Por Renata Bohrer

Reencontros, ciência e muita diversão! Foram quatro dias bastante movimentados para todos os presentes no evento do Ciência Móvel do Museu da Vida Fiocruz, realizado no Parque Municipal Juiz de Fora (MG) de 31 de agosto a 3 de setembro. A ação, que marcou o retorno do projeto às estradas, contou com uma vasta programação e reuniu mais de 1.500 visitantes em parceria com a prefeitura municipal .

De um lado para o outro, o que se via era uma conexão simples e dinâmica entre o público e as ciências dos módulos temáticos do museu itinerante. No Parque, os visitantes puderam ver o mundo de ponta-cabeça com o Girotec e nos mínimos detalhes com a bancada da microscopia. Os participantes também conferiram de pertinho as caixas entomológicas, viajar para o interior do corpo humano a partir de modelos anatômicos, explorar a exposição 'Dinossauros Brasileiros', aprender com o Jogo das Vacinas e muito mais!

Sob o comando das coordenadoras de viagem do Ciência Móvel, Fernanda Gondra e Laís Viana, com o suporte da equipe técnica e mediadores de diferentes campos do conhecimento, a passagem do Caminhão da Ciência marcou um momento especial. Este foi o retorno das viagens do Ciência Móvel depois de mais de dois anos longe das estradas desde o início da pandemia de Covid-19 no Brasil, em março de 2020.

Veja aqui como solicitar uma visita do Ciência Móvel para a sua cidade

Ciência Móvel, do projeto Arte e Ciência sobre Rodas, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura), é um espaço interativo de descoberta, reflexão e encantamento que visa contribuir para o fortalecimento da educação em artes, ciências e saúde em sua missão de inclusão sociocultural. Esta é uma iniciativa do Museu da Vida Fiocruz/Casa de Oswaldo Cruz e conta com o patrocínio das empresas: Bayer, IBM, 3M, EDF Norte Fluminense, Grupo DPSP e Drogarias Pacheco.

Veja o álbum completo da viagem no Facebook e no Instagram do Museu da Vida Fiocruz!

Créditos: Acervo Ciência Móvel / Museu da Vida Fiocruz
Publicado em 06 de setembro de 2022.