Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

No Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que serve de alerta para questões essenciais relacionadas aos recursos hídricos, o Museu da Vida convida o público a fazer um tour virtual pela “Rios em Movimento”.  A exposição tem acesso gratuito e objetiva conscientizar a todos sobre a importância da preservação dos rios e suas nascentes para a manutenção da vida no Terra. 

Clique na imagem e inicie a visita virtual.

A nossa viagem começa na cidade do Rio de Janeiro, mais precisamente no Campus de Manguinhos, Fiocruz. Logo de início, veja o emblemático Castelo Mourisco da Fiocruz e os arredores do Campus.  Durante o tour virtual em 360°, surgirá um sinal na tela indicando o ponto de embarque da exposição.   

“Rios em Movimento” é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros.  Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos.  Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões.  São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente.

Uma das atrações da exposição é o globo terrestre, localizado na primeira sala e que destaca os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) -  um plano de ação mundial firmado em 2015 entre Estados-membros da ONU e que visa atingir o desenvolvimento sustentável em três dimensões – econômica, social e ambiental até 2030. No globo digitalizado, com tecnologia de escaneamento 3D, o público é convidado a conhecer a Agenda 2030.    

A exposição virtual é uma excelente oportunidade para públicos distantes conhecerem e públicos presenciais reviverem parte das nossas instalações, que permanecem temporariamente fechadas à visitação física. Pensando na compreensão e participação das pessoas com deficiência, a Rios em Movimento oferece recursos de acessibilidade: audiodescrição (AD), janela em libras, legendas ocultas, maquetes táteis, entre outros. Além disso, a exposição está disponível também nos idiomas: inglês e espanhol. 

Rios em Movimento é uma realização do Museu da Vida, Casa do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) com a SPCOC, como gestora financeira do projeto, e conta com o patrocínio da Prefeitura do Rio,  via Lei Municipal de Incentivo à cultura do Rio de Janeiro; Nova Rio; Multiterminais Logística Integrada; Mercer Make Tomorrow, Today; Marsh e Guy Carpenter.

 

Inicie a visita virtual, clique em: Rios em Movimento

 

Publicado em 22 de março de 2022. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça