O Museu da Vida Fiocruz agora faz parte do circuito do projeto 'Música no Museu'. O duo Rogério Duarte (flauta doce) e Marcos Leite (piano) se apresenta no Centro de Recepção no dia 19 de agosto, sexta-feira, às 12:30hs. A entrada é gratuita. Não é necessário fazer agendamento prévio para participar desta atividade.

O público está convidado a participar do evento, que em 2022 tem como tema 'Sons do Brasil'. O programa oferece um panorama da música de diversas regiões do país e dá sequência às comemorações dos 25 anos do 'Música no Museu', que realiza apresentações em diversas instituições do Rio. Outras edições devem acontecer no Museu da Vida Fiocruz ao longo do segundo semestre de 2022.

O programa 'Sons do Brasil' é inspirado na evolução da história brasileira, desde os rituais trazidos da África por pessoas escravizadas, que gradualmente foram se transformando em ritmos, coreografias e cantos autônomos. Inicialmente, eles eram cultivados pela população mestiça e, num segundo momento, estavam dentro dos teatros e das casas dos brancos já sob a forma de canções ou danças como: a fofa, o lundu e o fado. Os sons criados pela cultura negra no Brasil iluminam uma série de fatos culturais que estão na base daquilo que se denominaria 'Música Popular Brasileira'. As diferentes peculiaridades culturais das regiões brasileiras vão fazer parte do projeto 'Música no Museu', com apresentações musicais e um vídeo, que foi produzido a partir de uma pesquisa realizada pelo musicólogo Newton Nazareth.

Serviço:

Música no Museu - Museu da Vida Fiocruz
Atrações: Duo Rogério Duarte (flauta doce) e Marcos Leite (piano)
Quando: 19 de agosto, às 12h30
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz (Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro- RJ) - altura da passarela 6

Publicado em 08 de agosto de 2022.