Ir para o conteúdo

Confira as atividades de dezembro! A entrada é gratuita.

A visita ao Museu da Vida está cheia de atrações com muita ciência e diversão! A entrada é gratuita, assim como todas as atividades. O Museu conta com estacionamento (também gratuito) e não dispõe de guarda-volumes. Ah, venha sempre com um documento com foto para apresentar na portaria da Fiocruz, beleza? Funcionamos de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. A visita começa no nosso Centro de Recepção (ou Estação do Trenzinho). Confira a seguir os dias e horários das atividades.

Até 12 de dezembro: o agendamento é necessário para grupos acima de dez pessoas em visitas de terça a sexta. Grupos menores, visitantes individuais e visitas aos sábados não precisam de agendamento.

Para agendar, entre em contato conosco pelo telefone (21) 3865-2138, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo nosso formulário on-line.

A partir de 18 de dezembro: o agendamento não será necessário entre essa data e o final de fevereiro. Basta chegar, dirijir-se ao Centro de Recepção do Museu da Vida e pegar o adesivo de visitante e o roteiro de visitação.

Atenção: em dezembro, o Museu da Vida não estará aberto à visitação nos dias 13, 21, 24, 25, 28 e 31. Em janeiro, não abriremos no dia 1º.

 

Programação e horários

 

"É o fim da picada" ou "Curumim quer música"?: os visitantes decidem
Temporada: até 19 de dezembro

Local: Epidauro
Em cartaz: terças, quartas e quintas, às 10h30 e 13h30

O público escolherá qual dos dois espetáculos será apresentado em cada dia e horário. A escolha será feita pelos grupos agendados ao chegarem ao Centro de Recepção do Museu da Vida, respeitando-se a ordem de chegada. 

 

Com bom humor e doses de improviso, a peça "É o fim da picada" vai costurando cenas de diálogo com o público para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.
Faixa etária: a partir de 12 anos

 

 

Já a peça "Curumim quer música" conta a aventura de um indiozinho que, com a ajuda da plateia, parte em busca do som, ao descobrir que os barulhos da floresta sumiram. Nessa brincadeira, conceitos musicais, localização espacial e a relação da audição com o cérebro entram em cena, bem como reflexões sobre preservação do meio ambiente e reciclagem.
Faixa etária: infantil / livre.

 

Exposição "Castelo de Inspirações"
Local: sala 307 do Castelo Mourisco
Idade: livre
De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Aos sábados, às 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10

Imagine que experiência incrível: conhecer o Castelo da Fiocruz e ao mesmo tempo visitar uma exposição sobre o “Palácio das Ciências”! Ficou curioso para saber mais sobre o monumento idealizado pelo sanitarista Oswaldo Cruz para ser símbolo da ciência e da saúde pública no Brasil e tirar aquela selfie bacana? Então, vem correndo para o Museu da Vida para conferir a mostra “Castelo de Inspirações”, que vai contar a história do Castelo e explorar os simbolismos e as curiosidades do edifício ícone da ciência brasileira, que completou cem anos em 2018. 

 

Visita ao Castelo da Fiocruz
Local: Castelo Mourisco
Idade: livre
De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h 
Aos sábados, às 10h10, 11h, 11h50, 12h40, 13h30, 14h20 e 15h10

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo Mourisco é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe. A visita inclui a Sala de Exposição Costa Lima, com uma incrível coleção de insetos, e a Sala de Exposição Oswaldo Cruz e Carlos Chagas, com várias informações e curiosidades sobre a vida desses dois importantes cientistas brasileiros. É possível, também, visitar a exposição "Manguinhos revelado: um lugar de ciência", em outro prédio histórico de Manguinhos atrás do Castelo, o Pavilhão do Relógio.

 

Avental de histórias: Oswaldo Cruz e seu Castelo
Local: Castelo
Idade: de cinco a oito anos 
Dia e horários: terça, às 9h e 15h30

Apresentação de uma história especialmente criada para o público infantil sobre a personalidade de Oswaldo Cruz e sua ideia de construir o Castelo. A atividade utiliza como recurso um avental artesanal de tecido colorido, que funciona como cenário, com bolsos de onde saem os personagens da narrativa.

 

 

Borboletário Fiocruz 
Local: área externa da Tenda da Ciência
Idade: a partir de 5 anos
De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Aos sábados, das 10h às 16h 

O espaço é ornamentado por plantas e habitado por quatro espécies de borboletas do continente americano: olho-de-coruja (Caligo illioneus), ponto-de-laranja (Anteos menippe), borboleta-brancão (Ascia monuste) e Julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis! 


Parque da Ciência
Local: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: livre
De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Aos sábados, das 10h às 16h

Escalar uma célula gigante? Criar luz sem energia elétrica? Entender o funcionamento do olho humano? Tudo isso é possível no Parque da Ciência, que conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais: Energia, Comunicação e Organização da Vida.  

 

Pirâmide (em endereço provisório)
Local: Sala de Vídeo do Centro de Recepção 
Idade:
 livre
De terça a sexta, às 9h, 10h30, 13h30 e 15h
Aos sábados, das 10h às 16h

Nossa Pirâmide encontra-se fechada para reforma. Durante as obras, parte das atividades que aconteciam nesse espaço do Museu passa a ser realizada na Sala de Vídeo do nosso Centro de Recepção. Caixas de insetos, lupas, microscópios, peças de cérebro, modelos anatômicos do corpo humano e de outros seres vivos estão entre as atrações que aguardam os visitantes no endereço temporário.

 

O Museu da Vida fica na Avenida Brasil, nº 4365, no campus Manguinhos da Fiocruz.



Atualizado em 11/12/2019.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça