Facebook Twitter Imprimir
O projeto apresentou atrações interativas e gratuitas  como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

O projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos chegou à região serrana. Em Nova Friburgo, o projeto apresentou atrações interativas, e gratuitas, desenvolvidas pelo Museu da Vida como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema foi “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. A carreta levou a bordo atividades como o girotec, a bicicleta geradora, a pilha humana, o jogo das vacinas e as mostras Energia e Mini Darwin.

A visita foi uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissionalizante e Superior do município (http://novafriburgo.rj.gov.br), que está a 162 quilômetros da capital fluminense e tem pouco mais de 182 mil habitantes, segundo o IBGE. Na cidade serrana de 15 a 18 de outubro de 2014, o museu de ciências montou seus módulos numa grande exposição, no Ginásio Celso Peçanha do Instituto de Educação de Nova Friburgo (IENF).

A coordenação nacional da SNCT é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, que já cadastrou quase 8.500 atividades em todo o país. Em Nova Friburgo, esteve na programação, além do projeto do Museu da Vida, eventos como a mostra de vídeos “Ver Ciência”; o “Darwin na SNCT 2014”; “Cinema e debate” com o filme Muito Além do Peso; e o “consCIÊNCIA na CIÊNCIA 2014”.

Com quase 75 cidades visitadas em oito anos, e quase 120 viagens feitas por cidades da região sudeste do país, o projeto beneficiou um público estimado em cerca de 640 mil pessoas. O Ciência Móvel tem a proposta de promover a divulgação científica e da saúde. Busca aproximar a ciência do cotidiano dos visitantes, abordando temas como a vida e sua diversidade, a promoção da saúde e a intervenção do homem sobre a vida e o ambiente.

Em 2014, foi incorporado às atrações do museu itinerante o jogo das vacinas – desenvolvido com o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). O jogo usa uma lona de 20 m², com cartas, dado gigante e marcador de tempo, e comporta quatro grupos de jogadores que se divertem e se informam sobre o universo microbiológico e a importância das vacinas.

O projeto Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos é uma iniciativa aprovada pela Lei Rouanet (Ministério da Cultura) e conta com as parcerias da Fundação Centro de Ciências e Educação Superior à Distância do Estado do Rio de Janeiro (Cecierj) e de Bio-Manguinhos e o patrocínio da Sanofi e IBM, além do apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Evento: Projeto “Ciência Móvel – Vida e Saúde para Todos”
Data: de 15 a 18 de outubro | Horário: das 9h às 17h. Grátis.
Local: Ginásio Celso Peçanha (Instituto de Educação de Nova Friburgo) – na Praça Demerval Barbosa Moreira, nº 15 – Centro.

Publicado em 15/10/2014