Ir para o conteúdo

Com a quarentena e a suspensão das atividades no campus, o Museu da Vida vem realizando lives temáticas desde abril. Continuamos funcionando a plenos pulmões pelas redes sociais! Diversos museus ao redor do mundo entraram na onda das lives, uma atividade on-line que é uma transmissão ao vivo. No Museu da Vida, adotamos o tom daquele bate-papo informal da vida antes da pandemia, como se estivéssemos conversando com um amigo querido. Decidimos reunir todos os vídeos que estão acessíveis em nossas plataformas. Confira e compartilhe!

21 de agosto - Jovens surdas conquistando o mundo
As bolsistas do Museu da Vida Andressa Medeiros e Mariana Oliveira participaram de uma live para falar sobre a acessibilidade em museus, bem como formas eficientes de comunicação com a comunidade surda durante a pandemia.

14 de agosto - Sarau do Museu da Vida
Um sarau cheio de arte para falar sobre as descobertas científicas mais bombásticas dos últimos 100 anos.

6 de agosto - Uma cientista em construção
Na semana do Dia Nacional da Saúde (5/8), convidamos a graduanda em ciências biológicas Lorrayne Isidoro, da UFRJ, para entender como surgiu sua paixão pela ciência, a saúde e a educação.

30 de julho - Saúde mental na pandemia
Conversamos com o psicólogo do trabalho Marcello Rezende, da Fiocruz, sobre o cuidado com a mente.

23 de julho - Um papo sobre educação e comunidade surda
O educador museal surdo @brunobaptsurdo conversou conosco pelo YouTube. Ele é graduado em Pedagogia Bilíngue e está cursando especialização em Interculturalidade e Descolonização na Educação de Surdos, ambos pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). 

Primeiro Sarau do Museu da Vida - Homenagem a cientistas brasileiros
Nossa equipe de atores declamou poesias, cantou, tocou instrumentos e trouxe homenagens a cientistas de nosso país, como o neurocientista Roberto Lent e a médica parasitóloga Maria Deane.

8 de julho - Dia Nacional da Ciência
O bate-papo foi com com Aryella Correa, estudante de farmácia da UFRJ e bolsista de iniciação científica de @farmanguinhos, e com a pesquisadora em bioética Roberta Lemos (@robertaeantonia).

29 de junho - Racismo estrutural: o que os museus têm a ver com isso?
A educadora e pesquisadora Luciana Ribeiro e a coordenadora da Seção de Formação do Serviço de Educação do Museu da Vida, @hilda.gomes.7, discutiram o tema do racismo estrutural na sociedade e nos museus. Luciara Ribeiro (@luciribeir0) é historiadora da arte por formação e estuda questões relacionadas à descolonização da educação e das artes pelo estudo das artes não ocidentais.

25 de junho - Um papo sobre maternidade e ciência
convidada foi Rossana Soletti, pesquisadora da UFRGS, divulgadora científica do @maternidade.com.ciencia e integrante do @parentinscience.

18 de junho - Um papo sobre ciência afrocentrada
Conversamos com a cientista da computação Ana Carolina da Hora, criadora do podcast Ogunhê, que divulga cientistas africanos.

11 de junho - Um papo sobre idosos na quarentena
Nossa equipe conversou com Sandra Rabello, assistente social e especialista em gerontologia (estudo do envelhecimento sob a perspectiva fisiológica, psicológica e social).

4 de junho - Um papo sobre meio ambiente e jornalismo ambiental
A live marcou a Semana Nacional do Meio Ambiente com a fala da jornalista Nádia Pontes, @fraupontes, correspondente de jornalismo científico e ambiental da @dw.brasil.

28 de maio - Um papo sobre divulgação científica e cultural em rádios
Desta vez, nossa equipe conversa com Elisa Duarte, historiadora e pesquisadora na Universidade de Salamanca, na Espanha, onde produz programas de rádio.

21 de maio - Um papo sobre diversidade e acessibilidade
Nossa primeira live no YouTube recebeu a presença ilustre da psicóloga e educadora museal Camila Alves.

15 de maio - Um papo sobre o Velho Chico
Conversa com a diretora Stella Oswaldo Cruz, documentarista da Casa de Oswaldo Cruz, sobre o longa "Saúde! Velho Chico".

14 de maio - Um papo sobre o Ciência Móvel, com Ana Carolina Gonzalez
Primeira live do Museu da Vida numa semana muito especial, a Museum Week 2020, que funciona como uma semana cultural para museus do mundo todo nas redes sociais. A cada dia da semana, os centros culturais são convidados a postar um conteúdo sobre uma hashtag específica. Neste dia, a hashtag era #MuseumMomentsMW, ou #MomentosdoMuseuMW (em bom português!). Nada melhor que recordar as memórias do Museu conversando sobre as viagens do museu itinerante Ciência Móvel.
Parte 1
Parte 2

Publicado em 4 de agosto de 2020

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça