A arte como forma de valorizar a diversidade cultural dos povos afro-descendentes e indígenas
Oficina de pintura com tintas e carimbos, confeccionados em madeira e barbante, imprimindo formas geométricas e abstratas inspiradas na natureza.
Público prioritário: infantil e adolescente
Local: Anfiteatro do Centro de Recepção

Ausência
Exposição da fotógrafa Nana Moraes revela, por meio de fotos, cartas e costuras, a relação entre mães presidiárias e seus filhos.
Horário: 9h às 12h
Público: a partir de 12 anos
Local: Cavalariça

Borboletário Fiocruz
O público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência.
Local: Área externa da Tenda da Ciência

Câmara Escura
Atividade interativa sobre fenômenos luminosos, como a formação da imagem na retina e a questão das cores e suas misturas.
Público prioritário: a partir dos 7 anos
Local: Pirâmide do Parque da Ciência

A ciência caiu na tinta
A exposição, assinada pelo artista Itamar Crispim, reúne telas pintadas em acrílico que reproduzem imagens científicas produzidas por pesquisadores da Fiocruz Paraná.
Local: Prédio do Relógio

Ciência na Estrada: gerando saúde para inclusão social
Em uma casa interativa, os visitantes poderão identificar os criadouros de insetos transmissores de doenças e conhecer as formas de prevenção.
Público prioritário: infantil
Local: Área externa do Borboletário

Conhecendo a sua respiração e os seus benefícios
Oficina sobre respiração e como ela pode nos ajudar a lidar com os sentimentos e emoções.
Público prioritário: infantil e adolescente
Local: Sala de Vídeo do Centro de Recepção do Museu da Vida

Há vida numa gota d'água?
Ao observarem amostras de água em microscópios, os visitantes são chamados a refletir sobre a importância da qualidade da água para consumo humano.
Público prioritário: a partir dos 7 anos
Local: Pirâmide do Parque da Ciência

Insetos Ilustrados
A exposição aborda o universo dos insetos e a importância dos desenhos para a ciência (dispõe de vídeos em Libras e com audiodescrição).
Local: Castelo Mourisco

Laboratório de Percepção
Esta atividade explora o tema da percepção por meio de diferentes recursos, como painéis interativos e instrumentos ópticos.

A Mulher e o Câncer do Colo do Útero
A exposição traz informações para que a população conheça melhor esse câncer e suas formas de enfrentamento ao longo da história até os dias de hoje.
Local: Centro de Recepção do Museu da Vida

Parque da Ciência
Instalações interativas organizadas em três temas principais - energia, comunicação e organização da vida. Destaque para a célula gigante.
Local: Parque da Ciência

Passado e Presente
Nessa exposição, o público é convidado a fazer um passeio ao Rio de Janeiro do início do século 20. Fotos, documentos e objetos históricos revelam o contexto desse período, marcado por episódios como a Revolta da Vacina, por personagens como Oswaldo Cruz e Carlos Chagas e por uma série de transformações na saúde pública do Brasil.
Local: Castelo Mourisco

SaudávelMente
A exposição traz dicas de prevenção e diagnóstico precoce do câncer e destaca que hábitos simples, como alimentação saudável, atividades físicas, lazer, sexo com camisinha e filtro solar bem aplicado, podem contribuir para evitar doenças no futuro (dispõe de vídeos em Libras e com audiodescrição).
Local: Salão de Exposições Temporárias do Museu da Vida

Ver Ciência
Mostra de vídeos científicos
Local: Centro de Recepção do Museu da Vida

Bate-papo com autores
Autores de livros da Editora Fiocruz conversam com os visitantes sobre os temas de seus livros. Nesta sessão, bate-papo com Beto Novaes, documentarista e professor de economia da UFRJ, responsável por alguns títulos do Selo Fiocruz Vídeo, entre eles "Mulheres das Águas".
Público prioritário: adolescentes, adultos e idosos
Local: Espaço Lounge (Tenda da SNCT)

Esclarecendo a hepatite C: do diagnóstico à cura
Bate-papo sobre diagnóstico, transmissão e tratamento da hepatite C.
Local: Sala de Vídeo do Centro de Recepção do Museu da Vida

Robótica
Esta oficina aborda questões sociais que envolvem o acesso geral da população aos conteúdos relacionados à robótica e à computação; o método científico e o pensamento analítico para resolução de problemas; o desenvolvimento sustentável e a ciência como um bem de todos.
Público prioritário: a partir de 10 anos
Local: Epidauro

Conferência Sinistra e oficina de charges
Esta esquete teatral faz uma análise crítica, mas também bem-humorada, sobre as condições de saúde e as doenças presentes no Rio de Janeiro do início do século 20. Com intérprete de Libras.
Público prioritário: adolescentes e adultos
Local: Epidauro

A Hora É Agora: o que preciso saber sobre IST/Aids?
Bate-papo sobre transmissão e prevenção das infecções sexualmente transmissíveis e Aids.
Local: Sala de Vídeo do Centro de Recepção do Museu da Vida

O problemão da Banda Infinita
Espetáculo teatral que proporciona uma viagem pelo universo da matemática, com muita música e aventura.
Público prioritário: infantil
Local: Tenda da Ciência