Por Melissa Cannabrava

No último dia 6 de novembro, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), unidade técnico-científica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) promoveu o III Encontro do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia (OMCC&T) e o 5º Seminário de Pesquisa e Prática em Museus do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação em Museus (Nepam). O evento, que aconteceu no Salão de Conferência Luiz Fernando Ferreira, localizado no Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), no campus da Fiocruz em Manguinhos, no Rio de Janeiro, foi marcado por uma série de palestras e debates inspiradores sobre a divulgação da ciência e sua inclusão em espaços educacionais museais.

Marcos Soares (coordenador do NEPAN), Marcos José (diretor da COC) e Ana Carolina Gonzalez (chefe do MVF). Foto: Melissa Cannabrava/Museu da Vida Fiocruz

O III Encontro do OMCC&T comemorou as duas décadas de trabalho deste observatório que tem se dedicado a produzir e compartilhar conhecimentos e saberes sobre a divulgação da ciência em espaços de educação museal. O evento foi aberto ao público, sem a necessidade de inscrição prévia, e ofereceu a opção de participação presencial ou online, garantindo a acessibilidade a um amplo público. A transmissão ao vivo foi realizada pelo YouTube do Museu da Vida Fiocruz e incluiu tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e tradução simultânea durante a conferência de abertura, que foi realizada online.

O evento teve início com uma recepção calorosa às 9h, seguida de uma emocionante mesa de abertura. Marcos José Pinheiro, diretor da Casa de Oswaldo Cruz; Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida Fiocruz; e Marcus Soares, coordenador do Núcleo de Estudos de Público e Avaliação/Nepam, deram as boas-vindas aos participantes, enfatizando a importância da divulgação da ciência em nossas vidas cotidianas.

A conferência de abertura, que  também ocorreu online, destacou-se pela presença de conferencistas de renome internacional, Sylvia Girel e Gloria Romanello, representando o Observatoire des Publics et des Pratiques de la Culture – Sciences et Société, Aix-Marseille. Elas proporcionaram uma visão rica sobre estudos de audiência e práticas culturais, enfatizando a importância de aliar padrões científicos à competência profissional na divulgação da ciência.

Um dos momentos marcantes da conferência foi dada à pesquisadora Gloria Romanello para apresentar um estudo de público sobre o Museu de História de Marselha, situado no coração de um centro comercial. Esse estudo mostrou como a ciência pode chegar a lugares inusitados e envolver públicos diversos, provando que a divulgação da ciência não tem fronteiras.

A conferência foi seguida por um debate enriquecedor com a participação de presentes e online, mediado por Denise Studart e Marcus Soares do Nepam, Museu da Vida Fiocruz. O evento deu continuidade com um painel que celebrou os "20 Anos do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia," contando com palestrantes como Luciana Sepúlveda Köptcke (Fiocruz Brasília), Sibele Cazelli (Museu de Astronomia e Ciências Afins - Mast), Adriana Mortara Almeida (Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais / ECI-UFMG), e Sonia Mano (Nepam, MVF).

As discussões ao longo do dia abordaram não apenas a história e a evolução do OMCC&T, mas também perspectivas futuras e desafios na promoção da divulgação científica e da acessibilidade em espaços de educação museal.

Após um merecido almoço, a tarde foi reservada para uma mesa redonda que explorou "Pesquisas recentes do OMCC&T: Série histórica, Memórias, Gênero e Acessibilidade." Os palestrantes, incluindo Sérgio Damico (Núcleo de Estudos de Público e Avaliação do Museu da Vida Fiocruz), Monica Dahmouche (Fundação CECIERJ - Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro), Aline Rocha (Museu da Geodiversidade / UFRJ), e Andrea Costa (Museu Nacional/UFRJ e Escola de Museologia/UNIRIO), apresentaram suas pesquisas e metodologias, destacando como esses estudos são fundamentais para aprimorar a divulgação da ciência.

Mais uma vez, o debate foi promovido, mediado por Vanessa Guimarães do Nepam, Museu da Vida Fiocruz, proporcionando um espaço para reflexões profundas e a troca de ideias.

O evento encerrou-se com a sensação de missão cumprida, proporcionando um dia de aprendizado, reflexão e inspiração para todos os envolvidos. O III Encontro do Observatório de Museus e Centros de Ciência e Tecnologia mostrou-se um marco na promoção da divulgação da ciência em espaços educacionais museais e reforçou o compromisso da Fiocruz em tornar a ciência acessível a todos.

Para aqueles que não puderam participar, o conteúdo do evento está disponível para visualização no canal do Museu da Vida Fiocruz no YouTube, garantindo que a riqueza das discussões continue a inspirar e informar aqueles interessados na divulgação da ciência e na inclusão de públicos diversos em espaços educacionais museais.

Assista o conteúdo:
Mesa Redonda: 20 Anos do OMCC&T, Conferência e Abertura
Painel: Pesquisas do OMCC&T - Série histórica, Memórias, Gênero e Acessibilidade

Publicado em 7 de novembro de 2023.