão levou atrações itinerantes ao Salão da Ciência em 2015.

Girotech, uma das atividades do Ciência Móvel. Foto de Paulo Colonese
O Ciência Móvel – atração itinerante de ciências do Museu da Vida – desembarcou em Simonésia (MG), levando muita diversão e cultura ao município mineiro nos dias 12 e 13 de novembro de 2015. A iniciativa – incluída na V Mostra Simonesiense de Trabalhos Científicos (V Mosit) – tem como finalidade promover a divulgação científica e da saúde, buscando aproximar a ciência do cotidiano da população, e oferece atividades interativas, lúdicas e divertidas mediadas por monitores especializados e preparados para interagir com públicos de várias idades. Entre elas estão o planetário, o jogo das vacinas, os espelhos sonoros, o Girotech (brinquedo que permite rodar como um astronauta), a bancada de microscopia, os tubos musicais, pilha humana, câmeras escuras, modelos de olho e casa maquete, entre outras.

Para Marcus Soares, coordenador do Ciência Móvel, a iniciativa funciona como um espaço de descoberta e reflexão, e aproxima a ciência do cotidiano dos visitantes. “A bancada de microscopia, por exemplo, é uma atividade dedicada à observação de células humanas, vegetais e detalhes minúsculos de insetos, aranhas e outros animais”, comenta Marcus, contando que a equipe do Museu da Vida transporta toda essa estrutura a bordo de uma carreta de 13,5 metros de comprimento.

O museu itinerante foi montado no Salão da Ciência, podendo ser visitado nos dias 12 e 13, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h30. O "Ciência Móvel – Vida e saúde para todos", aprovado pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura), conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM.

SERVIÇO:
Projeto "Ciência Móvel – Vida e saúde para todos" em Simonésia