Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Sábado, 19, foi o Dia Nacional de Combate à Dengue. E, para marcar a data (que, desde 2010, é celebrada no penúltimo sábado de novembro), o Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz acaba de lançar o livro digital ‘Aedesnovela: contando histórias com ImaginAção’.  O acesso é gratuito. 

 Fruto de um trabalho coletivo que envolveu público e organizado pelo grupo de trabalho Arte e Ciência, do Serviço de Itinerância, a campanha virtual “Aedesnovela: contando histórias com ImaginAção”, o livro homônimo apresenta produções artísticas inspiradas na exposição “Aedes: que mosquito é esse?”, do Museu da Vida Fiocruz.   

Realizada durante a pandemia da Covid-19, entre abril e maio de 2021, a campanha que deu origem ao livro aconteceu nas redes sociais da instituição e contou com a participação especial de professores, estudantes e público em geral, que puderam soltar a criatividade e explorar suas habilidades artísticas enquanto desenvolviam fotonovelas -  um texto narrativo que combina quadrinhos e fotografias - sobre o Aedes aegypti.  

 Todas essas produções compartilhadas em rede agora podem ser vistas também no livro digital recém-lançado.  Ao todo são 10 histórias temáticas, desenvolvidas pelo público e membros do Arte e Ciência. Destaque para a capa e contracapa, estampadas com as fotonovelas que alcançaram maior número de curtidas em nossas plataformas sociais, conforme estabelecido no Regulamento Geral da Campanha.  

 Com uma abordagem lúdica e instrutiva, a obra apresenta também textos que abordam questões importantes sobre o mosquito transmissor da febre amarela, dengue, zika e chikungunya. O trabalho tem como objetivo promover a reflexão, a construção de saberes e estimular medidas preventivas contra a proliferação do mosquito Aedes aegypti.   

‘Aedesnovela: contando histórias com ImaginAção’ é uma produção do Serviço de Itinerância e integra às ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas (Pronac 19/1226), aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC - Sociedade de Promoção da Casa de Oswaldo Cruz. Esta é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz e conta com o patrocínio das empresas: Bayer, IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Drogaria São Paulo e Drogarias Pacheco. 

 

Baixe aqui gratuitamente o livro ‘Aedesnovela: contando histórias com ImaginAção’. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça