Ir para o conteúdo

Seminário, música, teatro... E ciência! O mês de novembro chega ao Museu da Vida Fiocruz com muitas atividades! Todas são gratuitas!

O museu está aberto de terça a sexta, das 9h às 16h. Para visitar, é necessário fazer agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (21) 3865-2128 (atendimento das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30).

Acompanhe nossos conteúdos também pelas redes sociais! Curta, comente e compartilhe! 

Instagram

YouTube

Facebook

Twitter

Portal Invivo

 

 

Atividades presenciais

 

Seminários

 

IV Seminário de Pesquisa e Prática em Museus 
Quando: 9 e 10 de novembro, das 9h às 16h
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz

Com o tema "Museus e territórios", o IV Seminário de Pesquisa e Prática em Museus discute uma concepção de território que vai além da formação do espaço físico, expressando também relações sociais, econômicas, políticas e culturais. O evento vai realizar mesas-redondas com educadores, museólogos e comunicadores, além de atividades culturais. Confira a programação completa.

 

 

Exposições

Vida e saúde: relações (in)visíveis
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

 

Rios em Movimento
Onde: Salão de Exposições Temporárias

'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.

 

 

Teatro e música

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: terças e quartas, 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência
Idade: a partir de 12 anos

Sinopse: Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.

 

Peça 'Cidadela'
Quando: quintas, 10h30 e 13h30*
Onde: Tenda da Ciência
Idade: a partir de 12 anos

Sinopse: Em Vem Quem Quer, as mulheres sabem das coisas: cuidar da cidade, semear, produzir remédios, escrever poemas. Mas só os homens são reconhecidos, muitas vezes, por feitos que são delas! No palco, as personagens Juçara Brio Forte e Justa Plena de Si parecem aceitar o silêncio feminino (será?), passado de geração a geração (até quando?!). Já a jovem e questionadora Nina Garota se mostra inconformada, e terá o apoio de Marina Lá Se Foi, ex-moradora da cidadela e grande incentivadora da semente da mudança. Só que essa história não tem uma heroína. Tem várias! Juntas, essas mulheres vão descobrir sua força e seu valor.  

* As sessões do dia 10 de novembro (10h30 e 13h30) contam com recursos de tecnologia assistiva (interpretação de libras e audiodescrição).

 

Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal
Quando: sextas, 10h30 e 13h30*
Onde: Tenda da Ciência
Idade: a partir de 8 anos

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!

* As sessões do dia 11 de novembro (10h30 e 13h30) contam com recursos de tecnologia assistiva (interpretação de libras e audiodescrição).

 

Música no Museu
Quando: 17 de novembro, às 12h30
Onde: Centro de Recepção

Mais informações em breve.

 

 

Atividades externas

Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.
Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

Sítio Arqueológico 
Onde: área externa do Parque da Ciência e CDHS 
Idade: a partir de 07 anos 

O Sítio Arqueológico apresenta os vestígios do Complexo de Incineração de Lixo Urbano em Manguinhos, que funcionou no local de 1917 a 1938. A discussão sobre o que é Arqueologia, sobre a ocupação de Manguinhos no início do século XX e seu complexo de incineração de lixo são apresentadas por meio de painéis, maquetes táteis, um totem interativo e a visualização de objetos achados no local, dispostos em uma vitrine. A discussão sobre a incineração de lixo e dos resíduos sólidos, ontem e hoje, também é abordada e colocada em contexto com a história da cidade do Rio de Janeiro. 
Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

Trilha Científica Oswaldo Cruz
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida
Idade: A partir de 10 anos

Nessa atividade, os visitantes percorrem uma pequena trilha que atravessa o Campus Manguinhos, com paradas em diversos pontos. Durante o passeio, são abordados diversos temas, como a história da instituição, espécies da vegetação e curiosidades sobre o campus. Realizada de forma lúdica e interativa, são utilizados diferentes recursos como: imagens, experimentos e até observação em lupa - tudo isso para estimular o espírito científico, permitindo assim um diálogo entre o público e os educadores.
Obs. 1: Grupos de idosos somente que tenham razoável mobilidade.  
Obs. 2: não há atividades em dias de chuva.
Obs. 3: a atividade será oferecida a depender da faixa etária do grupo visitante.

 

Visita pelo Conjunto Histórico da Fiocruz
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida
Idade: a partir dos 11 anos
Recomendações: Uso de calçados confortáveis.

Essa atividade educativa proporciona ao visitante do Museu da Vida uma oportunidade de conhecer a história da origem da instituição, ao se depararem com um conjunto de prédios históricos que abrigam duas exposições: 'Vida e Saúde: Relações (in)visíveis' (prédio da antiga Cavalariça) e 'Manguinhos Revelado: Um lugar de ciência' (prédio do antigo Pavilhão da Peste).

 

Atividade educativa: Ver de Perto
Onde: Área externa do Ciência em Cena 
Idade: 06 a 12 anos

Esta atividade tem como temática principal os insetos que são frequentemente vistos negativamente – ou simplesmente passam despercebidos – no dia a dia das pessoas. Seu objetivo é ampliar a percepção do público para a presença dos insetos em seu cotidiano e para grande diversidade do grupo. Propiciar espaço para reflexões acerca da importância desses seres para o ambiente e para a espécie humana. Busca também apresentar procedimentos e práticas relativos ao estudo dos insetos, incluindo elementos do trabalho de um entomólogo. 
Obs.: a atividade será oferecida a depender da faixa etária do grupo visitante.

 

Projeto Arte e Saúde - GEAEPI: Time da Saúde, Árvore da Saúde e Vamos Escovar os Dentes
Onde: Foyer 
Idade: 05 a 10 anos 

Atividades relacionadas a temática de Arte e Saúde de forma lúdica e interativa. Tem como objetivo propiciar ao público infantil vivências lúdicas e interativas sobre o cuidado com o seu próprio corpo e conceito ampliado de saúde. 
Obs.: a atividade será oferecida a depender da faixa etária do grupo visitante.

 

 

Museu da Vida Fiocruz por aí: atividades extra-muros

Exposição itinerante 'Pelos Caminhos do SUS' - Rio de Janeiro (RJ)
Quando: até 6 de novembro de 2022 (terça a sexta, 9h às 20h; sábados, domingos e feriados, 10h às 20h)
Onde: Casa da Ciência da UFRJ (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro/RJ)
Entrada gratuita
Visitação somente mediante agendamento aqui (escolas ou grupos acima de 10 pessoas)

Desmistificar, informar e apresentar os avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) sob uma perspectiva crítica. Essa é a proposta da exposição ‘Pelos Caminhos do SUS’, do Museu da Vida Fiocruz, que percorre a trajetória do sistema público de saúde de maneira lúdica. A mostra esboça um SUS ainda em construção e reúne painéis ilustrados, fotos e outros recursos de interação com o público, estruturados em quatro módulos: Organização do SUS; Participação Social; Financiamento e Educação; e Trabalho em Saúde. 

 

Ciência Móvel - Caxambu (MG)
Quando: de 30 de novembro a 3 de dezembro 
Onde: Ginásio Poliesportivo Jorge Curi (Av. Barão do Rio Branco, 2-470, Caxambu - MG)
Idade: livre
Entrada gratuita

Em novembro, o Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz estará em Caxambu (MG). Na programação, aparatos interativos que proporcionam o contato experimental e lúdico nos mais diversos campos da ciência. O evento, que acontece em parceria com a prefeitura municipal, é gratuito. Mais informações aqui.

 

Exposição Vias do Coração - Juiz de Fora (MG)
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h as 12h, tarde - 14h as 18h e noite - 19h as 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h as 21h, sábados - 14h as 17h e domingo - 9h as 12h)
Onde:  Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG)
Idade: livre
Entrada gratuita e somente com agendamento.

Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações pelos telefones: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914. 

 

Exposição Aedes: que mosquito é esse?
Quando: até 12 de dezembro. Visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 16h30. Para grupos com mais de cinco pessoas, é preciso fazer o agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Onde: Palácio Itaboraí - Fiocruz Petrópolis (R. Visc. de Itaboraí, 188 - Valparaíso, Petrópolis - RJ)
Idade: livre
Entrada gratuita

Dividida em módulos - ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’ -, a mostra conta com diversos recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito por meio de atividades lúdicas e interativas. “Aedes: que mosquito é esse?” é uma produção do Museu da Vida Fiocruz, com patrocínio da Sanofi. Esta mostra integra o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz.
Obs.: A visitação agendada é somente para grupos que ultrapassem o limite de seis pessoas e pode ser feita pelo site de serviços do Governo Federal.

 

 

Atividades On-line

 

Boletim Ciência & Sociedade
Quando: Primeira quinzena de novembro
Onde: Site 

Todo mês, uma nova seleção de conteúdos para deixar você por dentro do universo da divulgação científica!

 

Lançamento: e-book 'Aedesnovela: contando histórias com ImaginAção'
Quando: 21 de novembro
Onde: Site 

Informações em breve.

 

Série 'No Mundo dos Fungos'
Quando: Informações em breve
Onde: Portal Invivo

Uma série de artigos desvenda o mundo dos fungos de maneira divertida!

 

Foto: João Laet

Publicado em 31 de outubro de 2022. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça