Por Melissa Cannabrava

Em clima de solidariedade, o Museu da Vida Fiocruz inicia em 8 de outubro uma nova campanha de arrecadação de alimentos. A iniciativa, que será lançada no evento especial de Dia das Crianças, vai beneficiar organizações de Manguinhos e Maré: Espaço Casa Viva / Rede CCAP, Manguinhos Solidário e Frente Maré com a Cozinha Solidária. O Centro de Estudos e Ações Solidárias da Maré (Ceasm) é uma das organizações da Frente e fez a interlocução para essa doação. Interessados em contribuir podem depositar suas doações de alimentos não-perecíveis diretamente em caixas dispostas no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz e no Hall do Centro de Documentação em História da Saúde.

Em 2020, o Brasil retornou ao mapa da fome, realidade que os projetos parceiros desta campanha presenciam diariamente nos territórios. Há muitas pessoas necessitando de itens básicos, como comida e água limpa. A pandemia escancarou ainda mais as desigualdades sociais no Brasil e, justamente por isso, o Museu da Vida Fiocruz pede a colaboração de quem puder doar. Esta realização é parte do longo histórico de ações sociais já realizadas pela instituição, como o Niver Solidário (2021).

O educador e ex-chefe do Museu da Vida Alessandro Batista destaca a importância do engajamento do público do museu em mais esta iniciativa de solidariedade que vai apoiar as populações de Manguinhos e Maré:

— O Museu da Vida Fiocruz entende o contexto político e econômico complicado pelo qual o Brasil está passando. Mantendo a nossa tradição de parceria com os movimentos sociais e coletivos organizados de Maré e Manguinhos, a gente mantém um chamado de sensibilidade com o nosso público que vai nos visitar no Dia das Crianças. Solicitamos a colaboração com a doação de alimentos para que, junto com esses parceiros, a gente possa ajudar a minimizar a dificuldade de centenas e milhares de pessoas, que estão passando por esse momento de insegurança alimentar.

Conheça as instituições beneficiadas:

Espaço Casa Viva / Rede CCAP

Foto: Divulgação Espaço Casa Viva / Rede CCAP

O Espaço Casa Viva / Rede CCAP é uma organização comunitária que tem um histórico de mais de 30 anos no desenvolvimento de metodologias de atuação solidária em favelas e periferias do Brasil. Foi formalizada em 2003 como organização da sociedade civil de interesse público (Oscip), e é assim reconhecida pelo Estado brasileiro como uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e de interesse público, pois sua finalidade é trabalhar em prol da garantia de direitos constitucionais da população brasileira. Com sede situada no Complexo de Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o Espaço Casa Viva / Rede CCAP é uma rede de empreendimentos sociais que funciona com coordenação colegiada. Nos últimos anos, realiza ações principalmente nas áreas de cultura, educação, comunicação, direitos humanos e desenvolvimento local. A instituição ampliou seu leque de atuação atendendo a dinâmica do território e as necessidades levantadas pela comunidade. Ela está presente nas articulações de conselhos comunitários, fóruns comunitários e com os moradores e instituições na construção de políticas e demandas que favoreçam um ambiente saudável e promotor dos direitos.

Manguinhos Solidário

Foto: Reprodução

O Manguinhos Solidário é formado por um grupo de pessoas, militantes do território, que oferecem atendimento à favela mediante as demandas emergenciais da população, como, por exemplo, as enchentes. A organização reúne integrantes de coletivos, ONGs e instituições de diversas frentes de luta. O coletivo arrecada doações para atender a demandas por alimentos, remédios, renda, material de higiene pessoal, limpeza, entre outros itens e questões tão necessários para os moradores da favela de Manguinhos. Tudo é feito de forma bem independente, recebendo doações de pessoas físicas e a ajuda de iniciativas locais.

Frente Maré + Cozinha Solidária

A Frente de Mobilização da Maré fomenta ações de comunicação dentro da comunidade e viabiliza doações de produtos de higiene/limpeza e alimentos para serem distribuídos aos moradores, principalmente, durante o período de crise da Covid-19. Só em 2020, a ação atendeu a mais de 4.000 famílias, com mais de 8.000 cestas básicas recebidas, máscaras, álcool gel, kit higiene, alimentos orgânicos e outros.

Publicado em 05 de outubro de 2022. Atualizado em 14 de outubro de 2022.