Créditos: Luana Nunes / Museu da Vida Fiocruz

Que Oswaldo Cruz é patrono da Fiocruz, provavelmente, você já sabe. Mas você sabia também que ele já estampou diversas moedas brasileiras? Uma delas é esta moeda de 400 Réis, que faz parte do acervo museológico do Museu da Vida Fiocruz e é o assunto da série Objeto em Foco de hoje!

A moeda de 400 réis foi uma homenagem do governo brasileiro ao médico sanitarista Oswaldo Cruz. Ela foi produzida pela Casa da Moeda do Brasil, gravada pelos desenhistas Calmon Barreto e Walter Toledo, e circulou entre os anos de 1936 e 1938. Era comum os gravadores colocarem suas iniciais nas moedas para demarcarem sua autoria, mas esta prática foi abolida em 1945.

Ela foi feita com representações relacionadas ao cientista. Em seu anverso (frente), possuía a efígie e o nome de Oswaldo Cruz. Já em seu reverso (trás), possui uma lâmpada acesa, objeto que simboliza a enfermagem.

A homenagem foi parte de uma coleção de moedas chamada ‘Brasileiros Ilustres’ que circulou entre os anos de 1935-1939. Nela, estavam presentes as efígies de personalidades como o Almirante Tamandaré, o padre José de Anchieta, Duque de Caxias e o compositor Carlos Gomes.

A coleção foi produzida em um momento de exaltação nacionalista do governo Vargas, quando as políticas econômicas e socioculturais eram diretamente voltadas ao fortalecimento do Estado. Um exemplo dessa política centralizadora foi a transferência da administração e da produção do Instituto Oswaldo Cruz para o então Ministério da Educação e da Saúde Pública, retirando parte da autonomia do Instituto. Essa mudança aconteceu em 1937, data de início do Estado Novo.

Na área cultural, a iconografia, o rádio e a imprensa foram veículos importantíssimos para a tentativa da consolidação de um nacionalismo exacerbado no país. Assim, a coleção iniciada no ano de 1935 ganhou esse caráter nacionalista, homenageando figuras públicas como artistas, religiosos, oficiais e políticos. Nesse contexto, Oswaldo Cruz foi o único médico e cientista homenageado pela coleção ‘Brasileiros Ilustres’.

Verso da moeda de 400 Réis de 1936. Créditos: Luana Nunes / Museu da Vida Fiocruz

A homenagem mostrou como Oswaldo Cruz foi considerado um brasileiro de grande importância para a saúde pública e para o desenvolvimento da ciência no país. Pois, de fato, sua trajetória profissional se confunde com a própria história da saúde pública no Brasil, seja nas importantes campanhas para o combate de doenças como a febre amarela, varíola e peste bubônica, no início do século; seja em suas expedições para o interior do Brasil, como a que fez para Amazônia no combate as endemias rurais; ou na criação do Instituto Oswaldo Cruz.

Oswaldo Cruz recebeu outras homenagens por conta de sua trajetória profissional, como por exemplo, nas cédulas de Cz$50,00 (cinquenta cruzados) e de Cr$ 50.000,00 na década de 1980. Atualmente, tanto as moedas quanto as células de homenagem já não possuem valor prático para compra e venda, porém, ainda podem ser encontradas em sites de antiguidades devido ao seu valor simbólico.

Informações técnicas do objeto:

Materiais: metal
Dimensões: 2,7 cm
Fabricante: Casa da Moeda
Origem: Brasil
Data: 1936
Procedência: Instituto Oswaldo Cruz

Fontes:
BENCHIMOL, Jaime Larry. Manguinhos do sonho à vida: a ciência na Belle Époque. Rio de Janeiro. Casa de Oswaldo Cruz. 1990.

GOMES, Ângela de Castro; KORNIS, Mônica Almeida. Com a história no bolso: moeda e a República no Brasil. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL "O outro lado da moeda". (2001, Rio de Janeiro, RJ). Livro do Seminário Internacional. Rio de Janeiro: Museu Histórico Nacional, 2002. p.107-134.
CASA DA MOEDA DO BRASIL. Disponível aqui

Créditos:
Objeto em Foco é um produto de divulgação do acervo museológico sob a coordenação de Inês Santos Nogueira e Pedro Paulo Soares
Serviço de Museologia - Museu da Vida Fiocruz
ax