Ir para o conteúdo

Por Renata Bohrer

 

Que tal colorir o universo com suas cores preferidas? Esta é a proposta da coleção “Colorir o Universo em 88 Constelações”. Feito sob medida para o público do Museu da Vida, o livro de colorir une arte e ciência e conecta crianças e adultos em uma aventura pelo mundo da imaginação e da descoberta.

Nesta coleção, vamos conhecer as 88 constelações a partir das suas famílias astronômicas. Organizadas de acordo com os vínculos reconhecidos entre os grupos estelares, as famílias astronômicas compreendem as constelações que apresentam similaridades históricas, científicas e/ou culturais. E, para começar, vamos visitar esta que é, talvez, a mais popular da esfera celeste. Ao folhear as páginas, veja ilustrações de pessoas, objetos e animais mitológicos que integram as constelações da família zodiacal: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes.  


É brincando que se aprende…

Aos olhos mais atentos, as ilustrações do caderno de colorir podem revelar muito mais do que aparentam. Divertida e desafiadora, a publicação propõe uma verdadeira caça aos tesouros por diferentes regiões do Cosmos. 

Nos desenhos, é possível observar pontos em tons acinzentados. Esses pontos, que variam de tamanho, posição e quantidade, representam estrelas que compõem parte das constelações. 

Você sabia que as estrelas podem ter cores diferentes? Na tabela da Família Astronômica Zodiacal, conheça as cores das estrelas mais brilhantes de cada constelação.  

Faça, também, uma exploração espacial por conta própria e complete as ilustrações com suas descobertas astronômicas! O desafio aqui é montar o asterismo - ou seja, conjunto de estrelas que, ligadas por linhas imaginárias, formam um padrão associado a algum animal, humano ou objeto - das constelações. Para auxiliar na sua busca, observe no caderno de colorir imagens computadorizadas das constelações mitológicas zodiacais e avance nas pesquisas com o software Stellarium.   

A coleção “Colorir o Universo em 88 Constelações" integra as ações do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com a Gestão Cultural da SPCOC. É uma realização do Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, e conta com patrocínio das empresas BAYER, Grupo DPSP,  Drogarias Pacheco, IBM, 3M e EDF Norte Fluminense.

 
Baixe aqui o livro Colorir o Universo em 88 Constelações.

A seguir, acesse diretamente os pôsteres para colorir:

Constelação de ÁriesConstelação de TouroConstelação de GêmeosConstelação de CâncerConstelação de LeãoConstelação de VirgemConstelação de LibraConstelação de EscorpiãoConstelação de OfiúcoConstelação de SagitárioConstelação de CapricórnioConstelação de Aquário e Constelação de Peixes.

Além das 13 constelações zodiacais, divirta-se com a imagem extra da publicação. Dê cor ao nosso astronauta pintor  e, também, artista responsável pelos desenhos apresentados na coleção, Caio Baldi. 

 

Publicado em 12 de outubro de 2021. 

Link para o site Invivo
link para o site do explorador mirim
link para o site brasiliana

Funcionamento:  de terça a sexta, das 9h às 16h30; sábados, das 10h às 16h.

Fiocruz: Av. Brasil, 4365, Manguinhos, Rio de Janeiro. CEP: 21040-900

Contato: museudavida@fiocruz.br | (21) 3865-2128

Assessoria de imprensa: divulgacao@fiocruz.br

Copyright © Museu da vida | Casa de Oswaldo Cruz | Fiocruz

conheça