Por Renata Fontanetto

O público infantil do Museu da Vida terá uma novidade para chamar de sua: as webséries “Show da Vevel” e “Show da Chi”. Pensadas para crianças de até dez anos, as séries – de cinco episódios cada – tratam de assuntos diferentes: a primeira aborda a matemática do dia a dia, e a segunda fala sobre prevenção e cuidados em relação ao mosquito Aedes aegypti.

Os episódios contam com recursos de tecnologia assistiva – janela de Libras, legenda e audiodescrição -, e o primeiro já está disponível no YouTube do MV. O processo de produção contou com a ajuda dos seguidores! Em 2019, a equipe do Núcleo de Mídias do Museu perguntou às pequenas e aos pequenos pelas redes sociais o que gostariam de saber sobre os assuntos que as séries abordariam. O intuito era lançar o projeto em 2020, mas, com a pandemia, os planos foram adiados para 2021. Muitas crianças enviaram perguntas, bem como responsáveis e outros familiares. Dez delas foram selecionadas para os roteiros dos vídeos que agora estão sendo lançados, enquanto as outras estão sendo divulgadas no Instagram e Facebook do Museu.

"Como profissional de divulgação científica e, antes, como mãe, sempre me chamou atenção o fascínio que certos vídeos no YouTube exercem sobre as crianças pequenas. Em especial, vídeos com pessoas manipulando bonecos ou outros brinquedos de marcas comerciais, criando narrativas. Paralelamente, depois de uma entrevista para uma rádio, a atriz e diretora Letícia Guimarães comentou com a equipe do Núcleo de Mídias sobre o potencial de comunicação da voz das personagens das peças infantis do Museu, sobretudo da interpretação da cobra Vevel, do espetáculo "O problemão da Banda Infinita". Surgia, assim, a ideia central do projeto de transformar as personagens das peças em bonecos e torná-las participantes de um show de ciência e arte. Não são videoaulas, são shows, com leveza, humor e conhecimento", detalha Fernanda Marques, jornalista da Fiocruz Brasília e uma das idealizadoras do projeto. A outra personagem escolhida foi a Chi, sucesso de público no espetáculo "É o fim da picada!" e diminutivo para a doença Chikungunya.

Segundo Marques, cada detalhe dos roteiros - os diálogos, a confecção dos bonecos e dos cenários, os movimentos das personagens, as vozes, a entonação e a edição - foi cuidadosamente planejado pela equipe de trabalho. O “Show da Vevel” será o primeiro a ser lançado, com um episódio por semana até a primeira semana de junho. Logo depois, o “Show da Chi” invade as telinhas do Museu da Vida no YouTube a partir da segunda semana de junho, indo até a primeira de julho.

Por trás dos bastidores

Os vídeos foram elaborados com recursos do edital de Divulgação Científica da Fiocruz de 2019, lançado pela Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC), e contaram com a consultoria científica de pesquisadores da Fiocruz, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e de divulgadores científicos autônomos. Assim que o grupo de trabalho recebeu as perguntas, o diálogo com pesquisadores para embasar o conteúdo científico foi imediato.

Durante a construção do roteiro, a prioridade era buscar elementos simples, narrativos e também engraçados. As personagens principais de cada série – Vevel e Chi – apresentam seus shows de um jeito divertido, lúdico e sempre buscando aguçar a curiosidade da criançada. O cenário foi pensado pelo artista visual Rodney Wilbert, e a identidade visual foi elaborada pela designer Bárbara Mello, do Museu da Vida.

"A concepção de cada boneco e cenário, além de ser movida por um grande afeto pelas histórias que essas mesmas personagens já contaram outrora, assumiu um caráter familiar por contar com a presença, a sensibilidade e carinho de minha mãe, transformada em minha assistente. Criar em família foi um ato de resistência e salutar para os dias difíceis que estávamos - e ainda estamos - imersos", relembra Wilbert.

Os vídeos estarão disponíveis, também, no YouTube Kids, que reúne materiais, desenhos e séries para crianças. Neste link, você confere todos os episódios do Show da Vevel. Neste, os do Show da Chi.

Publicado em 6 de maio de 2021.
Atualizado em 12 de julho de 2021.