Nos dias 7, 8, 9 e 11 de novembro, a Semana Fluminense de Patrimônio 2017 promoveu um monte de troca bacana com atividades que dialogaram sobre o tema "Arte, cidade e patrimônio". O evento refletiu sobre o espaço urbano como experiência estética e identitária, bem como sobre as implicações dessa experiência no tocante à memória e ao patrimônio.! O Museu da Vida, claro, ofereceu atividades de educação patrimonial para unir reflexão e diversão! Veja o que rolou na programação? ;)
O cenário do Castelo Mourisco é perfeito para trocar umas ideias sobre arte e educação patrimonial! :)

Avental de História no Castelo Mourisco
Faixa etária: 5 a 8 anos
Local: Castelo
Horário: 9h e 15h

Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e a sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

Caminhada Histórica
Faixa etária: a partir de 13 anos
Local: saída do Centro de Recepção
Horário: 10h30

Atividade que apresenta a história da Fiocruz por meio de personalidades marcantes, como Oswaldo Cruz, Carlos Chagas e Sérgio Arouca, e pela história do conjunto arquitetônico do campus.

Era uma vez uma floresta em frente ao mar?
Faixa etária: ensino médio
Local: varanda do castelo
Horário: 9h

Breve história sobre a ocupação do campus de Manguinhos e a modificação de sua paisagem cultural.

Visita ao Castelo Mourisco
Faixa etária: livre

Visita à exposição “Passado e Presente – Ciência, Saúde e Vida Pública” e a outros espaços expositivos dentro do Castelo. Além disso, vamos abordar curiosidades sobre aspectos arquitetônicos dessa construção centenária incrível!

Avental de História no Castelo Mourisco
Faixa etária: 5 a 8 anos