Discutir como o cérebro humano é influenciado pelo mundo, pelas pessoas que nos cercam e pelas trocas que estabelecemos: explorando essas conexões, acontece de 28 de março a 01 de abril a ‘Semana do Cérebro 2022: O Cérebro Social’ no Museu da Vida. Toda a programação desta edição será on-line e gratuita, como aconteceu no ano passado.

Idealizada pela entidade norte-americana Dana Foundation, a Semana do Cérebro é uma iniciativa internacional, realizada anualmente com o objetivo de divulgar e popularizar as neurociências. Para 2022, estão programados diversos conteúdos de divulgação científica nas redes sociais do Museu da Vida Fiocruz, incluindo artigos e uma live. Todas as atividades são gratuitas.

O público vai poder navegar por temas também através do Invivo. O site será relançado com novo layout e um especial com artigos relacionados à Semana do Cérebro e ao tema “O Cérebro Social”. Confira a programação completa:

Programação da Semana do Cérebro 2022: O Cérebro Social – Museu da Vida Fiocruz

28/03 a 01/04: Realejo Cerebral
Curiosidades sobre o cérebro direto nos Stories do Instagram do Museu da Vida Fiocruz.

29/03, 11h: Live ‘O Cérebro Social’, com Dra. Livia Valentin (USP)
O Museu da Vida realiza no YouTube uma live com a Dra. Livia Valentin, neuropsicóloga do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), professora e pesquisadora da FMUSP. O bate-papo, que contará com intérprete de libras, abordará como pandemias, guerras e conflitos impactam o nosso cérebro. A pesquisadora discutirá ainda como cuidar da saúde mental dos pequenos, dará dicas sobre a atenção pós Covid-19 e a importância da vacinação infantil.

29 e 31/3: Série Jardim dos Códigos
O “Jardim dos Códigos” é uma instalação localizada no campus Manguinhos. A partir de março, o público também poderá conhecer mais sobre os conteúdos destes aparatos expositivos em publicações semanais nas redes sociais.

29 e 31/03: Click
A seção especial sobre fotografia científica do Museu da Vida Fiocruz apresenta uma imagem impactante relacionada ao cérebro em todas as nossas redes.

30/3 e 01/04: Relançamento Invivo + Especial Semana do Cérebro no Invivo
O site Invivo será relançado com novo layout e um especial com artigos relacionados à Semana do Cérebro e ao tema “O Cérebro Social”.

Foto: Ben Sweet on Unsplash

Publicado em 21 de março de 2022