" Ir para o conteúdo

O mês de setembro será marcado por uma série de atividades inclusivas no Centro de Recepção do Museu da Vida Fiocruz, com o objetivo de promover a acessibilidade e o respeito à diversidade. A programação começa em 2 de setembro, às 12h, com a apresentação de Vanderson Pereira, músico cego com trajetória reconhecida nos palcos cariocas.

Nos dias seguintes, o público poderá visitar estandes informativos sobre o sistema Braille (03/09), tecnologia assistiva para pessoas com deficiência visual (04/09), e sobre a baixa visão (05/09). Em 06/09, às 10h, as crianças participarão da oficina lúdica de audiodescrição “Brincando de Descrever”.

A programação segue com oficinas de Braille (10/09), Libras e cultura surda (13/09), e a inauguração da exposição acessível “Tatuando Sentidos – Flores em Tela”, que o público confere a partir de 15/09. A mostra apresenta obras táteis e recursos em Braille, Libras e audiodescrição.

Em 16/09, a artista Moira Braga apresenta a performance “O Que Você Vê?” A artista explora dramaturgias do gesto, o mover sonoro e palavras que constroem movimento.

Haverá ainda as atividades sobre neurodiversidade (18/09) e estratégias comunicacionais para pessoas autistas não verbais (20/09). Na primeira, as educadoras Emanoela, Fernanda e Sophia apresentam recursos para regulação sensorial e um jogo de cartas que relaciona termos usuais referentes ao autismo e suas definições. O objetivo é proporcionar o diálogo sobre neurodiversidade e inclusão com o público.

A programação se encerra com a oficina “Enxergando diferente”. A atividade visa estimular vivências sobre baixa visão (24/09) e uma apresentação musical da dupla Gabriel e Lucas em 27/09, às 12h, com repertório autoral e sucessos da música popular brasileira.

Serviço
Evento: Setembro Inclusivo
Local: Centro de Recepção
Data: 02 a 30 de setembro de 2025
Horários variam conforme a atividade (ver programação)
Entrada: Grátis
Mais informações: https://museudavida.fiocruz.br/
 
 

Programação:

Abertura
Quando: 02/09, às 12h
Onde: Centro de Recepção
Idade recomendada: livre

Apresentação de Vanderson com Voz e teclado. Vanderson Pereira é pianista, tecladista e músico cego, com trajetória marcada pela versatilidade e presença nos palcos de grandes teatros do Rio de Janeiro.

 

Estande Informativo Braille
Quando: 03/09, às 12h
Onde: Centro de Recepção
Idade recomendada: livre

Nessa atividade as Educadoras Eduarda e Ana Beatriz estarão em um estande montado no Centro de Recepção com o objetivo de apresentar o sistema de leitura e escrita Braille ao público visitante.

 

Estande Informativo Deficiência visual e recursos de tecnologia assistiva
Quando: 04/09, às 12h
Onde: Centro de Recepção
Idade recomendada: livre

Nessa atividade o educador Felipe Monteiro irá compartilhar sua experiência no que se refere a acessos, apresentando recursos como materiais em Braille, pisos táteis, caneta Pentop, e a maquete tátil que estarão em exposição no stand. A atividade visa proporcionar a discussão e reflexão sobre a acessibilidade em museus e demais equipamentos culturais.

 

Estande Enxergando diferente: a baixa visão no cotidiano
Quando: 05/09, às 12h 
Onde: Centro de Recepção
Idade recomendada: livre

A atividade proposta pela educadora Ana Beatriz busca sensibilizar e informar o público visitante sobre a baixa visão, suas causas, características, desafios e recursos de acessibilidade, promovendo empatia, respeito e inclusão social.

 

Brincando de Descrever: Oficina de Audiodescrição para Crianças
Quando: 06/09 (sábado), às 10h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade recomendada: livre

A oficina tem como proposta introduzir, de forma lúdica e interativa, os princípios da audiodescrição para o público infantil. Por meio de uma atividade em grupo com objetos surpresa, as crianças serão estimuladas a usar a linguagem descritiva como ferramenta de imaginação, inclusão e comunicação.

 

Oficina de Braille
Quando: 10/09, às 10h
Local: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade recomendada: livre

Nessa atividade, além de serem apresentados à história do sistema Braille, os visitantes terão a oportunidade de experenciar a leitura e escrita Braille utilizando reglete e punção.

 

Estande Informativo Libras e Cultura Surda

Quando: 12/09, às 12h
Onde: Centro de Recepção
Idade recomendada: livre

Nessa atividade, o educador Paulo Andrade, irá expor seus trabalhos realizados na Língua Brasileira de Sinais, além de interagir com o público visitante, destacando a importância da inclusão, transmitindo conhecimentos a respeito da comunicação em Libras e esclarecendo dúvidas.

 

Oficina Libras e Cultura surda
Quando: 13/09, às 10h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade recomendada: livre
Esta atividade propõe indagar o público participante acerca da seguinte reflexão crítica sobre os aspectos sociolinguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), existe uma padronização na sinalização em libras no Brasil? Por exemplo o sinal de Mamãe é o mesmo? Sobre identidade surda questionar sobre o conhecimento a cerca dessa identidade, quantas são e quais são? Serão abordadas as diferentes formas de variação na Libras sejam regionais, etárias, sociais e históricas.

 

Intervenção artística – Performance
Quando: 16/09, às 12h
Onde: Centro de Recepção
Idade recomendada: livre

O QUE VOCÊ VÊ? Uma pergunta, uma provocação, um convite. Nesta performance, Moira Braga explora dramaturgias do gesto, o mover sonoro e palavras que constroem movimento. A performance nasceu como uma proposta de intervenção em ambientes artísticos, como teatros e centros culturais e já foi apresentada em diversos lugares no Rio de Janeiro desde 2017. Uma das características deste trabalho são as camadas que o transforma e renova a cada apresentação, trazendo o ineditismo para a cena que nunca é a mesma pois permite adaptações e releituras de acordo com os espaços.

 

Estande Informativo Neurodiversidade
Quando: 18/09, às 12h
Onde: Centro de Recepção
Idade recomendada: livre

Nessa atividade, as educadoras Emanuela, Fernanda e Sophia apresentarão recursos utilizados para regulação sensorial e um jogo de cartas que relaciona termos usuais referentes ao autismo e suas definições como forma de dialogarem sobre neurodiversidade e inclusão público visitante.

 

Exposição acessível: “Tatuando Sentidos – Flores em Tela”
Quando: 19/09-30/09, das 10h às 16h
Onde: Casa de Chá
Idade recomendada: livre

A exposição busca promover contemplação, interação e inclusão, aproximando a arte de todos os públicos de forma sensorial e acessível. Tatuar sentidos está presente em desenhos feitos para tatuagens, bordado com linha preta de diversas espessuras em tela de pintura branca, inspirados no Guia botânico de Niterói (2019), na flora brasileira, incluindo e aproximando todos os espectadores ao reconhecimento e busca sobre a flora local e suas funcionalidades no meio ambiente de forma sensorial e acessível. Toda a exposição conta com obras táteis, textos com audiodescrição, Braille e Libras.

 

Oficina Estratégias da Imagética como Baluarte Comunicacional com Pessoas Autistas não Verbais e Surdos Autistas
Quando: 20/09, às 10h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Horário: 10h

A oficina ministrada pela educadora Emanoela propõe uma abordagem inclusiva, sensível e prática, incentivando profissionais, familiares, educadores e acompanhantes terapêuticos a desenvolverem ferramentas visuais que ampliem as possibilidades de interação, expressão de desejos, sentimentos e compreensão. Ampliando condições de previsibilidade agregada a rotina e socialização de autistas, utilizando ferramentas através de treinamento por tentativa discreta, que fortaleça a autonomia comunicacional da vida diária.

 

Oficina Enxergando diferente: conhecendo a baixa visão
Quando: 20/09, às 10h
Onde: Sala de Vídeo do Centro de Recepção
Idade recomendada: livre

Essa atividade irá proporcionar vivências sensoriais que simulem diferentes tipos de perda visual, favorecendo a empatia, além de demonstrar recursos de acessibilidade tecnológica e arquitetônica para pessoas com baixa visão.

 

Apresentação Musical
Quando: 27/09, às 12h
Onde: Centro de Recepção

A dupla Gabriel e Lucas fará uma apresentação musical especial no dia 27 de Setembro. O repertório escolhido transita entre músicas autorais e sucessos da música popular brasileira, com potencial de emocionar o público em um espetáculo sensível, para cima e repleto de significado.

 

Publicado em 26 de agosto de 2025.

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

 
conheça