Ir para o conteúdo




Não é necessária inscrição prévia para as atividades, mas fique de olho porque algumas estão sujeitas à lotação, como no Bate-papo com cientistas. As atividades práticas e as apresentações artísticas ocorrerão na área do Parque da Ciência. O festival acontece das 9h às 16h30, nos dias 22 e 23, e das 10h às 16h, no dia 24. Para mais informações, ligue para (21) 2590-6747. ;)

Apresentações artísticas
Área do Parque da Ciência

22 de junho - Quinta-feira 
Peça teatral "O rapaz da rabeca e a moça Rebeca", às 11h e 13h30
Timba Sanfoneiro, sessões de manhã e à tarde
Break de Manguinhos - verificar horário no local
Orquestra da Maré - verificar horário no local 




23 de junho
Xandy MC, às 11h30
Timba Sanfoneiro, sessões de manhã e à tarde
Grupo do passinho de Manguinhos - Verificar horário no local 

24 de junho
Timba Sanfoneiro, sessões entre 10h e 12h
Cordelistas Edmilson Santini e Aderaldo Luciano, sessões entre 10h e 12h
Cordelista Gonçalo Ferreira, sessões entre 13h e 16h
Grupo de maracatu Baque mulher, 15h
Hip hop de Manguinhos e Velafa - Verificar horário no local 

Bate-papo com cientistas
Venha bater um papo animado e descontraído com cientistas sobre vários temas relacionados à biotecnologia. Dá para criar um vírus zumbi de verdade? Que papo é esse de criar novas espécies usando computadores? Oi? Modificação de células-tronco para construir ferramentas? Tipo assim... que ferramentas? E o que que vacinas têm a ver com biotecnologia? Venha discutir essas e outras questões!
Limite de vagas: 40 | Local: Tenda que será montada no estacionamento do Museu da Vida

22 de junho
11h | Wim Degrave, Fiocruz - Durante a abertura do Festival
14h | Marcos Freire, Bio-Manguinhos/Fiocruz

23 de junho
11h | Ana Mazotto, UFRJ
15h | Stevens Rehen, UFRJ

24 de junho
10h30 | Milton Moraes, Fiocruz

Os jovens mandando ver na ciência
Local: Tenda que será montada no estacionamento do Museu da Vida

Na sexta, entre 14h e 15h, na tenda que será montada no estacionamento do Museu da Vida, vamos receber Lorrayne Isidoro, ex-estudante do Colégio Pedro II e ex-bolsista do Programa de Vocação Científica da Fiocruz (Provoc), para responder algumas perguntas sobre o envolvimento de jovens de ensino médio com assuntos científicos. Além dela, Maria Fernanda Silva Vieira, Ana Luisa de Alcantara Hygino e Rodrigo Henrique Caldeira da Rocha, estudantes de ensino médio do primeiro ano do curso de Biotecnologia da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV), vão falar sobre o curso e outros assuntos de jovem para jovem. Olha que irado: em 2016, Lorrayne participou da Olimpíada Internacional de Neurociências na Dinamarca. Durante o festival, ela vai contar como foi essa experiência! Na moderação, Jéssica Martins e Ygor da Costa, jovens embaixadores do projeto WBT, vão bater um papo com os convidados e a plateia presente, além de apresentarem o projeto que estão realizando dentro do WBT.

Venha ser um Tagarela!
Sábado, das 14h às 16h | Área do Parque da Ciência

No dia 22 de junho, o blog Tagarela – focas fuçando a “biotéqui”, realizado pelos embaixadores Jéssica Martins e Ygor da Costa, será inaugurado! Que tal deixar sua contribuição para o blog sobre alguma curiosidade científica que você sempre teve? Ygor e Jéssica vão gravar as ideias do público e, depois, seu vídeo pode aparecer no blog Tagarela e servir de assunto para futuros textos!

Tire uma Cellfie | Essa atividade faz parte do Lab in a box do projeto World Biotech Tour
Área do Parque da Ciência

Que tal tirar uma selfie irada... das suas células?? Participe dessa atividade e conheça um pouco mais sobre a estrutura celular, o DNA e algumas técnicas básicas e importantes da área de biotecnologia. Seu celular pode ser usado como um microscópio para fotografar sua célula, sabia?

Mentes criativas e antenadas
Área do Parque da Ciência

Espaço para ler, criar, imaginar, trocar ideias e curtir biotecnologia e ficção científica. Conhece alguma história sobre clones? Um cordel sobre DNA? Um rap sobre transgênicos? Que tal uma poesia? Aproveite o espaço e compartilhe!

Bioquitutes
Área do Parque da Ciência

Pesquisadores vêm tentando resolver desafios na área de produção de alimentos. Mas será que todos concordam com as soluções e os possíveis impactos? Converse e decida sobre quais alimentos com base em avanços da biotecnologia e outras áreas da ciência você comeria, talvez comesse ou não tocaria de jeito algum!

Você versus “o vírus” | Essa atividade faz parte do Lab in a box do projeto World Biotech Tour
Área do Parque da Ciência

Descubra como os cientistas tentam neutralizar os vírus em um jogo interativo! Aceite o desafio e use os antibióticos nas posições certas para atingir o objetivo dessa batalha. A boa é contar com a ajuda dos amigos, familiares, universitários... enfim, chama geral!

Vamos de nano?
Área do Parque da Ciência

Cientistas e engenheiros que estudam nanotecnologia estão usando muitos materiais, como o DNA, para criar novos materiais e tecnologias muito pequenas. Por exemplo, chips mais rápidos para computadores e medicamentos para doenças. O que será que é uma nanoescala? Já pensou em medir sua altura em nanômetros? Ou, quem sabe, cheirar ou mexer em materiais em nanoescala? Hummmm... o que nanotecnologia tem a ver com biotecnologia? Passe nessa atividade e descubra!

Imagem misteriosa | Essa atividade faz parte do Lab in a box do projeto World Biotech Tour 
Área do Parque da Ciência

Venha desvendar uma imagem biotecnológica misteriosa! Prepare-se: para resolver o mistério, todos terão que aperfeiçoar suas habilidades em micropipetagem enquanto criam a arte a ser desvendada.

Ataque dos clones!
Área do Parque da Ciência

Venha saber mais sobre clonagem, o que é e como é utilizada. Você sabe como clonar uma planta? Coloque a mão na massa e descubra como fazer o seu próprio exército de clones de... couve-flor!

Boca no megafone!
Área do Parque da Ciência

A biotecnologia é um campo da ciência que envolve várias áreas do conhecimento. Ela já faz parte do nosso cotidiano mais do que imaginamos e pode contribuir para as áreas de energia, alimentos, imunologia, produção de medicamentos, meio ambiente, entre tantas outras. Mas e as questões éticas? Você já parou para pensar sobre transgênicos, células-tronco, engenharia genética e outros temas quentes? Procure pelo megafone, veja as perguntas, informe-se e dê sua opinião!

Investir ou não em “biotec”, eis a questão
Área do Parque da Ciência

Muitas novas tecnologias já estão em uso e outras ainda em desenvolvimento. Nesse jogo, você e seus amigxs poderão decidir em qual tecnologia investir. Será que todas as propostas podem beneficiar a todos da mesma forma?

Enzima nossa de cada dia
Área do Parque da Ciência

Que tal colocar a mão na massa e experimentar com as enzimas? Você irá investigar como elas atuam e qual a importância delas para o ser humano e a biotecnologia.

Tenda da Biogen
Área do Parque da Ciência

Quer trocar uma ideia sobre biotecnologia e entender como essa área gera produtos? Passe no estande da Biogen, ao lado da célula gigante, no Parque da Ciência. A Biogen é uma empresa global de biotecnologia, com sede nos Estados Unidos, que desenvolve e disponibiliza a pacientes ao redor do mundo, por meio da medicina e ciência de última geração, terapias para o tratamento de doenças neurodegenerativas, hemofilia e disfunções imunológicas.

RPG e biotecnologia
Dia 24/6, às 10h30 e 13h30
Faixa etária: livre
Local: Área externa do Parque da Ciência

RPG, ou Role Playing Game (jogo de interpretação de papéis), é um tipo de jogo em que os jogadores assumem o lugar de personagens e criam narrativas em colaboração. Para você que conhece e curte, ou tem curiosidade em conhecer, contaremos com a participação dos narradores Agatha Damasceno, Fabrício Henriques e Philipe Monteiro, da galera da Biblioteca Arcana (www.facebook.com/bibliotecaarcana). Dá uma olhada nos jogos e venha conferir!

Jogo 1: Algumas pessoas que estão com doenças incuráveis hoje em dia optam pela criogenização, acreditando que, no futuro, saberão como acordá-los do congelamento e curar esta doença que os aflige. A nossa história vai se passar num futuro em que foi realizado com sucesso esse ato e os jogadores serão os primeiros humanos a participar deste teste, mas descobriram logo após de acordar que estão um pouco diferentes. Eles agora têm capacidades diferentes, e sua missão é ajudar o mundo. No jogo, os personagens ainda estarão conhecendo esse novo mundo, ao mesmo tempo em que terão de enfrentar um vilão terrível.

Jogo 2: O jogo irá se passar num futuro distópico em que o planeta Terra ficou inabitável por conta da poluição. Os humanos, genética e tecnologicamente modificados, viajam pelo espaço em uma nave em busca de um novo lar. O objetivo do jogo será explorar um planeta que tem características parecidas com a da Terra e enfrentar seus mistérios e perigos.

Jogo 3: O jogo irá se passar no Rio de Janeiro, e os personagens terão poderes baseados em conceitos da ciência, como gravidade, ação-reação e espaço-tempo. O objetivo será proteger a comunidade de magos que vivem escondidos entre os humanos, entregando um pergaminho mágico muito importante para um dos Mestres Anciões, e se divertir! Classificação: a partir de 13 anos.

Oficina de tipagem sanguínea

Dia 22, quinta, de manhã
Mediadoras responsáveis: Luiza Soares e Uri Duarte, do Museu Espaço Ciência Viva

Nesta oficina, o público poderá acompanhar na prática o processo de identificação dos diferentes tipos sanguíneos do grupo ABO, com a utilização de antígenos. A partir da experimentação, os visitantes poderão se aproximar de diferentes conceitos relacionados ao tecido sanguíneo e suas finalidades.

Um dia com genômica no ensino médio
Sexta, dia 23

A segunda edição do evento "Um dia com genômica no ensino médio" será realizada durante o Festival! Alberto Dávila, chefe do Laboratório de Biologia Computacional e Sistemas do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), é o organizador da iniciativa. Realizado pela primeira vez em 2016, a atividade deu início a uma nova fase do Programa "IOC+Escolas". Criado em 2015, o programa busca incentivar e despertar a curiosidade científica dos estudantes e contribuir para a divulgação da ciência.


Outras atividades serão oferecidas em parceria com o Laboratório de Biotecnologia Microbiana, do Instituto de Química da UFRJ, o Instituto de Ciência e Tecnologia em Biomodelos, da Fiocruz, o Laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), e a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. 

Atualizado em 20/6/2017
Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça