Facebook Twitter Imprimir
A proposta de "Vias do Coração" foi incentivar a prevenção de problemas cardiovasculares;

Divulgar informações sobre o coração e estimular a prevenção de doenças cardiovasculares é o que busca a exposição "Vias do Coraçã"o, que esteve em cartaz de outubro a dezembro de 2013 no Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, em Porto Alegre. A mostra, criada em 2008 e visitada por cerca de 90 mil pessoas em cinco anos, integra o acervo do Ciência Móvel - Vida e Saúde para Todos, do Museu da Vida.

Inspirada em modelos adotados por museus internacionais de ciências e estruturada em dez estações, a exposição trazia jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos. A mostra abordou a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes.

Durante o percurso, crianças e adultos se divertiram calculando quantas vezes seu coração já bateu desde o nascimento ou conferiram como se comporta a pressão arterial em várias situações do dia-a-dia. Os visitantes também puderam interagir com um coração gigante, criado pelo escultor Gil Verx. Ao se aproximar da escultura, era possível ouvir o som ampliado de batimentos cardíacos em diferentes frequências.

A exposição tinha uma parte voltada especialmente para tratar da prevenção, controle e consequências do diabetes. Nesta seção, havia um modelo interativo que mostrava o impacto do diabetes no corpo humano e um prato gigante, também criado pelo escultor Gil Verx, com objetivo de orientar as crianças a compor refeições saudáveis e equilibradas, entre outras atividades.

A mostra oferecia ainda material de apoio para professores e estudantes da área da saúde, com a disponibilização de ilustrações e imagens exclusivas do coração e de suas estruturas para download gratuito.

"Vias do Coração" foi uma realização conjunta entre o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e a Sanofi.

Exposição Vias do Coração

De 11 de outubro a 15 de dezembro de 2013

Horário: terças, quintas e sextas, das 9h às 17h; quartas, das 9h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Local: Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS
Endereço: Av. Ipiranga, 6681 - Partenon - Porto Alegre/RS
Contato para agendamento de grupos: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. A entrada custa R$16 (público em geral) e R$12,50 (promocional para crianças de 3 a 12 anos, pessoas acima de 60 anos, estudantes, professores e diplomados da PUCRS).

Atualizado em 16/12/2013