Facebook Twitter Imprimir
Que tal visitar um museu de ciências no próximo fim de semana? O guia de Centros e Museus de Ciência do Brasil 2015 tem dicas para todos os gostos: lá você encontra informações sobre 268 instituições espalhadas por todo o Brasil! São centros, museus, planetários, jardins botânicos, zoológicos, aquários, unidades de ciência móvel e associações que atuam na popularização da ciência e tecnologia no país. O Museu da Vida está lá, é claro!

Acesse aqui a publicação.

Essa é a terceira edição do guia, resultado de um esforço conjunto da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), da Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Museu da Vida/Fiocruz. Na edição anterior, 190 instituições haviam sido registradas. Em 2015, esse número subiu 41% (268). Do total de espaços, 155 estão no Sudeste; 44, no Sul; 43 no Nordeste; 15, no Centro-Oeste; e 11 no Norte.

"A área de divulgação científica é muito efervescente, com novos museus de ciência surgindo constantemente”, afirmou a Luisa Massarani, pesquisadora do Museu da Vida que atuou no projeto. “Além de novas instituições, criadas recentemente, esta edição do guia traz espaços científico-culturais que já existiam à época das edições anteriores, mas que não haviam sido listadas. Na América Latina, o Brasil é o país que mais se destaca em iniciativas desse tipo, que visam mapear museus de ciência", explicou.

Procure o centro ou museu de ciência mais próximo da sua casa e faça uma visita! Indique a amigos, familiares, alunos e professores! Você também pode ajudar no mapeamento dessas instituições. Se conhece espaços de popularização da ciência que não constem desta publicação, envie sua sugestão