Por Melissa Cannabrava e Teresa Santos

Festas populares de diferentes regiões do país continuam sendo muito bem representadas no terceiro dia do Festival de Cultura Popular Brasileira! O evento faz parte da programação cultural da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começou dia 18 e chega ao fim nesta sexta-feira (21/10) no campus Fiocruz Manguinhos. Além de teatro e música, algumas atividades ganharam recursos de tecnologia assistiva, fazendo a diferença para quem não ouve ou não vê, mas se emociona.

A primeira atração veio diretamente do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas... Ou melhor, do chamado "Mundo Invisível" até o palco da Tenda da Ciência! A gente está falando do espetáculo 'Zia: Missão do mundo invisível', que traz a história de Zia, uma menina do futuro que vive no espaço. A peça realizou sessões na Tenda da Ciência Virgínia Schall de 18 a 20 de outubro. No dia de ontem, o espetáculo contou com interpretação de libras e audiodescrição.

Na plateia, alunos da Escola Municipal Josué de Castro, localizada na Maré, tiveram a oportunidade de experimentar a AD com os fones de ouvidos disponíveis na Tenda. Professor de ciências, Paulo Gênesis fez o convite à turma. Ele contou à equipe do Núcleo de Mídias e Diálogo com o Público do Museu da Vida Fiocruz que nenhum dos jovens havia ido ao teatro antes, e que poucos conheciam o campus da Fiocruz, mesmo sendo tudo bem pertinho.

- Tive a ideia de trazer a turma para conhecer a Fiocruz num plano de ação da escola. Acho importante vir aqui, ainda mais no momento em que estamos passando, para falar sobre imunizações, soros e o meio microscópico, como infecções virais e bacterianas, explica.

As mulheres de Vem Quem Quer não podiam ficar de fora do Festival de Cultura Popular Brasileira. Com a peça 'Cidadela', a turma foi provocada a refletir sobre os papéis sociais impostos ao gênero feminino e sobre a importância das mulheres, seja na família, na educação, na arte, na ciência ou na política. A atividade também contou com recursos de tecnologia assistiva (audiodescrição e Libras).

Dança na Tenda e no Parque da Ciência

Depois de uma apresentação emocionante do Ballet Manguinhos no segundo dia de atividades, o braço cultural da SNCT 2022 ofereceu aos participantes mais um espetáculo de dança. O show 'Rio de Todos os Ritmos' foi uma produção idealizada por Bianca Gonzalez e Érico Rodrigo, da escola de dança Conexão Tijuca. A dupla criou o show especialmente para o Festival de Cultura Popular Brasileira do Museu da Vida Fiocruz, mas pretende levá-lo posteriormente para os palcos da vida.

"Foi um convite que abracei com muito prazer porque acho que a gente precisa enaltecer a cultura, a arte, a vida, a ciência, a educação no nosso país. É tudo que a gente mais precisa. Trouxemos o espetáculo para cá querendo contar um pouquinho da história das danças e passar um pouco da alegria de dançar para as pessoas, que acho que faz bem para o corpo e para a alma", comenta Bianca Gonzalez.

O grupo Roseira d'Água também trouxe danças populares ao Museu da Vida Fiocruz em uma pequena apresentação ao ar livre no Parque da Ciência. Eles mostraram um pouquinho do que vão mostrar no último dia da 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia na Fiocruz, quando encerram a programação do Festival de Cultura Popular Brasileira com oficinas, cortejos e um espetáculo. Ou seja, ainda hoje tem muito mais!

O Museu da Vida Fiocruz tem como patrocinadores máster Santander, Abbott e Enauta. A iniciativa também conta com o patrocínio da EDF Norte Fluminense, Supergásbras, Bayer, Dataprev, Technip FMC, White Martins, S&P Global, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e copatrocínio de Concremat e Fresenius.

Saiba mais sobre a SNCT 2022:

Museu da Vida Fiocruz promove 19ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Vídeo - Memórias SNCT: dois anos de encontros virtuais

Cerimônia de abertura da SNCT 2022, com a dra. Margareth Dalcolmo

Jongo é atração no primeiro dia do Festival de Cultura Popular Brasileira da SNCT 2022

Impressora 3D de medicamentos é destaque no primeiro dia da Feira de Ciências SNCT 2022

Segundo dia de visitação do público na SNCT coloca as pesquisas genéticas em pauta

Forró de mulheres marca 2º dia do Festival de Cultura Popular Brasileira

Fotos: João Laet

Publicado em 21 de outubro de 2022.