Outubro é o mês que marca a importância da realização do autoexame para prevenção do câncer de mama. Pensando nisso, o Museu da Vida precisa da sua participação para conscientizarmos mais mulheres sobre o câncer de mama e o cuidado com a saúde. Inspirada na exposição “A mulher e o câncer de mama no Brasil”, uma parceria entre o Inca e a Casa de Oswaldo Cruz, a campanha "Vozes de Outubro" irá receber depoimentos de mulheres que já passaram ou estão passando por essa situação.

Mais do que qualquer outra parte do corpo humano, os seios femininos são fonte de variadas simbologias em diferentes culturas. Os 21 painéis da exposição buscam abordar aspectos históricos, médicos e culturais das mamas, com foco no câncer e nas ações de prevenção e controle no Brasil. O movimento Outubro Rosa é conhecido mundialmente desde 1990 pela ampla participação da população, empresas e entidades na conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce.

O Serviço de Itinerância do Museu da Vida convida você a se unir ao movimento, compartilhando sua história ou a de um amigo ou familiar próximo que passou ou está passando por essa luta. Se você tem ou teve câncer de mama ou conhece alguém próximo nessa situação, participe da campanha dando o seu depoimento para apoiar outras pessoas.

Primeiro, leia o regulamento aqui.

Depois, envie seu depoimento.

Una-se ao Museu da Vida, dando voz à sua história! Para participar, preencha o formulário que estará disponível durante todo o mês de outubro. Aproveite para conhecer a exposição virtual neste endereço. Confira as redes sociais do Museu da Vida para mais conferir os depoimentos e outras informações de prevenção.

Créditos da campanha

Publicado em 27 de setembro de 2020