Várias atividades fizeram parte do Celebrando o Cérebro 2017, um evento para instigar a curiosidade sobre como as neurociências estão presentes em nosso dia a dia! As atividades, todas gratuitas, dialogaram com públicos de diferentes idades sobre o tema “ConsCiência coletiva em saúde”. Oficinas, rodas de conversa, contadores de histórias, teatro e outras atividades agitaram a programação!

Neste ano, no Museu, o tema central do evento teve como objetivo despertar a consciência sobre as saúdes pública e coletiva, oferecendo recursos para que professores de diferentes segmentos de ensino possam levar o tema da saúde e seus determinantes sociais para a sala de aula e espaços não formais de ensino. Confira o que rolou!

Roda de Conversa “O cérebro de zero a dez anos”
Público: estudantes universitários, profissionais de museus e público em geral
Local: auditório do Museu da Vida

Nessa atividade, a proposta é discutir o desenvolvimento infantil de forma a contribuir para o atendimento de crianças em museus. Teremos a participação da professora e psicóloga Wilma Veromme, que abordará aspectos dos distúrbios cognitivos e necessidades especiais de crianças, e do professor e físico Paulo Colonese, que estuda o desenvolvimento infantil do ponto de vista das operações matemáticas.

Dia 14 de março

Curumim quer Música
Faixa-etária: cinco a oito anos
Local: Ciência em Cena

Um indiozinho descobre que não há nenhum barulho na floresta e se pergunta: onde estão os sons? Em sua busca pela música, os pequenos visitantes da peça conhecem alguns conceitos musicais e ajudam o índio Ynhire a recuperar os sons!

Câmara escura
Faixa-etária: livre
Local: Parque da Ciência

Que tal observar um modelo de olho humano gigante e saber o que compõe o nosso olho? Na Pirâmide do Parque da Ciência, venha conhecer a Câmara Escura!

Roda de conversa: O crack e a sociedade – reflexões com jovens de Manguinhos
Faixa-etária: estudantes de 16 a 19 anos
Local: Auditório do Museu da Vida

O uso de crack no Brasil vai nortear o debate, bem como diversas situações enfrentadas em Manguinhos que culminaram em lutas a favor da criação do Centro de Atenção Psicossocial, recém-inaugurado no território.

Conhecendo o cérebro e conversando sobre microcefalia
Horário: 9h00, 10h30, 13h30 e 15h
Faixa-etária: a partir de nove anos
Local: sala da comunicação do Parque da Ciência

Uma viagem ao interior de nosso cérebro que parte de imagens do mundo microscópico. A atividade inclui uma conversa sobre as diversas funções do cérebro na organização da percepção e comunicação humanas, além de questões em torno das influências do Zika vírus nos casos de microcefalia.

Dia 16 de março

Horário: 10h30, 13h30 e 15h

Cine Debate
Faixa-etária: a partir de 16 anos
Local: Tenda da Ciência

Filme: Uma história de Amor e Fúria, de Luis Bolognesi (2013) | Mediador: Alessandro Batista
O enredo conta a história de um homem que está vivo há 600 anos no Brasil. O debate será sobre a importância da consciência histórica como forma de nos posicionarmos no mundo atual com consciência.

Dia 17 de março

Horário: 9h e 15h
Local: Ciência em Cena

Com a ajuda de obras de artistas famosos, vamos observar um efeito que mexe com a nossa visão e adentrar no mundo das cores complementares da luz. Nessa jornada, temos o seguinte a declarar: algumas células do olho, chamadas cones, têm um trabalho super importante! klgirls.net

O Segredo das cores
Faixa-etária: cinco a dez anos
Local: Ciência em Cena

A atividade começa a partir do livro de Ruth Rocha “Nicolau tinha uma ideia”. Nele, é abordado o conceito de construção de ideias e como elas causam impacto no mundo em que vivemos. Após o contadores de histórias, o público poderá desenhar ideias com lápis de cores específicos que, na presença de filtros, desaparecem.

Brinquedos com Sucatas
Faixa-etária: cinco a dez anos
Local: Ciência em Cena

Vamos conversar sobre o lixo, o brincar, a nossa saúde e a saúde do Planeta. Descubra como você pode se divertir usando criatividade para produzir o seu próprio brinquedo e cuidar do planeta. Traga alguns itens para reciclar, como caixas e tampas de plástico, e transforme-os em um brinquedo novo!

Dia 18 de março

Contadores de histórias: Arte ConsCiência?
Faixa-etária: adulto
Local: Ciência em Cena

- Divertidamente (será exibido um trecho do filme)
- Superbrinquedos duram o verão todo! (Fragmentos do texto de Brian Aldiss)
Leitura de Rodney Wilbert
- O homem que queria eliminar a memória, de Ignácio de Loyola Brandão
Leitura de Cláudia Oliveira e Laise Carvalho
- Blusa listrada com calça florida, de Barbara Schnurbush
Leitura de Laise Carvalho
- A Peleja do cérebro com o coração, de Marcus Lucenna
Leitura de Fernanda França e Rodney Wilbert

Bate-papo com convidados: Atividade criativa - aterrissagem no corpo
Às 11h, na Tenda da Ciência Virgínia Schall
Com Marta Peres, professora da UFRJ, artista visual e cênica.

O Museu da Vida está localizado dentro da Fiocruz, na avenida Brasil, nº 4365, em Manguinhos. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747.

#PartiuMuseudaVida

Atualizado em 20/03/2017