Por Julianne Gouveia e Melissa Cannabrava

No chamado mês do Setembro Azul, o Museu da Vida Fiocruz dá mais um passo na consolidação do oferecimento de atividades acessíveis em sua programação regular. Durante os meses de setembro, outubro, novembro e dezembro, o museu passa a apresentar quatro sessões mensais com recursos de acessibilidade do espetáculo 'Cidadela' e do show de ciências 'Paracelso, O Fenomenal’.

As peças vão contar com interpretação de Libras e audiodescrição. As primeiras sessões acessíveis acontecem nos dias 22 e 23 de setembro, sempre no horário de 10h30 e 13h30. "O compromisso com a acessibilidade comunicacional se apresenta concretamente quando conseguimos oferecer, aos diversos perfis de público que visitam o Museu da Vida, espetáculos teatrais que tenham recursos de tecnologia assistiva e medidas de acessibilidade. Ela possibilita a interação respeitosa entre pessoas com e sem deficiência, e isso é o que se espera de uma sociedade inclusiva", explica Hilda Gomes, coordenadora da Seção de Formação (Serviço de Educação / Museu da Vida Fiocruz).

Para assistir aos espetáculos, o público deve agendar uma visita ao Museu da Vida Fiocruz através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O prazo para retorno aos e-mails é de até 3 dias úteis. A visitação também pode ser agendada pelo telefone (21) 3865-2128. O atendimento telefônico está disponível de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30.

'Cidadela' e 'Paracelso, O Fenomenal' voltaram a realizar apresentações no Museu da Vida Fiocruz com o retorno das atividades presenciais no mês de maio, após dois anos de atividades virtuais devido à pandemia.

Confira a programação completa do Museu da Vida Fiocruz em setembro de 2022.

Os espetáculos acessíveis estão em cartaz nos seguintes dias e horários:

Peça 'Cidadela'
Quando: 22/09 (quinta-feira), 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade: a partir de 12 anos
Sinopse: Em Vem Quem Quer, as mulheres sabem das coisas: cuidar da cidade, semear, produzir remédios, escrever poemas. Mas só os homens são reconhecidos, muitas vezes, por feitos que são delas! No palco, as personagens Juçara Brio Forte e Justa Plena de Si parecem aceitar o silêncio feminino (será?), passado de geração a geração (até quando?!). Já a jovem e questionadora Nina Garota se mostra inconformada, e terá o apoio de Marina Lá Se Foi, ex-moradora da cidadela e grande incentivadora da semente da mudança. Só que essa história não tem uma heroína. Tem várias! Juntas, essas mulheres vão descobrir sua força e seu valor.

Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’
Quando: 23/09 (sexta-feira), 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade: a partir de 8 anos
Sinopse: Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!

Publicado em 22 de setembro de 2022.