Ir para o conteúdo

 

Novembro chegou com muitas e muitas novidades aqui no Museu da Vida Fiocruz! Tem de tudo um pouco: além de diversos eventos, como o III Encontro do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia + 5º Seminário de Pesquisa e Prática em Museus do Nepam-MVF, teremos a reestreia da peça 'Cidadela' na Tenda da Ciência Virgínia Schall e uma mostra de arte produzida pelo Pró-Cultural, o nosso Programa de Iniciação à Produção Cultural!

Outra grande novidade é a volta do Fiocruz Pra Você, grande evento da Fundação Oswaldo Cruz que une vacinação e programação cultural - e é claro que o Museu da Vida Fiocruz não poderia ficar de fora dessa! Vamos realizar diversas atividades neste dia, que será cheio de emoção e muitas surpresas! Vamos divulgar todas as informações em breve, se liga, hein!

Para conhecer todos os nossos espaços, não tem estresse! É só visitar o Museu da Vida Fiocruz de terça a sexta, das 9h às 16h30, e aos sábados, das 10h às 16h. Quem quiser juntar uma galera e vir com um grupo com mais de dez pessoas, deve fazer o agendamento da visita aqui. Não há agendamento para os sábados

Importante: em dias de visitação de regular, algumas atividades são sujeitas à lotação. Por exemplo, se você quiser visitar o Castelo Mourisco e a exposição 'Aedes: Que Mosquito É esse?', precisa pegar uma senha para ser incluído em um dos grupos limitados que são recebidos no espaço em horários específicos (todas as informações estão aqui embaixo!) só pode ser visitado por grupos limitados de visitantes e mediante distribuição de senhas. Chegue cedo!

Faça o download do nosso app para melhorar sua experiência de visitação! O app está disponível para Android e iOS.

E se você fizer fotos lindas aqui no Museu, lembr-se de compartilhar nas redes sociais com as hashtags #museudavidafiocruz e #acienciadoseulado! Sua foto pode ser compartilhada nas nossas plataformas.

Confira a programação completa! Divirta-se!

 

 

Atenção!

Algumas atividades são limitadas, com distribuição de número reduzido de senhas, e sujeitas à lotação. Chegue cedo!

O Museu da Vida Fiocruz vai estar fechado ao público nos feriados do Dia de Finados (02 e 03/11), Proclamação da República (15/11) e Dia da Consciência Negra (20/11).

 

 

Atividades presenciais

 

Eventos

III Encontro do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia + 5º Seminário de Pesquisa e Prática em Museus do Nepam-MVF
Quando: 06/11, das 9h às 16h
Onde: Salão de Conferência do Centro de Documentação em História da Saúde (CDHS)
Idade: livre

Neste Encontro, será apresentada a trajetória do OMCC&T em seus 20 anos de criação, além de pesquisas recentes realizadas pelos parceiros, com temas sobre inclusão, gênero, acessibilidade e memórias, discutindo também perspectivas futuras. Evento presencial com transmissão ao vivo pelo canal do Museu da Vida Fiocruz no YouTube.

 

Contação de histórias com Ellen Grace - EXPERIMENTALISMO BRABO
Quando: 11 e 25/11, às 9h e às 10h30min (30 minutos)
Onde: Museu da Vida Fiocruz
Idade: Crianças a partir de 8 anos e adultos

No mês da consciência negra, Ellen Grace comanda uma divertida brincadeira cenopoética sobre cientistas, pesquisadores e profissionais da saúde negros brasileiros.

 

I Encontro de Palhaçaria, Ciência e Saúde do Museu da Vida Fiocruz
Quando:  13/11, a partir de 13h30min
Onde: Auditório do Museu da Vida Fiocruz

O evento é parte das atividades do Programa de Iniciação à Divulgação e Popularização da Ciência (PROPOP) e também faz parte das comemorações de 10 anos de atuação do Coletivo Experimentalismo Brabo, parceiro do MVF.
 

Fiocruz Pra Você
Quando: 18/11, das 8h às 17h
Onde: Diversos espaços
Idade: livre

Informações em breve.


Distribuição do cordel Castelo da Fiocruz com Leo Salo
Quando: 21, 23, 28 e 30/11 (20 minutos)
Onde: Castelo Mourisco

Declamação e distribuição gratuita do cordel "O Castelo da Fiocruz", escrito por Leo Salo, com orientação de Renato da Gama-Rosa Costa e revisão de Érica Loureiro.

Seminário de Saúde Indígena
Quando: 28, 29 e 30/11
Onde: diversos espaços

Informações em breve.

 

 

Encontro com Professores
Quando: 30/11, das 9h às 12h
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz

Inscrições pelo formulário deste link. Máximo de 42 participantes por encontro. 

 

 

Atividades externas

Visita ao Castelo da Fiocruz*
Quando: de terça a sexta, com saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h; sábados, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10
Onde: Castelo Mourisco (saída do Centro de Recepção)
Idade: livre

Joia da arquitetura eclética brasileira, o Castelo da Fiocruz é a principal edificação do núcleo histórico e arquitetônico de Manguinhos. Este senhor centenário é tombado como patrimônio histórico nacional! Ao visitá-lo, fatos, fotos e documentos históricos revelam curiosidades de sua construção. Neste espaço de visitação, o público também pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe.

* Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz.

 

Parque da Ciência e Pirâmide
Onde: em frente à Biblioteca de Manguinhos
Idade: a partir de 7 anos

O Parque da Ciência conta com uma grande área aberta, na qual estão espalhados vários equipamentos. As instalações do Parque estão organizadas em três temas principais que estão conectados: Energia, Comunicação e Organização da Vida. No ambiente Energia, o visitante tem contato com equipamentos que demonstram ou permitem observar as transformações de energia que a humanidade tem aprendido a controlar. Aparelhos como aquecedor solar, espelho parabólico e pilha humana criam oportunidades para a discussão sobre a origem da energia, eficiência energética, economia e o impacto das diferentes tecnologias de transformação e aproveitamento de energia. O espaço conta ainda com atrações como o Jardim dos Códigos – que conta a história da escrita e da matemática desde as pinturas de cavernas pré-históricas até a atualidade –, os Espelhos Sonoros e os Tubos Musicais proporcionam um ambiente interativo e divertido. A área da Organização da Vida inclui equipamentos interativos, painéis e modelos tridimensionais que mostram as relações entre os mundos macroscópico e microscópico. Alguns destaques são o modelo de célula animal gigante, que demonstra a organização da vida e permite discutir como a célula obtém e gasta energia e as esculturas que mostram como funciona a fala e a audição. Contém equipamentos acessíveis, como Pilha Humana, Espelhos Parabólicos, Praça Solar, Tubos Sonoros e Pedalando Ondas.

Obs.: não há atividades em dias de chuva.

 

 

Exposições

Covid-19: Olhares sobre o Isolamento Social
Quando: 21 a 24 de novembro (abertura em 21/11, às 14h)
Onde: Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz

A mostra de pintura foi contextualizada a partir do livro 'Descobertas com Bernardete Durante a Pandemia da Covid-19', de autoria de Beatriz Schwenck, com ilustrações de Wésley Combo, publicado pelo Museu da Vida Fiocruz. Os trabalhos e a mostra foram desenvolvidos e produzidos por alunos da turma 2023 do Programa de Iniciação à Produção Cultural do Museu da Vida Fiocruz. O Pró-Cultural é uma ação de educação não formal voltada para jovens estudantes do segundo e terceiro anos do Ensino Médio de escolas da rede pública dos territórios socialmente vulnerabilizados onde está inserida a Fiocruz.

 

Vida e saúde: relações (in)visíveis
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Prédio da Cavalariça

A exposição 'Vida e saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado.

 

Rios em Movimento
Quando: de terça a sexta, das 9h às 16h30, e sábados, das 10h às 16h
Onde: Salão de Exposições Temporárias

'Rios em Movimento' é uma expressão artística, científica e cultural dos rios brasileiros. Dividida em cinco módulos - Rio que dá vida, Vida e morte do Rio, Rios que sofrem e vidas que lutam, Rio que vira arte e Cada Rio, uma história -, a mostra fala do uso sustentável de recursos hídricos e reflete as falhas no modo de vida do ser humano que podem levar à morte dos rios. Para além dos problemas socioambientais, a exposição amplia o nosso olhar para outras nascentes, fontes inesgotáveis de significados culturais e religiosos. Entre poesias, pinturas, peças em cerâmica e outros elementos artísticos, faça uma expedição pelos rios do Norte, Nordeste e Sudeste do Brasil a partir de obras inspiradas nos saberes e culturas dessas regiões. São obras como as do artista plástico Rodrigo Andriàn, que transmitem beleza e mensagens de incentivo à preservação dos rios e do meio ambiente. A exposição conta com recursos de tecnologia assistiva.

 

Aedes: Que Mosquito É Esse?
Quando: de terça a sexta, com saídas às 9h, 10h30, 13h30 e 15h; sábados, com saídas às 10h10, 10h50, 11h30, 12h10, 13h50, 14h30 e 15h10*
Onde: Sala 308 do Castelo da Fiocruz / Museu da Vida Fiocruz (Endereço: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro)   
Idade: livre  

Em sua versão completa, a exposição 'Aedes: Que mosquito é esse?' aborda todo o universo do mosquito Aedes aegypti a partir de diversos recursos tecnológicos e visuais. Durante o passeio, o visitante poderá participar de diversas atividades interativas, entre elas, o “Quintal Interativo”. Um dos destaques da mostra é a escultura de mosquito fêmea, com mais de 2 metros de largura, do artista plástico Ricardo Fernandes. A peça reúne sensores de proximidade que, ao serem acionados pelo visitante, projetam informações em uma tela sobre a anatomia e outros detalhes do mosquito. Saiba mais aqui.

* Para visitar, é preciso retirar senha no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz. A distribuição de senhas para visita ao Castelo da Fiocruz acontece no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção.

 

Teatro

Peça 'É O Fim da Picada!'
Quando: terças e quartas, às 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos

Com bom humor e doses de improviso, cenas de diálogo com o público vão sendo costuradas para abordar temas relacionados à dengue, zika e chikungunya.

* Havendo qualquer eventualidade, as apresentações de 'É O Fim da Picada!' podem ser substituídas sem aviso prévio por apresentações do show de ciências 'Paracelso, O Fenomenal'.

 

Peça 'Cidadela'
Quando: quintas, 10h30 e 13h30*
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 12 anos

Em Vem Quem Quer, as mulheres sabem das coisas: cuidar da cidade, semear, produzir remédios, escrever poemas. Mas só os homens são reconhecidos, muitas vezes, por feitos que são delas! No palco, as personagens Juçara Brio Forte e Justa Plena de Si parecem aceitar o silêncio feminino (será?), passado de geração a geração (até quando?!). Já a jovem e questionadora Nina Garota se mostra inconformada, e terá o apoio de Marina Lá Se Foi, ex-moradora da cidadela e grande incentivadora da semente da mudança. Só que essa história não tem uma heroína. Tem várias! Juntas, essas mulheres vão descobrir sua força e seu valor.  

 

Show de ciências ‘Paracelso, O Fenomenal’
Quando: sextas, 10h30 e 13h30
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall
Idade: a partir de 8 anos

Vindos de não se sabe onde e viajando desde não se sabe quando, Paracelso e sua assistente Ununúltima sempre estão dispostos a apresentar para o público tudo o que descobriram e aprenderam em sua jornada. Minúcias, malícias e mistérios.... Ou seria simplesmente pura ciência? Com muito bom humor e certo charlatanismo, essa dupla um tanto excêntrica mostra várias experiências incríveis e promove um encontro único e altamente divertido. No palco, experiências de física e química são elaboradas e, em determinados momentos, integrantes da plateia precisam participar e ajudá-los!

 

 

Museu da Vida Fiocruz por aí: atividades extra-muros

Com exceção de 'Pasteur, O Cientista', todas as mostras integram o acervo de exposições itinerantes do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. Saiba mais aqui

 

Exposição 'Pasteur, O Cientista' (Rio de Janeiro - RJ)
Quando: terça a sexta, das 9h às 17h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h (até 03/12)
Onde: Galpão Fábrica de Espetáculos (Av. Rodrigues Alves, 323, Santo Cristo, Rio de Janeiro - RJ)

Concebida e realizada originalmente pela Universcience (órgão ligado ao Ministério da Cultura da França), a exposição 'Pasteur, O Cientista' celebra a vida e a obra do cientista francês Louis Pasteur. É uma realização do Ministério da Cultura, do Museu da Vida Fiocruz, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e do Ponto de Produção, com o apoio da Embaixada da França no Brasil e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. O patrocínio é do Magazine Luiza e da Sanofi. Saiba mais.

 

Exposição 'Pelos Caminhos do SUS' (Duque de Caxias - RJ)
Quando: De terça a sexta-feira, das 9h às 17h. O agendamento para grupos escolares deve ser feito através do contato (21) 2334-1574.
Onde: Museu Ciência e Vida (Rua Ailton da Costa, no bairro Jardim 25 de Agosto, s/nº, Duque de Caxias, RJ)
Idade livre
Entrada gratuito

Desmistificar, informar e apresentar os avanços e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) sob uma perspectiva crítica. Essa é a proposta da exposição ‘Pelos Caminhos do SUS’, do Museu da Vida Fiocruz, que percorre a trajetória do sistema público de saúde de maneira lúdica. A mostra esboça um SUS ainda em construção e reúne painéis ilustrados, fotos e outros recursos de interação com o público, estruturados em quatro módulos: Organização do SUS; Participação Social; Financiamento e Educação; e Trabalho em Saúde.

 

Exposição 'Biodiversidade e Saúde' (Limeira - SP)
Quando: de segunda a sexta, das 9h às 16h*  
Onde: Centro de Ciências e Cultura Prof. Osvaldo Roberto Leite / Prefeitura de Limeira - SP (R. Dr. José Botelho Veloso - Jardim Santa Cecilia, Limeira - SP)  
Idade: livre 
Entrada gratuita 

Composta por painéis e módulos interativos, a exposição convida o visitante a compreender a complexidade da vida em seus diferentes níveis de hierarquia e a saber mais sobre os seis biomas brasileiros: Amazônia, Cerrado, Caatinga, Pantanal, Mata Atlântica e Pampas. O visitante também pode refletir sobre a intervenção humana na natureza e na aceleração do processo de extinção de espécies.  Visitação somente com agendamento pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (19) 3444-7893.

 

Exposição 'Vias do Coração' (Juiz de Fora - MG) 
Quando: de terça a domingo (para escolas, visitação de terça a sexta, em três turnos: manhã - 8h as 12h, tarde - 14h às 18h e noite - 19h às 21h; para público em geral, visitação às quintas - 19h as 21h, sábados - 14h às 17h e domingo - 9h às 12h) 
Onde:  Centro de Ciências de Juiz de Fora (Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora – São Pedro, Juiz de Fora/MG) 
Idade: livre 
Entrada gratuita e somente com agendamento. 

Sinopse: Composta por jogos eletrônicos, painéis, vídeos, bancadas de microscópios e modelos anatômicos, a exposição ‘Vias do Coração’ aborda a anatomia e o funcionamento do coração, o sistema circulatório, os principais elementos constituintes do sangue e fatores de risco à saúde do coração, como hipertensão e diabetes. A mostra criada em 2008 integra o acervo expositivo do Serviço de Itinerância do Museu da Vida Fiocruz. A visitação ocorre somente com agendamento on-line, sendo eles: público geral ou escolas e grupos. Mais informações: (32) 2102-6913 / (32) 2102-6914.  

 

Exposição 'Aedes: que mosquito é esse?' - versão compacta (Eusébio - CE)
Quando: de segunda a sexta, de 8h30 às 16h (visitação para escolas e grupos somente com agendamento pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Onde: Sala de exposição da Fiocruz Ceará (R. São José, S/N - Precabura, Eusébio - CE) 
Idade: livre 
Entrada gratuita 

Dividida nos módulos ‘Dengue’; ‘Zika’; ‘Chikungunya’; ‘Os vírus - por dentro dos vírus’ e ‘Um mosquito doméstico – o zumzumzum da questão’, a mostra conta com diversos recursos tecnológicos e aborda diferentes aspectos do mosquito por meio de atividades lúdicas e interativas. 

 

Foto: Jefferson Mendonça

Publicado em 01 de novembro de 2023.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça