" Ir para o conteúdo

Por Teresa Santos

Crédito: Marcus Duarte

Tem comemoração pintando na área! No dia 24 de maio (sábado), o Museu da Vida Fiocruz celebrará seus 26 anos em grande estilo. Um dia inteiro de festa com muita ciência, cultura e diversão. A programação conta com várias atrações, entre elas, oficinas educativas, teatro, exposição, música, apresentações de MCs e até distribuição gratuita de pipoca, picolé e algodão doce! A entrada também é gratuita e as atividades acontecem das 10h às 16h, com abertura dos portões às 9h30. 

Segundo Ana Carolina Gonzalez, chefe do Museu da Vida Fiocruz, a programação conta com todas as atividades educativas que o Museu sempre oferece e ainda com muitas novidades.  O trenzinho da Ciência já é uma presença confirmada. “Vamos nos reunir e festejar a existência desse Museu que há 26 anos se orgulha por ser esse espaço onde os mais variados públicos se encontram com a ciência, a cultura e a saúde em seu conceito ampliado. Vida eterna ao Museu da Vida Fiocruz!", destaca.

Oficinas de Compostagem e Plantas Medicinais e mais
Reciclagem de sobras de frutas e legumes? Teremos por aqui! O processo chamado de compostagem é uma forma sustentável de tratar resíduos orgânicos e um dos destaques da programação do aniversário do Museu. Confira mais detalhes na Oficina de Compostagem do dia 24 de maio.

Outra atração educativa que vai conectar o público com a natureza é a Oficina de Plantas Medicinais. A atividade será uma oportunidade para nos conectar com o conhecimento ancestral e com os saberes populares que são transmitidos de geração em geração.

O sábado será ainda dia de criar na Oficina de Pipas do Museu! Também será dia de ouvir várias histórias inspiradoras na Contação de Histórias.

A festa terá ainda sessões de teatro da peça ‘É o Fim da Picada!’. A esquete aborda de forma lúdica e divertida doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. As risadas são garantidas!

Música para todas as idades!
Teremos muita música ao longo do dia. Pela manhã, o ‘Bailinho da Fuzarca’ vai animar bebês, crianças e todas as famílias com brincadeiras e um repertório musical que passeia pelo universo infantil e MPB.

A tarde começa com outra atração empolgante! Na 'Batalha do conhecimento', quatro Mc's vão se enfrentar em uma disputa leve e repleta de conhecimento e talento. E o público poderá interagir, escolhendo temas para os duelos e até travando batalhas com os artistas!

A última apresentação musical do dia será com o Música na Calçada, banda que é fruto de oficinas musicais desenvolvidas no Espaço Casa Viva/RedeCCAP, em Manguinhos.

Exposição, Encontro de pintores e mais
O aniversário do Museu terá mais duas atrações extras. Uma delas é o ‘Urban Sketchers Rio’, um encontro global de artistas e entusiastas do desenho de observação, que será realizado na Praça Pasteur.  Também teremos o ‘MIIM – Museu da Imagem Itinerante das Imagens da Maré’, que ficará em exposição no Centro de Recepção do Museu.

Quem passar pelo campus, poderá ainda conferir todas as demais atividades Museu! O Castelo Mourisco estará aberto à visitação, assim como a exposição ‘Vida e Saúde: relações (in)visíveis’, no prédio da Cavalariça. O Trenzinho da Ciência, o Borboletário, o Parque da Ciência e a Pirâmide completam a festa!

O ‘Museu Tá On! 26 anos de ciência e diversão no Museu da Vida Fiocruz’ é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz, da Fundação Oswaldo Cruz, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com gestão cultural da Associação Amigos do Museu da Vida Fiocruz e apoio institucional da Fundação de Apoio à Fiocruz - Fiotec. Conta ainda com patrocínio das empresas Merck, Abbott e White Martins, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. 

 Confira abaixo a programação completa da nossa festa.
 
‘Museu Tá On! 26 anos de ciência e diversão no Museu da Vida Fiocruz’: programação completa

Atividades educativas

Oficina de Compostagem
Quando: das 10h às 11h
Onde: Sala de vídeo do Centro de Recepção

Venha descobrir como restos de algumas frutas e legumes podem virar adubo natural. Na oficina de Compostagem, vamos mergulhar no processo de decomposição desses alimentos, conhecendo mais sobre os microrganismos envolvidos no processo e como essa prática sustentável pode ajudar a reduzir o desperdício de alimentos e fertilizar o solo de forma natural.
 
Oficina de pipas
Quando: das 10h às 16h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
 
Instrutores vão ensinar as crianças a confeccionar pipas e sensibilizá-las a soltar pipa corretamente, evitando acidentes. Está prevista também a distribuição de pipas já prontas.

Contação de história + troca-troca de livros
Quando: das 10h às 12h30 
Onde: Anfiteatro do Centro de Recepção
Idade recomendada: a partir de 5 anos

Atividade de contação de histórias sobre importantes personagens que se destacaram na cultura, na ciência e nas artes. Também haverá troca-troca de livros.

Bancada de Pasteur*
Quando: às 10h e às 15h
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)
Idade recomendada: a partir de 8 anos

Coloque a mão na massa para explorar os fenômenos mais fascinantes da ciência! De reações ácido-base a misturas surpreendentes, cada atividade é uma oportunidade para aprender de forma divertida e interativa.

*A quantidade de participantes da atividade é limitada a 20 pessoas por sessão (senhas na entrada da Pirâmide até 10 min. antes da atividade).

Câmara Escura*
Quando: às 10h e às 15h
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)
Idade recomendada: livre

Uma viagem ao interior do olho humano... descubra o que é e como funciona uma câmara escura enquanto discute como nosso sentido da visão funciona. 

*A quantidade de participantes da atividade é limitada a 20 pessoas por sessão (senhas na entrada da Pirâmide até 10 min. antes da atividade).

Celfie*
Quando: às 10h30 e às 13h30 
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)
Idade recomendada: a partir de 10 anos

Seja um cientista e aprenda habilidades básicas de biotecnologia para ver mais de perto do que nossos corpos são feitos e aproveite para tirar uma selfie com suas células.

*A quantidade de participantes da atividade é limitada a 20 pessoas por sessão (senhas na entrada da Pirâmide até 10 min. antes da atividade).

Oficina de Plantas medicinais
Quando: das 11h às 12h e das 14 às 15h
Onde: Sala de vídeo do Centro de Recepção

As plantas tradicionais têm sido utilizadas por diversas sociedades ao longo da história, seja para alimentação, cura, rituais, construção e vestuário. Povos indígenas, comunidades quilombolas e agricultores familiares, por exemplo, possuem conhecimentos ancestrais sobre o uso dessas plantas, transmitidos de geração em geração. Conectar raízes por meio das plantas tradicionais significa reconhecer e respeitar o conhecimento ancestral, preservar a biodiversidade, e buscar formas mais sustentáveis de interação com a natureza. Incentivando um olhar mais cuidadoso para os saberes populares e a riqueza natural ao nosso redor.

Oficina de Circuitos elétricos
Quando: às 11h e às 14h30
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência) 
Idade recomendada: a partir de 04 anos 

Quer saber como a eletricidade faz seu celular e outros equipamentos funcionarem? Participe da nossa atividade educativa e explore os segredos da corrente elétrica: como ela se move, como liga dispositivos e quais os princípios por trás do funcionamento de aparelhos do dia a dia.

*Atenção: esta oficina usa objetos pequenos que podem ser engolidos por crianças de 0 a 3 anos. Recomendamos que os responsáveis supervisionem as crianças durante a atividade. 

*A quantidade de participantes da atividade é limitada a 10 crianças acompanhadas por sessão (senhas na entrada da Pirâmide até 10 min. antes da atividade).

Há vida na Gota d’água?* 
Quando: às 11h30 e às 14h30
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)
Idade recomendada: a partir de 10 anos

Através de um microscópio, o visitante será convidado a refletir sobre a importância da qualidade da água para o consumo humano e conhecerá uma parcela do mundo microscópico em uma gota d’água. 

*A quantidade de participantes da atividade é limitada a 20 pessoas por sessão (senhas na entrada da Pirâmide até 10 min. antes da atividade).

Jogos em libras
Quando: às 11h30 e às 15h30
Onde: Pirâmide (área interna do Parque da Ciência)
Idade recomendada: a partir de 05 anos

Você já pensou em aprender libras enquanto se diverte? Venha aprender mais participando da nossa oficina

Atividades musicais

Bailinho da Fuzarca
Quando: das 10h30 às 12h
Onde: Parque da Ciência
Idade recomendada: livre
 
O “Bailinho da Fuzarca” é um evento direcionado para bebês e crianças, mas pensado para contemplar toda a família, misturando brincadeiras, contações de histórias, além de músicas infantis, MPB e marchinhas de Carnaval tocadas ao vivo! 

Música na Calçada
Quando: das 14h30 às 16h
Onde: Anfiteatro do Centro de Recepção
Idade recomendada: livre
 
O Grupo Música na Calçada é resultado das oficinas musicais que vêm sendo desenvolvidas no Espaço Casa Viva/RedeCCAP, desde 2004, em Manguinhos. Através da pesquisa sobre a tradição da música comprometida com as lutas populares, o projeto constrói um espaço de vivência, troca, prática de conjunto e formação política, pautada pelo enraizamento local, a produção de conhecimento, arte, cultura e identidade dos territórios periféricos e a luta por direitos. Por ser um grupo oriundo e residente do Espaço Casa Viva, e ao mesmo tempo ter o potencial de circular por outros espaços, tanto dentro quanto fora de Manguinhos, o Grupo Música na Calçada tem um papel de “embaixador” do projeto político pedagógico desenvolvido na Escola de Música de Manguinhos e no Espaço Casa Viva como um todo. A ideia é fortalecer as redes, aprofundar possibilidades de integração e, através dos laços criados, intensificar a construção cotidiana, responsável e consciente de um legado, capaz de fortalecer tanto os sentidos de enraizamento no território, quanto a articulação junto a outras iniciativas afins.  

Teatro

Peça 'É O Fim da Picada!' 
Quando: sessões às 11h e às 13h30 
Onde: Tenda da Ciência Virgínia Schall 
Idade: a partir de 12 anos 

O humor é a principal estratégia desta esquete para sensibilizar o público sobre a prevenção de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. 
 

Visitas e passeios
 
Castelo Mourisco* 
Quando: das 10h às 16h
Onde: Castelo Mourisco 
Idade: livre 

O Castelo Mourisco está localizado na parte mais alta da Fiocruz, na praça Pasteur, as visitas ocorrem nas varandas até o terceiro andar. O público pode contemplar a arquitetura em estilo neomourisco, a beleza dos azulejos portugueses e os mosaicos inspirados em tapeçaria árabe, bem como visitar a sala da biblioteca de obras raras e ainda conhecer a história da revolta da vacina, aspectos da reforma urbana e sanitária na época de Oswaldo Cruz.  

*Visitação mediada. Distribuição de senhas no início do turno da manhã (10h) e no início do turno da tarde (12h), por ordem de chegada. Público limitado a 45 espectadores por grupo. Só é permitida a entrada mediante identificação prévia no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz. 
 
Borboletário* 
Quando: das 10h às 16h
Onde: Borboletário
Idade recomendada: a partir de 5 anos 
Localizado próximo à Tenda da Ciência Virgínia Schall, o espaço do Borboletário é ornamentado por plantas e habitado, no momento, por três espécies de borboletas: ponto-de-laranja (Anteos menippe) e borboleta-brancão (Ascia monuste) e julia (Dryas iulia). Durante a visita, o público mergulha no universo das borboletas e descobre detalhes sobre seu ciclo de vida, hábitos alimentares, o segredo por trás de suas variadas cores, táticas e estratégias de sobrevivência, entre outros fatos adoráveis!  
*A atividade poderá ser suspensa em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio.  
 
Trenzinho da Ciência*  
Quando: das 10h20 às 15h10. Senhas limitadas e distribuídas no Centro de Recepção.  
Onde: Centro de Recepção (saída)  
Idade recomendada: livre  
 
Que tal conhecer os espaços do Museu da Vida Fiocruz e do campus da Fiocruz Manguinhos de um jeito diferente? Viva uma experiência inesquecível a bordo do Trenzinho da Ciência. O novo trenzinho elétrico do Museu está voltando a circular regularmente na Fiocruz. Informações sobre roteiro estão disponíveis no Centro de Recepção. Sujeito à lotação. 

 *Público prioritário:  

*Público preferencial: Pessoas com deficiência – é permitido um acompanhante, pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, pessoas com 80 anos mais terão prioridade sobre outros idosos (Lei n°13.466/2017), crianças de até seis anos acompanhadas de até dois responsáveis e gestantes e lactantes. 

*A atividade poderá ser suspensa em caso de chuva ou em dias de NC4 (nível de calor 4), conforme classificação divulgada pela Prefeitura do Rio.   

Exposições

Exposição Vida e Saúde: relações (in)visíveis 
Quando: das 10h às 16h 
Onde: Prédio da Cavalariça 
Idade: livre 
A exposição 'Vida e Saúde: relações (in)visíveis' apresenta o tema da saúde em sua complexidade, com 14 módulos que convidam o público a conhecer o conceito de saúde em suas diferentes escalas, da microbiologia à saúde como fenômeno social. A iniciativa marca ainda a reabertura do prédio da Cavalariça, que acaba de ser restaurado. 
 
MIIM – Museu da Imagem Itinerante das Imagens da Maré
Quando: das 10h00 às 16h00 
Onde: Centro de recepção
Museu MIIM: um Acervo Histórico-Poético das Imagens da Maré

Um museu dentro de uma caixa de sapatos? Sim! O MIIM (Museu da Imagem Itinerante da Maré) é um museu que opera dentro de uma caixa de papelão, do tamanho de uma caixa de sapatos, criado pelo fotógrafo e sociólogo Francisco Valdean. Conheça esse espaço cultural portátil que traz detalhes da história e da cultura do Complexo da Maré (RJ).

USK Rio - Encontro de pintores
Quando: das 10h às 13h
Onde: Praça Pasteur e a lateral do Castelo
Idade recomendada: livre
 
O USK Rio é o braço carioca de uma organização mundial sem fins lucrativos, que acredita no poder do desenho de observação para ocupar e documentar a cidade.
O projeto valoriza a paisagem urbana e já realizou mais de 170 encontros espalhados por todo o Rio, sempre escolhendo lugares cheios de história. E, dessa vez, o Encontro de pintores acontece no aniversário do Museu da Vida Fiocruz!


Serviço:  

'O Museu Tá On! 26 anos de ciência e diversão no Museu da Vida Fiocruz'
Quando: 24 de maio, das 10h às 16h, com abertura dos portões às 9h30 
Onde: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ 
Entrada gratuita e livre. Não é necessário agendamento. 
Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Publicado em 08 de maio de 2025.

 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

 
conheça