Ir para o conteúdo

Confira as atividades de outubro! A entrada é gratuita.

A visita ao Museu da Vida está cheia de atrações com muita ciência e diversão! A entrada é gratuita, assim como todas as atividades. O museu conta com estacionamento (também gratuito); e não dispõe de guarda-volumes. Ah, venha sempre com um documento com foto para apresentar na portaria da Fiocruz, beleza? O Museu da Vida funciona de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. Confira a seguir os horários das atividades.

O agendamento só é necessário para grupos acima de dez pessoas em visitas de terça a sexta. Grupos menores, visitantes individuais e visitas aos sábados não precisam de agendamento.  

Para agendar, entre em contato conosco pelos telefones (21) 3865-2138 e (21) 2590-6747, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo nosso formulário on-line.

 

Programação e horários

Peça teatral: Cidadela
Temporada: até 29 de novembro
Local: Tenda da Ciência do Museu da Vida
Idade: a partir de 12 anos
Dias e horários: às sextas-feiras, 10h30 e 13h30

Vem Quem Quer. Este é o nome do lugar onde se passa o novo espetáculo teatral do Museu da Vida. Cidadela quer dizer cidade pequena, mas também pode significar fortaleza. Existem muitas cidadelas no mundo, mas nenhuma é igual a Vem Quem Quer. Por quê? Você precisa assistir à peça para descobrir, mas a gente vai dar uma pista: lá, as mulheres só podiam falar quando os homens saíam, uma regra criada... pelos homens! A partir dessa regra absurda a história da peça se desenrola, com o objetivo de fazer refletir sobre os papéis sociais que têm sido impostos ao gênero feminino e sobre a importância das mulheres em todas as esferas, na família, na educação, na ciência, na política, na arte – e onde mais elas quiserem!


Show de ciências "Paracelso, o fenomenal"
Temporada: até 29 de novembro

Local: auditório do Museu da Vida (ou anfiteatro do Centro de Recepção)
Idade: a partir de dez anos
Dias e horários: terças, quintas e sextas, às 10h30 e 15h
Sábado: 30 de novembro, às 11h

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido.

 

Sessões acessíveis da esquete teatral "Conferência Sinistra"

dia 3/10 (quinta), às 10h30
dia 29/10 (terça), às 13h30 

No Epidauro 
Idade: a partir de 10 anos

Convite em Libras

O que acontece quando as doenças se encontram para bater um papo? Uma "Conferência Sinistra"! Febre amarela, peste bubônica e varíola, principais doenças que assolavam o Rio de Janeiro no início do século XX, viram personagens desta intervenção teatral e, de forma bem-humorada, conversam sobre os males que causam à saúde e as medidas de combate lideradas pelo sanitarista Oswaldo Cruz. O público é convidado a discutir sobre as obras do passado à luz de seu contexto histórico e refletir sobre fatos atuais. As sessões contarão com intérpretes de Libras.

 

Peça teatral "O problemão da Banda Infinita"
Temporada: até 28 de novembro
Local: 
Tenda da Ciência
Idade: a partir de 5 anos
Dias e horários: terças, quartas e quintas, às 10h30 e 13h30
Sábados: 9 de novembro, às 11h

Sessões acessíveis (com audiodescrição e intérpretes de Libras):
dia 22/10 (terça), às 10h30
dia 24/10 (quinta), às 13h30

 

A trama começa quando os cinco amigos integrantes da Banda Infinita - Pati, Tales, Artur, Pita e Alan - estão prestes a se apresentar num show. A empolgação toma conta do grupo, mas algo acontece com um dos instrumentos: algumas partes da corneta Max-Mega-Super-Ultra-Sonora somem. Para recuperá-las, eles fazem uso da matemática nossa de cada dia e embarcam, literalmente, numa nave, desbravando mundos e esbarrando com personagens curiosos. 

"É o fim da picada" ou "Curumim quer música"?: os visitantes decidem
Temporada: até 19 de dezembro

Local: Epidauro
Em cartaz: terças, quartas e quintas, às 10h30 e 13h30
Sábados: haverá uma sessão de "É o fim da picada" no dia 23 de novembro, às 11h
O público escolherá qual dos dois espetáculos será apresentado em cada dia e horário. A escolha será feita pelos grupos agendados ao chegarem ao Centro de Recepção do Museu da Vida, respeitando-se a ordem de chegada. 

Com bom humor e doses de improviso, a peça "É o fim da picada" vai costurando cenas de diálogo com o público para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya. Faixa etária: a partir de 12 anos

 

Já a peça "Curumim quer música" conta a aventura de um indiozinho que, com a ajuda da plateia, parte em busca do som, ao descobrir que os barulhos da floresta sumiram. Nessa brincadeira, conceitos musicais, localização espacial e a relação da audição com o cérebro entram em cena, bem como reflexões sobre preservação do meio ambiente e reciclagem. Faixa etária: infantil / livre.

 

 

Exposição "Castelo de Inspirações"
Local: sala 307 do Castelo Mourisco
Idade: livre
De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Aos sábados, às 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10

Imagine que experiência incrível: conhecer o Castelo da Fiocruz e ao mesmo tempo visitar uma exposição sobre o “Palácio das Ciências”! Ficou curioso para saber mais sobre o monumento idealizado pelo sanitarista Oswaldo Cruz para ser símbolo da ciência e da saúde pública no Brasil e tirar aquela selfie bacana? Então, vem correndo para o Museu da Vida para conferir a mostra “Castelo de Inspirações”, que vai contar a história do Castelo e explorar os simbolismos e as curiosidades do edifício ícone da ciência brasileira, que completou cem anos em 2018. 

 

Exposição "Cidade Acessível"
Local: Salão de exposições temporárias
Idade: livre
De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Aos sábados, das 10h às 16h
Até 31 de outubro

Andar em cadeira de rodas, locomover-se por ruas e calçadas sem encontrar obstáculos ou usar o transporte público são parte do direito de ir, vir e permanecer das pessoas com deficiência. Mas, esse direito fundamental tem sido respeitado? Segundo dados do IBGE (2010), o número de pessoas com algum tipo de deficiência no país chega a quase 25 por cento (52 milhões de pessoas). Para discutir e provocar a reflexão em torno de ações em áreas como transporte, educação, trabalho, urbanismo, lazer e cultura, o Museu da Vida apresenta a exposição ‘Cidade Acessível’, uma idealização Folguedo com apoio da Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz (SPCOC). Quem for conferir, poderá perceber que inclusão e acessibilidade devem caminhar juntas para garantir o direito e a autonomia de todos.

 

Visita ao Castelo da Fiocruz
Local: Castelo Mourisco
Idade: livre
De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h 
Aos sábados, às 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. A visita inclui a Sala de Exposição Costa Lima, com uma incrível coleção de insetos, e a Sala de Exposição Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, com várias informações e curiosidades sobre a vida desses dois importantes cientistas brasileiros. É possível, também, visitar a exposição "Manguinhos revelado: um lugar de ciência", em outro prédio histórico de Manguinhos atrás do Castelo, o Pavilhão do Relógio.

 

Avental de histórias: Oswaldo Cruz e seu Castelo
Local: Castelo
Idade: de cinco a oito anos 
Dia e horários: terça, às 9h e 15h30

Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

 

Que tal um passeio pelo borboletário para descobrir e se encantar pelas graciosas habitantes do espaço? (Foto: Peter Ilicciev)

Borboletário Fiocruz 
Local: área externa da Tenda da Ciência
Idade: a partir de 5 anos
De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Aos sábados, das 10h às 16h 

O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis! 


Parque da Ciência
Local: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: livre
De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Aos sábados, das 10h às 16h

Célula gigante, Jardim dos Códigos (na foto), Espelhos sonoros e Tubos musicais são alguns dos equipamentos que você encontra no Parque da Ciência.

Escalar uma célula gigante? Criar luz sem energia elétrica? Entender o funcionamento do olho humano? Tudo isso é possível no Parque da Ciência, que conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais: Energia, Comunicação e Organização da Vida.  

 

Pirâmide
Local: área coberta do Parque da Ciência 
Idade:
 livre
De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Aos sábados, das 10h às 16h

A Pirâmide tem esse nome porque, olha só, o telhado se parece com uma pirâmide! Lá dentro, é possível conferir várias atividades: uma câmara escura, onde os visitantes podem observar um modelo de olho humano gigante, jogos e experimentos científicos com atrações que falam sobre as vidas micro e macroscópica.

 

O Museu da Vida fica na Avenida Brasil, nº 4365, no campus Manguinhos da Fiocruz.



Publicado em 29/10/2019.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça