Microscópio do cientista Oswaldo Cruz, feito em metal e vidro
Fabricante: Maison Verick (França – 1877/1882)
Modelo: número 7
Dimensões: 27 cm x 12 cm x 13 cm
Este microscópio monocular, parte do acervo do antigo Museu Oswaldo Cruz, pertenceu ao sanitarista na época em que o patrono da Fiocruz ainda era um jovem estudante. O aumento obtido com suas lentes é da ordem de 60 a 570 diâmetros.
Ainda no inicio de sua carreira, o cientista registrou em um diário – escrito entre 1893 e 1896 – a utilização do microscópio em experimentos realizados no laboratório que mantinha em sua residência, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro.
Oswaldo Cruz era fascinado pela microscopia e comprometido com um fazer científico apoiado neste importante aparato tecnológico, como indicado no prefácio de sua tese “Veiculação microbiana pelas águas”, apresentada à Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro em 1892: “Desde o primeiro dia que nos foi facultado admirar o panorama que se divisa quando se coloca os olhos na ocular de um microscópio, (...) desde que vimos com o auxílio deste instrumento maravilhoso os numerosos seres vivos que povoam uma gota d’água; desde que aprendemos a lidar, a manejar com o microscópio, enraizou-se em nosso espírito a ideia de que os nossos esforços intelectuais d’ora em diante convergiriam para que nos instruíssemos (...) numa ciência que se apoiasse na microscopia”.

A frase gravada no microscópio, “C.Verick élève spécial de E. Hartnack” (ou “C. Verick, aprendiz especial de E. Hartnack”) faz referência à formação profissional de Constant Verick, que foi discípulo de Edmond Hartnack, reconhecido fabricante de instrumentos ópticos de precisão. A marcação aparece em todos os microscópios da Maison Verick e era também impressa nos catálogos da empresa, como símbolo de prestígio.
Para saber mais:
CRUZ, Oswaldo. Oswaldo Gonçalves Cruz: Opera Omnia. Rio de Janeiro: Impressora Brasileira, 1972.
DIAS, Ezequiel. O Instituto Oswaldo Cruz: resumo histórico (1899-1918). Rio de Janeiro: Instituto Oswaldo Cruz. 1918.
Clique aqui para saber mais sobre a seção Objeto em foco.
Atualizado em 12/02/2015